Qualquer empresa pega no que tem à mão para conquistar clientes e a sua não foge à regra. Por isso, é tempo de perceber como fazer E-mail Marketing e agarrar com as duas mãos uma estratégia de Marketing Digital excelente para criar e nutrir relacionamentos com uma mailing list de contactos. E a boa notícia é que não é complicado fazer E-mail Marketing. Basta seguir os 10 passos que vamos nomear de seguida!
Enviar E-mail Marketing só porque sim? Não pode ser! Deve começar por definir o seu objetivo de Marketing Digital, ou seja, o que quer alcançar com determinado envio: envolver a sua empresa com o seu público? Aumentar o número de visitas no seu site? Divulgar uma landing page? Transformar leads em clientes? Promover um novo produto ou serviço? Impulsionar as vendas?
A decisão é sua, mas o objetivo deve estar definido – e deve ser simples e mensurável – antes de passar ao próximo passo!
Definido o objetivo, é hora de escolher uma ferramenta de E-mail Marketing com qualidade que possibilite, por exemplo, sequências de envio automáticas que lhe permitam poupar tempo com a simplificação do processo de envio de campanhas, mas também segmentar contactos, editar facilmente templates, desfrutar de campos personalizáveis, etc.
Veja se a sua mailing list ou lista de contactos de e-mails é válida, ou seja, se foi construída com endereços de e-mail de consumidores que mostraram interesse em receber informações sobre a sua empresa. Se assim não for, o mais certo é que as suas mensagens sejam apagadas sem serem lidas. Mas se usar uma base de dados de qualidade, só com e-mails de quem se inscreveu na sua mailing list, consegue atingir as suas metas porque vai comunicar e a relacionar-se com pessoas que revelaram vontade de conhecer melhor os seus produtos/serviços.
Depois, não ceda à tentação de enviar o seu email para todos os contactos, sim? Deve segmentar a sua mailing list (por sexo, idade, localização, preferências, compras anteriores, etc) para enviar as suas campanhas às pessoas certas, tendo em conta que os seus contactos se encontram em momentos diferentes do funil de vendas e que por isso as comunicações não podem ser iguais. Enquanto algumas leads estão prontas para comprar os seus produtos/serviços, outras precisam de ser alimentadas com mais informações pertinentes durante algum tempo.
O que vai escrever na linha de assunto do e-mail é de suma importância porque é a primeira coisa que o recetor da sua mensagem vê e lê, e se não conseguir despertar-lhe o interesse no assunto, nada feito! Por isso, use-o para mostrar com objetividade – e se possível criatividade – qual o tema do e-mail e porque está a enviar a campanha, despertando a curiosidade.
Títulos de e-mail atraentes e diferentes tem menos hipóteses de ir parar à caixa Spam.
E agora que tem uma linha de assunto capaz de conquistar leitores, não os desiluda com o conteúdo do e-mail! Escreva de acordo com os interesses e desejos das pessoas que fazem parte desse segmento da sua mailing list. Conteúdo relevante e cativante, numa linguagem simples e objetiva, de preferência personalizada.
Apesar da linha de assunto do email ser aquela que agarra ou não o leitor e de o conteúdo o incentivar a prosseguir com a leitura até ao fim, a verdade é que um design nulo, confuso ou pouco atraente pode estragar tudo o que o seu Marketing de Conteúdo conseguiu com tanto esforço. Por isso, aposte num design de E-mail Marketing profissional e atrativo para reter a atenção das pessoas e promover as vendas.
O design de E-mail Marketing é parte integrante da sua estratégia de Marketing Digital e merece um parceiro à altura da qualidade dos seus produtos ou serviços. Clique aqui e conheça os serviços de design da agência Sanzza.
No final do seu email deve incluir um call-to-action ou chamada para ação com link para o seu site ou mais especificamente para uma landing page que deseje que o leitor visite. O botão de call-to-action deve estar em destaque para que seja clicado e o leitor realize a ação que lhe tinha destinado. Por exemplo: fazer download de um E-book, conhecer um novo produto, inscrever-se num evento, realizar uma compra…
Como já deve ter percebido, uma campanha só, não chega para manter um relacionamento com o seu público e é por isso que deve identificar a frequência de envio de campanhas e o melhor horário, recorrendo, se necessário, aos dados que a ferramenta de envio lhe pode passar, e tendo em conta que uma coisa é certa: não existe uma fórmula mágica, mas tem de haver alguma periodicidade, principalmente se envia newsletters porque os seus contactos esperam receber uma comunicação da sua empresa de vez em quando. Foi para isso que se registaram nalgum dos seus formulários, correto? Não os dececione!
E por fim, monitorize os resultados. Sabemos que a sensação de dever cumprido surge quando conclui a sua campanha de E-mail Marketing e clica em “enviar”, mas a verdade é que metade do trabalho vem a seguir, com a análise dos resultados: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, etc. São estes números os seus melhores amigos em próximos envios de E-mail Marketing porque o ajudam a perceber se está a atingir o seu objetivo… ou nem por isso.
Se perceber que o resultado ficou aquém das expectativas, deve identificar o que não resultou e alterar, se caso for, a sua estratégia de E-mail Marketing… ou contratar os serviços de Marketing Digital da Sanzza!
© 2024 Sanzza Creative Agency.
Todos os direitos reservados
CONTACTOS
Tlm: +351 968 104 404
(chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: sanzza@sanzza.com
MORADA
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, 20,
4º andar DQ - Edifício D. Nuno
4450-291 Matosinhos – Portugal
Tlm: +351 226 169 164
Tlm: +351 968 104 404
E-mail: sanzza@sanzza.com
Política de Privacidade | © 2021 Sanzza Creative Agency. Todos os direitos reservados
Preencha o formulário e o nosso consultor vai entrar em contacto consigo.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.