Consultas online vieram para ficar… e o seu site tem de acompanhar a tendência!

De grupos de apoio COVID-19 no Facebook à prescrição e envio de receitas médicas por SMS, passando por troca de mensagens por WhatsApp e terminando em consultas por videoconferência no site médico… não há como negar que a pandemia alterou os hábitos dos portugueses em relação à sua saúde e bem-estar. E um desses hábitos – que ao que tudo indica veio para ficar – é precisamente a procura por ajuda médica profissional à distância, por questões de segurança e comodidade. 

Tanto o sistema de saúde público como o privado, tiveram de se adequar rapidamente às novas necessidades e exigências dos pacientes e transitar para o Marketing Digital através de um site médico profissional, com mais recursos. É que se antes da pandemia, os portugueses já faziam pesquisas na Internet antes de marcarem as suas consultas médicas, neste momento, as pesquisas aumentaram e a tendência para marcarem e fazerem as suas consultas online também! 
Por isso, todos os serviços de saúde sentiram e continuam a sentir necessidade de implementar nos seus sites as ferramentas fundamentais para garantir as atividades dos serviços, independentemente da especialidade, número de médicos ou tamanho do consultório/hospital.
E, na verdade, só a melhoria dos sites médicos e de outras plataformas digitais permite oferecer a hipótese de marcar e usufruir de consultas online ou consultas por videoconferência, através de sofisticados recursos para os médicos atenderem, orientarem, prescreverem receitas e fazerem o encaminhamento para exames remotamente, ajudando inclusive a aliviar o Sistema Nacional de Saúde. 

Um site médico simples e intuitivo não chega!

É bom ter um site médico simples e intuitivo para orientar os seus pacientes, mas infelizmente isso não chega para atrair novos clientes nos dias que correm! Também é preciso que o seu site médico seja responsivo e, por isso, com conteúdos adaptáveis a todos os tamanhos de ecrã que os utilizadores possam estar a usar para aceder à Internet. É que… tendo em conta que atualmente há mais acessos à Internet via smartphone do que desktop, você não vai querer perder potenciais pacientes que pesquisam pelos seus serviços através dos telefones, só porque o seu site não tem uma boa legibilidade em ecrãs menores, não é verdade? 
Mas ainda assim, a simplicidade e boa experiência de utilização, independentemente do equipamento que se está a usar, não é suficiente num período pós-pandemia. E, por esse motivo, está na hora de reformular o seu site médico, delegando na sua agência de Marketing Digital um levantamento de necessidades para posicionar de forma estratégica a sua clínica ou consultório: com um design apelativo em concordância com a imagem institucional, fotos ilustrativas de qualidade, informações objetivas sobre a equipa, currículos dos médicos, histórico da empresa, instalações, serviços disponíveis, especialidades, tratamentos, acordos com seguradoras, formas de pagamento, depoimentos de clientes satisfeitos, casos de sucesso, consultas online, etc. 
E, para que cada vez mais utilizadores tenham conhecimento de que está a dar consultas online no seu consultório ou clínica, é bem provável que o seu parceiro de Marketing Digital proponha uma otimização SEO de conteúdos para motores de busca, de modo a posicionar as páginas do seu site médico nos primeiros locais dos resultados de pesquisa do Google e assim chegar a cada vez mais potenciais pacientes!

Um site médico com consultas online é o que está a dar!

Além de todos os recursos e funcionalidades que já enumerámos como “obrigatórias” nos dias de hoje para ganhar mais visibilidade e reputação na Internet, agora também é fundamental, em qualquer site médico ou site para clínicas, apostar na segurança dos pacientes (principalmente pacientes incluídos em grupos de risco), médicos e pessoal auxiliar, oferecendo a possibilidade de marcar e fazer uma consulta online (desde que seja viável, naturalmente) através de uma plataforma ágil e capaz de complementar o seu consultório médico físico com um consultório médico digital.
Uma plataforma segura que garanta a criptografia de dados pessoais dos pacientes (conforme Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), bem como o armazenamento privado das informações trocadas. É por isso que na hora de renovar o seu site médico, deve procurar por uma agência de Marketing Digital capaz de lhe aconselhar a melhor plataforma para teleconsultas: aquela que lhe vai garantir um armazenamento seguro das informações enviadas por pacientes e médicos! Mas também aquela que lhe vai garantir a ética, eficiência e inovação ao nível de consultas na sua clínica ou consultório médico, transformando o seu site numa verdadeira plataforma de Marketing Digital, capaz de sustentar o seu negócio na Internet e fomentar o aumento de consultas online e offline. 

Nutricionistas, dietistas, psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, médicos de clínica geral e de tantas outras especialidades estão, desde o Estado de Emergência, a dar consultas por videoconferência ou por chamadas telefónicas para desocupar as urgências dos hospitais e para continuar a garantir a saúde dos seus pacientes, sem riscos acrescidos. Tudo porque ainda se nota nos portugueses um receio generalizado de se deslocarem a clínicas médicas e hospitais e desmarcarem ou adiarem a marcação de consultas de rotina ou consultas não urgentes.
E a solução – que também o seu site médico vai adotar! – tem passado por um processo muito simples: o paciente acede à Internet, entra no site médico que pretende à hora da consulta, aguarda na sala de espera virtual até receber instruções para entrar, ver o seu médico do lado de lá do ecrã e por fim… falar das suas dores!

Aqui, na agência de Marketing Digital Sanzza, diagnosticamos o estado atual do seu site médico e elaboramos um plano de melhoria com um serviço completo de alojamento, domínio, arquitetura do site, design, produção de conteúdos, otimização SEO, gestão de redes sociais… e muito mais! 

Peça-nos uma proposta sem compromisso!

Notícias Recentes

Archives

Categories