Um estudo HubSpot 2020 indica que 60% dos utilizadores lê um blog pelo menos uma vez por semana, enquanto que estatísticas do Google Trends mostram que nos últimos anos o interesse por blogs tem diminuído. Afinal, em que ficamos? Os blogs estão ultrapassados ou não saem das estratégias de Marketing Digital? A dúvida assombra muitas empresas…
Surgidos no início da década de 90, os blogs começaram a ser utilizados por particulares como uma espécie de diário virtual. Só uma década depois é que as empresas perceberam que tinham nos blogs grandes oportunidades para atrair mais clientes e começaram a usá-los nas suas estratégias de Marketing Digital. E hoje? Os blogs estão ultrapassados? Desde então que muito mudou no panorama digital, mas os blogs continuam a ser um fator decisivo no aumento das vendas. Inclusive, se está a ler este artigo de blog é porque simpatiza com esta forma de comunicação e tem dúvidas sobre a sua morte, não é verdade? Nós não temos dúvidas de que um blog é um excelente canal para gerar um relacionamento com os clientes e mais tráfego para o seu site, e vamos explicar-lhe porquê!
Os blogs estão ultrapassados?
Claro que não! Os blogs continuam a ser extremamente valiosos dentro das estratégias de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo. São considerados, inclusive, como o melhor investimento a longo prazo para geração de leads e reconhecimento de uma marca.
Mas estatísticas do Google Trends mostram que nos últimos anos o interesse por blogs tem diminuído…
É verdade, mas se os profissionais de marketing continuam a usar os blogs como principais canais de comunicação, por algum motivo é.
Qual é o motivo?
Um blog continua a ajudar uma empresa a aumentar o tráfego para o site, a conduzir leads ao longo do funil de vendas e, por consequência, a fechar mais negócios! Portanto, não pense que os blogs estão ultrapassados, o que acontece é que hoje em dia não basta ter um blog, é preciso ter um blog alimentado constantemente com conteúdos relevantes e otimizados com estratégias SEO para motores de busca. Conteúdos transparentes que, a seu tempo, criem confiança e fidelizem clientes, destacando uma empresa da concorrência.
Mas como é que os blogs ainda conseguem ter tanto impacto?
Conseguem ter impacto porque fazem narrativas em torno de um produto ou serviço que chamam a atenção do leitor, ajudando-o a entender como esse mesmo produto ou serviço lhe pode facilitar a vida. Os artigos não utilizam um cariz comercial, nem se focam apenas no último estágio do funil de vendas, por isso, continuam a representar resultados tão significativos para as empresas!
Mais motivos para ter um blog em 2021?
Um blog em 2021 – com conteúdos otimizados com SEO – permite que a sua empresa apareça em mais resultados de pesquisa e assim impulsiona o tráfego orgânico para o site. E ao impulsionar o tráfego orgânico, aumenta o número de visitas. Claro que entre essas visitas, estão meros curiosos, mas um blog também chega a utilizadores interessados no seu produto ou serviço, despertando-lhes o desejo de compra. Logo, um blog gera leads e converte as leads em clientes durante todo o ano.
Mas não é só isso! Um blog também é valioso para moldar o posicionamento de um produto, serviço ou marca (fornecendo informações úteis sem bombardear os leitores com publicidade e propaganda), bem como para colocar a empresa como referência no seu segmento de mercado, aumentando-lhe a credibilidade (através de conteúdos que revelem as suas competências numa determinada área). Com tudo isto, um blog desenvolve um relacionamento mais próximo com os seus clientes, já que permite maior interação do que o site, colocando a sua empresa na vanguarda da concorrência.
Em suma, com o conteúdo a tornar-se cada vez mais, numa ferramenta valiosa do Marketing Digital, pensar que os blogs estão ultrapassados é um erro que pode afetar a rentabilidade do seu negócio. Um blog empresarial é importante para atrair e fidelizar clientes, ao mesmo tempo que aumenta a notoriedade, credibilidade e visibilidade da empresa!
Então um blog é sempre a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo?
Quase sempre. Se a persona da sua empresa não ler artigos de blog e preferir outras formas de comunicação (como e-mails e mensagens pelo WhatsApp, por exemplo), o blog não é uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. No entanto, só para este tipo de público-alvo é que os blogs não funcionam.
Que tipo de conteúdo devo publicar num blog?
Conteúdo relevante para o seu público-alvo, direta ou indiretamente relacionado com a sua área de atuação. Tutoriais e artigos com dicas e sugestões são sempre bem recebidos porque os leitores gostam de aprender coisas novas. Mas os artigos educativos, notícias, entrevistas, infográficos e comentários de especialistas também têm bastante sucesso em blogs empresariais. É uma questão de experimentar, monitorizar a performance e depois apostar no tipo de conteúdo com melhor resultado.
Tenho de otimizar esses conteúdos com SEO para motores de busca?
Claro que sim! Se não otimizar com estratégias SEO (nomeadamente com palavras-chave relevantes) não vai conseguir que esses conteúdos sejam ranqueados pelo Google para aparecerem no topo dos resultados de pesquisa dos motores de busca.
Qual é o tamanho ideal de um artigo de blog?
Um artigo de blog deve ter, em média, 1000 palavras. No entanto, temos de lhe dizer que são os artigos mais longos que melhor se destacam nos resultados de pesquisa.
Com que frequência devo publicar novos conteúdos no blog?
É importante publicar com alguma frequência (por exemplo, um artigo novo todas as semanas), mas mais importante ainda é publicar apenas conteúdos de qualidade que interessem ao seu público-alvo.
Os blogs estão ultrapassados? Nem pensar! Por isso pode e deve investir na criação de um blog para a sua empresa. Primeiro passo a dar para produzir conteúdos relevantes que gerem leads? Contactar a Sanzza!