Se não conhece, AIDA é uma estratégia ou modelo de negócio que pode ajudar a aumentar a receita da sua empresa. Como? Indicando todos os passos a dar para fechar a venda, e tendo em conta que os consumidores passam por um ciclo chamado de jornada do cliente que vai do primeiro contacto com a sua marca até à compra do seu produto. Repare que a própria palavra AIDA é um acrónimo formado pelas etapas principais dessa jornada do cliente: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Agora, porque é que o modelo AIDA é eficaz? Porque considera o perfil de cada consumidor em cada etapa do processo de compra: problemas, necessidades, desejos… Por isso, consegue fazer uso do estímulo necessário para os clientes mais indecisos avançarem de forma mais rápida e eficaz no funil de vendas. Deste modo, gera e quantifica leads, transforma leads em clientes, clientes em clientes fiéis e em consequência, aumenta as vendas.
Se aumentar o ticket médio – o valor médio gasto por um cliente em cada compra – consegue aumentar a receita da sua empresa, pelo que está mais do que na hora de investir em estratégias de marketing que estimulem os clientes a gastar mais dinheiro em cada compra. É claro que essas estratégias variam consoante a sua área de atuação e tipo de público-alvo, mas há ações que ajudam a aumentar o ticket médio, que são comuns a todos os tipos de negócio. Por exemplo: treino e formação dos vendedores; produção de conteúdos que mostrem aos clientes quais são os benefícios dos seus produtos ou serviços; estimulação das vendas por up-sell e/ou cross-sell; recuperação de carrinhos de compras abandonados; descontos em compras de maiores quantidades; portes grátis; serviços de manutenção incluídos; brindes, etc. Basicamente, para aumentar o ticket médio, tem de trazer vantagens ao cliente.
Se conseguir negociar bons preços com os seus fornecedores, consegue oferecer aos seus clientes produtos ou serviços com valores mais atrativos e destacar-se da concorrência. Ou, se preferir, manter os preços de venda, mas aumentar a receita da sua empresa com uma margem maior. Logo, é tempo de reunir as melhores estratégias para negociar, sendo que a principal é investir em relacionamentos positivos e duradouros para ver os fornecedores como parceiros e para explorar alternativas que sejam boas para os fornecedores e excelentes para a sua empresa!
Mesmo que a sua loja física seja um sucesso, mesmo que o seu escritório privilegie o contacto presencial, não há como fugir às novas tendências de compra dos consumidores modernos e uma delas é o omnichannel, ou seja, a disponibilização de informação e/ou venda através de diversos canais: loja física, loja online, site, blog, redes sociais… Contudo, para a estratégia omnichannel ter resultados surpreendentes, deve assegurar-se de que todos os canais de venda online e offline, estão integrados para tornar o processo de compra mais prático e evitar que um cliente receba as mesmas mensagens constantemente. Considere, por exemplo, a venda na sua loja física integrada com a venda na sua loja online. Se facilitar a vida aos clientes e permitir que comprem online e levantem o produto na loja física, vai conseguir aumentar a receita da sua empresa até final do ano.
Posto isto, se adotar já as melhores estratégias de Marketing Digital, vai conseguir aumentar a receita da sua empresa de forma fácil, rápida e previsível.
Se já percebeu que o seu negócio não está a alcançar os resultados que deseja, peça uma proposta de Marketing Digital à Sanzza e chegue, antes do final do ano, às pessoas certas, no momento certo, com a informação certa!
© 2024 Sanzza Creative Agency.
Todos os direitos reservados
CONTACTOS
Tlm: +351 968 104 404
(chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: sanzza@sanzza.com
MORADA
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, 20,
4º andar DQ - Edifício D. Nuno
4450-291 Matosinhos – Portugal
Tlm: +351 226 169 164
Tlm: +351 968 104 404
E-mail: sanzza@sanzza.com
Política de Privacidade | © 2021 Sanzza Creative Agency. Todos os direitos reservados
Preencha o formulário e o nosso consultor vai entrar em contacto consigo.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.