Atração de clientes para negócios B2B: o que mudou com o Marketing Digital?

atração clientes b2b

Se não sabe responder a esta pergunta é porque mantém as mesmas metodologias de vendas: aquelas que há décadas atrás resultaram na atração de clientes para negócios B2B, mas que hoje deviam ser substituídas. As reuniões, os telefonemas, os emails invasivos e até os contactos porta-a-porta podem continuar a ser importantes, sim, mas já não são fundamentais para melhorar a rentabilidade do seu negócio. Nos tempos que correm ou fecha as portas… ou abre-as à revolução digital!

 

Atração de clientes para negócios B2B: o que mudou com o Marketing Digital?

Quase tudo! Agora, para melhorar a atração de clientes para negócios B2B tem de implementar estratégias digitais que levem em linha de conta os seus ciclos de vendas longos e complexos e os seus valores de produto ou serviço mais elevados. E tem também de melhorar a notoriedade e reputação na área de atuação e mostrar um diferencial competitivo que o ajude a conquistar e ganhar a confiança dos seus clientes na Internet.

O Marketing Digital permite responder aos interesses dos novos clientes B2B

Sim, o cliente B2B já não é o que era. As novas tecnologias vieram alterar o seu comportamento ao longo de todo o funil de vendas, nomeadamente a forma como consome conteúdo, como interage com os parceiros de negócio e como toma as suas decisões de compra. Por isso, tenha em consideração que hoje em dia qualquer cliente B2B prescinde das convencionais equipas comerciais, já que prefere usar a Internet para procurar e obter informação sobre produtos e serviços. Portanto, se a sua empresa B2B não aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google, com informação relevante, não vai conseguir atrair utilizadores nem gerar e quantificar leads!

O que fazer? Inbound Marketing na atração de clientes para negócios B2B!

O Inbound Marketing tem por objetivo a atração de um público, e fá-lo através de várias estratégias que têm em comum o conteúdo relevante: seja um vídeo no site institucional, um post no Facebook um texto no blog… o que importa é que o conteúdo tenha valor e resolva o “problema” do utilizador. Dessa forma ele fica mais propício a comprar à sua empresa B2B porque a vê como uma autoridade na matéria.

O Marketing Digital permite acompanhar os leads em todas as fases do funil de vendas

Se até agora tem redobrado esforços comerciais junto de clientes que se encontram na última fase do funil de vendas (preparados para adjudicar!), com o Marketing Digital vai perceber que para aumentar as vendas tem de se focar também, e de igual forma, nas leads que estão nas outras fases. Repare que é logo no início do funil de vendas que o Marketing Digital vai atrair mais leads, e que é no meio do funil de vendas, que as consegue manter, com um acompanhamento estreito e personalizado ao longo da jornada de compra, mostrando ao potencial cliente que encontrou a melhor solução para resolver a sua necessidade. Desta forma, consegue passar leads altamente qualificadas à equipa de vendas, que terá nas suas mãos mais hipóteses para fechar negócios. E atenção que para fomentar a atração de clientes para negócios B2B, os seus departamentos de vendas e marketing têm de estar alinhados para que o contato com a lead seja assertivo e bem-sucedido!

O que fazer? Marketing de Conteúdo na atração de clientes para negócios B2B!

Com Marketing de Conteúdo consegue oferecer conteúdo relevante para todas as fases do funil de vendas, de modo a atrair prospects e a reter clientes. Nesse sentido, um blog é uma ferramenta que pode ajudar a trazer bons resultados para empresas B2B, já que permite a publicação consistente de artigos relevantes, que apesar de não fazerem publicidade direta ao seu produto ou serviço (ou precisamente por isso), captam a atenção dos utilizadores e fidelizam leitores. Aproveite ainda para otimizar todos os seus conteúdos com estratégias SEO para motores de busca. O chamado Search Engine Optimization é um método que identifica as melhores palavras-chave na atração de clientes para negócios B2B, conseguindo assim posicionar as suas páginas web no topo dos resultados de pesquisa do Google. O site e o blog são fundamentais, mas as redes sociais também podem veicular conteúdos relevantes que lhe tragam mais likes, comentários e partilhas. O YouTube, em particular, por merecer as preferências dos utilizadores da Internet (que adoram vídeos) é um excelente canal para divulgar a sua empresa, por exemplo com a publicação de vídeos que expliquem como funciona a sua solução e quais os benefícios que pode trazer a clientes B2B.

O Marketing Digital permite encetar e manter relações sólidas com os clientes

Além de ajudar a sua empresa a atrair mais clientes, o Marketing Digital fideliza os que já conquistou porque constrói relações sólidas com os clientes ao longo do tempo, passando uma ideia de credibilidade e reputação e fazendo com que na hora de repetir a compra, se lembrem da sua empresa.

O que fazer? Envios de E-mail Marketing para atração de clientes para negócios B2B!

Efetivamente, o E-mail Marketing é uma forma de estreitar o relacionamento com os seus clientes. Basta fazer envios periódicos de conteúdos informativos e personalizados para os seus diferentes segmentos, e ajustados às diferentes fases dentro do funil de vendas em que as pessoas se encontram: da habitual newsletter à campanha promocional, do email de feliz aniversário com voucher de desconto ao destaque para um artigo que acabou de publicar no seu blog!

Não se distancie mais dos seus clientes. No lugar de temer as empresas concorrentes mais experientes do ponto de vista digital, imite-as! Compreenda as mudanças de comportamento do seu cliente B2B, ofereça-lhe o que ele mais precisa e veja os resultados de vendas a aumentar! E precisando de ajuda para implementar as melhores estratégias de Marketing Digital B2B, já sabe… pode sempre contactar a Sanzza!

Notícias Recentes

Archives

Categories