5 Dicas para escrever conteúdos de qualidade para o seu site

Entre as preocupações com o layout e com uma boa experiência de navegação para o utilizador, muitas vezes esquece-se de escrever conteúdos de qualidade para o seu site, não é verdade? Porém, um pequeno desleixo nos seus textos pode prejudicar toda uma estratégia de Marketing Digital e… “adeus, leads, até mais ver!”. Não facilite!

 

Há muito que o marketing de conteúdo se tem imposto como uma das melhores estratégias de Marketing Digital para escrever conteúdos de qualidade para o seu site. Você é que talvez tenha andado distraído… Mas não esmoreça porque está muito a tempo de usar as técnicas do content marketing para conquistar leads e aumentar conversões, com custos relativamente baixos e resultados altíssimos!

Marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing que tem por objetivo a criação e distribuição de conteúdo na Internet, de forma a atrair, educar e fomentar uma relação com um público especifico, e ao mesmo tempo agradar aos algoritmos dos motores de busca, como o Google, que no fundo são quem define se um conteúdo é ou não relevante e o coloca (ou não) nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

E agora que compreendeu o conceito de Content Marketing, está autorizado a passar diretamente às nossas dicas para escrever conteúdos para sites de qualidade e assim aumentar a percentagem de leads, fidelizar mais clientes, conquistar novos negócios e potenciar as vendas. Boa sorte!

Leia também o nosso artigo “Vantagens de um blog: ofereça conteúdos relevantes em troca de clientes”.


Determine o tema, objetivos e palavras-chave de cada conteúdo


A primeira dica para escrever conteúdos de qualidade para o seu site parece óbvia, mas muitas vezes, por não lhe ser atribuída a devida importância, acaba por prejudicar o seu trabalho de Marketing de Conteúdo. Nesse sentido – e antes de mais – comece por definir o tema de cada texto, pensando não só na sua oferta, mas também nas necessidades do seu público-alvo que seguramente quer receber informações úteis e pertinentes.

De seguida, identifique os objetivos de cada texto, porque sem metas, não alcança resultados, certo? Mas com objetivos certeiros consegue um bom direcionamento e o seu conteúdo pode difundir e melhorar a imagem da sua marca, gerar mais leads, melhorar o tráfego orgânico do site e conquistar mais clientes.

Por fim, escolha criteriosamente a palavra-chave ou keyword principal e as palavras-chave secundárias para cada texto, pois é através dessa palavra ou expressão que o seu potencial cliente vai encontrar o seu conteúdo na Internet, em resultados de pesquisa. Nesse sentido, as palavras-chaves devem estar diretamente relacionadas com o seu produto ou serviço ou com a missão, valores e outras características da sua empresa.

Exemplo: A Sanzza escolheu como palavra-chave principal deste texto a expressão “escrever conteúdos de qualidade para o seu site” porque quer atrair pessoas interessadas em fazer um bom Marketing de Conteúdo para as suas empresas.


Escreva de forma simples, clara e explicativa

 

Depois de definidos os temas, objetivos e palavras-chave dos seus textos, pode começar a escrever, mas faça-o de uma forma simples, clara e explicativa, expondo os seus melhores argumentos de modo a informar primeiro e vender depois, sim? Lembre-se sempre que o Marketing de Conteúdo tem por objetivo atrair o interesse de um público-alvo, entregar-lhe conteúdos que colmatem as suas “dores” para criar uma relação de confiança duradoura e não para fechar vendas no imediato.

Exemplo: A Sanzza está a escrever 5 dicas muito concretas de forma objetiva para que o caro leitor as possa implementar com facilidade. Além disso, para lhe melhorar a leitura, está a usar pontos de forma a separar os blocos de texto e ainda call-to-actions ou chamadas para a ação para lhe facilitar a vida caso perceba que precisa de contratar serviços de copywritting ou ler mais sobre este assunto.

Destaque o seu negócio e envolva os seus clientes com conteúdos de qualidade.

Para mais informações sobre produção de conteúdos para web, clique aqui!


Defina a sua buyer persona

 

E por falar em público-alvo, outra dica valiosa para escrever conteúdos de qualidade para o seu site é definir bem a sua buyer persona (ou cliente ideal): perceba quais são os seus desejos, aspirações, necessidades e interesses para poder escrever conteúdos relevantes e cativantes para esse grupo de prospects  Quanto melhor conhecer a sua persona, maiores são as hipóteses de conseguir conversões: transformando simples leads em clientes!

Exemplo: A Sanzza sabe que a sua persona é empreendedora, gere uma empresa, tem objetivos de Marketing Digital definidos, mas precisa da ajuda de uma agência de Marketing Digital profissional para os concretizar.


Não ponha as estratégias SEO acima do conteúdo


Já aqui lhe falámos da necessidade de utilizar estratégias SEO (Search Engine Optimization) na otimização dos conteúdos do seu site com a utilização de palavras-chave, mas agora é tempo de o advertir para o seguinte: não abuse do SEO! Ficar bem posicionado nos resultados do Google é excelente, sim, mas a sua prioridade é o leitor, o visitante do seu site. E é para ele que deve escrever, não para o Google.

Exemplo: Neste artigo a Sanzza poderia ter repetido a palavra-chave “escrever conteúdos de qualidade para o seu site” mais vezes, e até acrescentar um leque infinito de palavras secundárias como “produção de conteúdos para web”, “conteúdos relevantes”, “conteúdos para sites” e por aí fora… mas preferiu não o aborrecer nem interromper o seu ritmo de leitura com repetições.


Monitorize os resultados, sempre!

 

E por fim, o seu Marketing de Conteúdo deve medir sempre os resultados de cada texto de forma a obter o número e tipo de visitantes diários e/ou visualizações de determinado artigo de modo a acompanhar, controlar e avaliar de forma periódica as informações sobre os conteúdos. Informações fornecidas por diversas ferramentas de monitorização, para perceber se atingiu ou não os objetivos definidos.

Exemplo: A Sanzza acredita que vai atingir os seus objetivos de Marketing de Conteúdo com a publicação deste texto no seu blog, mas acabou de o distribuir e ainda não tem resultados… Ficam para uma análise num próximo conteúdo, combinado? 

Contacte-nos se precisar de ajuda para escrever os conteúdos do seu site.

Criamos artigos relevantes e interessantes para cativar a atenção dos seus clientes!