O algoritmo do Instagram funciona de forma objetiva e permite que uma empresa o use a seu favor, através de estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo! Não é uma tarefa simples, porque primeiro tem de compreender diversos critérios de ranqueamento que identificam e priorizam o que entendem como conteúdo mais valioso. Além do mais, não tem outra alternativa para se destacar da concorrência nesta rede social e atrair seguidores senão perceber como e por que é que o algoritmo sobe o alcance de alguns perfis em detrimento de outros.
O algoritmo do Instagram funciona da seguinte forma: primeiro estabelece uma série de critérios de ranqueamento das páginas e depois determina diferentes pesos para cada um deles de forma a apresentar aos utilizadores determinados posts em detrimento de outros e sempre com o objetivo de permitir que cada pessoa encontre o que mais lhe interessa em primeiro lugar!
Se a explicação anterior lhe soube a pouco e agora pretende saber como funciona o algoritmo do Instagram na prática, é preciso conhecer os principais critérios de ranqueamento do Instagram:
Em primeiro lugar, o algoritmo do Instagram destaca posts consoante os interesses dos utilizadores para os manter mais tempo na plataforma. Como é que o algoritmo consegue avaliar os interesses? Através dos comportamentos na rede. Por exemplo, se uma pessoa se interessa por fotos e vídeos sobre desporto, o algoritmo dá prioridade a esse tema no seu feed. Claro que dito assim parece simples, mas na verdade é um processo complexo assente em tecnologias que até reconhecem conteúdos de imagens em posts, entre outros recursos de programação.
Em segundo lugar, o algoritmo do Instagram destaca posts mais recentes atendendo ao critério da novidade para manter os utilizadores atualizados. No entanto, tenha atenção porque se o conteúdo mais recente não gerar interações, perde posições para conteúdo com alguns dias de vida e é por isso que a cronologia do feed e das stories não é linear e que o feed cronológico tem dado lugar ao feed de relevância ou interesse.
Em terceiro lugar, o algoritmo do Instagram destaca posts de pessoas ou negócios com os quais os utilizadores se tenham relacionado ultimamente, priorizando a interação.
Além destes três critérios de ranqueamento do Instagram, existem outros argumentos que também influenciam o algoritmo, nomeadamente:
O algoritmo tem em conta a frequência com que se usa a rede e isso significa que quem usa com frequência, recebe constantemente sugestões atualizadas de posts e quem usa pontualmente, recebe conteúdos mais antigos, embora de maior interesse.
O algoritmo também considera os perfis que cada utilizador segue, ou seja, se forem poucas pessoas (e poucas empresas), recebe grande parte do conteúdo publicado, mas se forem muitas pessoas (e muitas empresas), recebe menos conteúdos e dificilmente consegue ver tudo.
Leia também o nosso artigo “10 Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram”.
Se o algoritmo do Instagram responde a uma série de critérios na hora de decidir o que mostrar aos utilizadores, ótimo! Isso permite-lhe usar várias estratégias de Marketing de Conteúdo para torná-lo num aliado da sua empresa. Parece-lhe boa ideia, mas não sabe por onde começar? Leia as nossas dicas!
Há tantas formas de utilizar o algoritmo do Instagram a favor da sua empresa, mas você não tem tempo nem recursos para as implementar? Que não seja por isso! Contacte a Sanzza para ver os seus conteúdos no topo do feed!
© 2024 Sanzza Creative Agency.
Todos os direitos reservados
CONTACTOS
Tlm: +351 968 104 404
(chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: sanzza@sanzza.com
MORADA
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, 20,
4º andar DQ - Edifício D. Nuno
4450-291 Matosinhos – Portugal
Tlm: +351 226 169 164
Tlm: +351 968 104 404
E-mail: sanzza@sanzza.com
Política de Privacidade | © 2021 Sanzza Creative Agency. Todos os direitos reservados
Preencha o formulário e o nosso consultor vai entrar em contacto consigo.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.