Como é que um chatbot pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes

chatbot

Quer gerar leads? Atrair novos clientes? Vender mais? Um chatbot pode ser a solução! Afinal, qual é o problema de colocar um robot a trabalhar para a sua empresa quando ele tem Inteligência Artificial suficiente para se transformar numa poderosa ferramenta de Marketing Digital, capaz de impulsionar as vendas em qualquer empresa que possua um site ou loja online?

Força! Use e abuse das novas tecnologias para comunicar com o seu cliente, criar interação e melhorar a experiência de utilização. E para começar, invista num chatbot para responder de forma rápida e eficaz aos seus clientes e assim, alavancar as vendas da sua empresa.

O que é um chatbot?

Basicamente, chatbot é um software baseado em Inteligência Artificial que é capaz de comunicar com utilizadores humanos na Internet, em tempo real, por texto ou por voz e em linguagem natural, dando a sensação de que se está a conversar com uma pessoa. Porém, do outro lado está um robot, ou seja, um complexo sistema de resposta em jeito de assistente virtual ou atendimento ao cliente, que consegue ajudar as empresas a automatizar e otimizar os contactos. 
Assim, o chatbot já é muito utilizado em aplicativos de mensagens e chats para dar respostas rápidas e automáticas, seja em sites, lojas online, redes sociais como WhatsApp e Facebook ou num call center.

Como funciona um chatbot?

De forma complexa, um chatbot processa a linguagem natural humana, identifica o conteúdo e dá uma resposta clara e correta. No entanto, para isso necessita de sistemas de Inteligência Artificial (learning machine) e de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para compreender grandes conjuntos de palavras e variações de frases, ignorar erros de pronúncia e digitação e por fim, facultar as respostas mais coerentes. Inclusive, os chatbots mais complexos aumentam constantemente o seu repertório para melhorar as suas comunicações e esclarecer, de forma rápida e correta, os utilizadores. 

Os chatbots são uma das tendências de Marketing Digital em 2021. Clique aqui para conhecer as outras!

Como é que um chatbot pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes?

Já percebeu o que é e como funciona um chatbot, mas será que justifica o investimento? Claro que sim! Independentemente da sua área de negócio, um chatbot melhora o atendimento e, por isso, ajuda-o a conquistar mais clientes sem intervenção direta da sua equipa de apoio ao cliente, que pode, entretanto, dedicar-se a outras atividades tão ou mais importantes para a sua empresa. Factos concretos? Vamos a eles!

  • Está disponível 24 sobre 24 horas

Os colaboradores da sua empresa precisam de descansar, mas um chatbot está sempre disponível, pelo que pode responder aos seus clientes fora do horário de expediente. E isso é excelente, particularmente numa época em que os utilizadores procuram, essencialmente, por empresas que os esclareçam rapidamente.

  • É mais económico do que uma equipa de apoio ao cliente

Bom, um robot por muito inteligente que seja, a dada altura pode não saber responder ao utilizador e ter de passar o contacto a um dos seus colaboradores físicos, para resolução de um problema mais complexo. Porém, o chatbot é excelente para resolver questões mais rotineiras, responder (pelo menos) aos pedidos mais simples e filtrar os contactos. Logo, com um chatbot consegue substituir uma equipa de atendimento ao cliente, e a um menor custo! Isso não quer dizer, naturalmente, que possa dispensar essas pessoas. Pelo contrário! Pode libertá-las de um trabalho repetitivo e permitir-lhes dedicar mais tempo a outras tarefas para fomentar as vendas da sua empresa.

  • Garante uma boa experiência de utilização

É verdade! Um chatbot consegue encontrar instantaneamente as respostas para as solicitações dos seus clientes, esclarecendo-os no imediato, evitando que desistam de uma compra, por exemplo, e deixando-os bastante satisfeitos com a experiência de utilização no seu site ou loja online. 

  • Consegue resolver vários problemas em simultâneo

Enquanto que cada elemento da sua equipa de apoio ao cliente só consegue atender uma pessoa de cada vez, um chatbot consegue atender e resolver vários problemas em simultâneo, reduzindo o tempo de espera.

  • Dá respostas mais corretas

Se aproveitar devidamente a sua Inteligência Artificial, um chatbot é capaz de dar respostas com bastante exatidão, mais até do que um colaborador humano que a dada altura se pode cansar ou distrair, não é verdade?

  • Pode ser integrado com outros serviços

E por fim, sabe que é possível fazer a integração de um chatbot com outros serviços da sua empresa? O chatbot pode responder a uma questão colocada por um cliente e depois sugerir um produto, fazer uma marcação ou enviar uma encomenda, por exemplo!

Deixe o robot trabalhar para a sua empresa! Clientes atendidos por chatbots são clientes satisfeitos porque recebem respostas rápidas e certeiras. Portanto, não adie o seu investimento em agilidade, qualidade e boa experiência de utilização! Contacte a Sanzza hoje mesmo e receba um orçamento sem compromisso para desenvolvimento e implementação de um chatbot no seu site, loja online ou redes sociais.

Notícias Recentes

Archives

Categories