A World Wide Web comemora 30 anos

A Internet celebra hoje 30 anos de existência. Nasceu em 1989 pela mão de cientistas e investigadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) com o objetivo de partilhar informações de forma mais rápida. Hoje em dia, é usada para muito mais que isso: é o maior meio de comunicação mundial, segundo o qual as sociedades se regem.

Já imaginou viver num mundo sem Internet? Como acha que seria a sua vida se a World Wibe Web nunca tivesse existido? Poderá ser difícil imaginar este cenário, especialmente sem a existência das redes sociais, que assumem atualmente um papel importante nas nossas rotinas diárias e até na nossa vida social em detrimento do contacto direto para muitos utilizadores. Talvez seja interessante colocar estas questões, cada vez mais se fala na circulação das fake news, na criação de perfis falsos nas redes sociais, no ciberbullying, no roubo de dados pessoais e nos processos judiciais despoletados pelas descobertas dos hackers. A verdade é que a Internet não veio apenas facilitar a comunicação e a troca de informações entre os indivíduos: tem também transformado o mundo num lugar mais complexo e, por vezes, menos harmonioso.

O mundo é agora um lugar digital: podemos falar com pessoas no outro lado do globo, trocar correspondência em tempo real, criar o nosso próprio negócio na hora e ainda ter acesso à informação de forma instantânea, algo que há uns anos era impossível. Atualmente, quase ninguém vive sem Internet.

O nascimento da Internet

Tudo começou na mente do cientista Tim Berners-Lee que aos 33 anos, assumia as funções de engenheiro de software no CERN. Na altura, apresentou como proposta ao seu superior uma forma de melhorar a comunicação e a partilha de informações entre os cientistas e investigadores do centro. Apesar de inicialmente o chefe de Berners-Lee ter considerado a ideia vaga, o projeto foi aprovado e os seus trabalhos começaram em 1991. Este contributo de Berners-Lee veio lançar um novo paradigma, simplificando o acesso à informação e à comunicação, possibilitando, desde o início, novas abordagens laborais.

A propósito do 30º aniversário, o criador da World Wide Web aproveitou para traçar um ponto de situação sobre a sua criação, escrevendo uma carta, onde afirma:  “Hoje, (…) metade do mundo está online. É o momento para celebrar o que já conseguimos, mas também uma oportunidade para refletir até onde temos de chegar.” Berners-Lee aponta também as benesses geradas pela sua plataforma: “A Word Wide Web tornou-se num fórum público, numa clínica, shopping, escritório, escola, banco e muito mais”, sublinhando que deve ser “imperativo tornar a Internet e a Web acessível para todos”. O pai da Internet destaca, assim, o papel relevante que desempenhou na promoção da facilidade de comunicação, lançando novos desafios para o futuro e para a evolução no mundo digital.

A Google não deixou passar a data em branco

O maior motor de busca existente na Internet não podia deixar de festejar este marco histórico. Para isso, lançou um doodle comemorativo, além de uma contextualização histórica sobre este dia, onde termina com uma frase de Jeff Jaffe, CEO do World Wibe Web Consortium: “ A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo”.

Parabéns World Wibe Web!