3 regras a ter em conta na criação de logotipos

Está a pensar em renovar a imagem da sua empresa? Ou talvez em apostar numa primeira identidade forte e chamativa? Fique a conhecer quais são as características fundamentais de um bom logotipo e o porquê de recorrer à ajuda de profissionais para o desenhar. A criação de logotipos é um processo que acarreta um estudo abrangente da área de mercado, a experimentação de diferentes versões e a aplicação do logotipo a vários suportes de estacionário, tendo em conta as suas variações estilísticas. E claro, tudo isto tem de ter em conta a visão do cliente. Curioso para conhecer as regras básicas da criação de logotipos? Vamos lá!

 

Imagine que está em processo de construção ou renovação da sua empresa: já tratou de toda a burocracia e agora pretende dirigir a atenção para a imagem gráfica do seu projeto. Sim, referimo-nos ao logotipo: a construção gráfica que será a cara da empresa e o primeiro impacto que os seus clientes terão com ela. No que toca a cores, formas, tipografia, composição e outros elementos gráficos, pode deixar esse trabalho nas mãos dos profissionais! Mas quando se trata do lado comercial da identidade da sua marca, retenha as regras básicas de uma boa criação de logotipos, para que a solução lhe agrade em termos estilísticos e comerciais.

1. A criação de logotipos pressupõe processos de experimentação

Fazer com que o seu logotipo se destaque dentro do nicho de mercado em que opera poderá ser uma tarefa exigente, já que para isso ele precisa de ser pensado, desenhado mas, sobretudo, experimentado. A produção de um logótipo por parte de um designer gráfico requer tentativa e experimentação de várias soluções que possam ir de encontro ao que a empresa necessita e ao gosto do cliente. O trabalho por parte de um profissional competente fará com que o seu logotipo vá de encontro aos valores-chave a que se compromete, tornando-o, sobretudo, diferente da panóplia de logotipos “pret-a-porter” que estão hoje em dia disponíveis no mercado e que em pouco diferem uns dos outros.

2. A criação de logotipos deve refletir a identidade da empresa

Ter um bom logotipo é um requisito fundamental para a sua empresa ganhar visibilidade no mercado, uma vez que está a criar uma identidade exclusiva. Uma idealização gráfica atrativa e equilibrada, aliada a uma boa seleção de cores, acompanhada por tipografia e iconografia coerentes com o propósito comercial da empresa produzem uma composição visual que terá resultados positivos. A criação de logotipos pressupõe que a mensagem visual seja direta, imediata e identificativa da área de mercado em que atua, além do seu posicionamento e da linguagem para com os clientes.

Se deseja alcançar uma maior notoriedade, a sua empresa necessita de ter um logotipo eficaz que fique gravado na memória dos consumidores: uma imagem que transmita uma mensagem simples e direta sobre o seu produto e modo de atuação e que implemente fortes alicerces para a projeção do seu negócio. Lembre-se que menos é mais!

3. A criação de logotipos deve manter o mesmo estilo em todos os materiais

Branding não é apenas um logotipo: são também todas as aplicações do mesmo em diversos suportes, tais como material de escritório em estacionário, camisas, camisolas, stickers, embalagens, transportes, entre outros. Há muito por onde escolher e por isso mesmo, é importante utilizar a imagem criada de uma forma transversal a todos os materiais para que haja coesão na apresentação da sua marca. Depois de uma identidade gráfica criada, toda a produção digital e física em volta da sua marca deverá, então, seguir o mesmo estilo gráfico que o seu logotipo: as mesmas cores, tipografia, iconografia, e, claro, o uso do próprio logotipo nas suas várias versões (horizontal / vertical / a cores / a preto e branco / a branco). A aplicação mais comum deste cenário é a criação de um estacionário da empresa: documentos, formulários, envelopes e outro material de escritório.

Além disto, a comunicação digital da sua empresa no website e redes sociais deve, naturalmente, possuir um estilo gráfico coerente inspirado no seu logotipo. Esta estratégia de Marketing Digital atribuirá notoriedade ao seu negócio, uma vez que irá transparecer organização e coerência na produção dos seus conteúdos.

A Sanzza reúne uma equipa de criativos capazes de projetarem aquilo que sempre desejou para a imagem da sua empresa, para que esta se destaque dos seus concorrentes. Conheça os nossos serviços de criação de logotipos para marcas de sucesso!