Como fazer Email Marketing em apenas 10 passos

Se pesquisa sobre “como fazer Email Marketing”, caro leitor, é porque já percebeu que devia ter começado ontem a usar este canal de comunicação para conquistar mais clientes, não é verdade? Porém, vai a tempo de apanhar o comboio e sentar-se ao lado de milhares de gestores que já perceberam como aproveitar esta ferramenta de grande alcance e baixo custo para gerar vendas.

Qualquer empresa pega no que tem à mão para conquistar clientes e a sua não foge à regra. Por isso, é tempo de perceber como fazer Email Marketing e agarrar com as duas mãos uma estratégia de Marketing Digital excelente para criar e nutrir relacionamentos com uma mailing list de contactos. E a boa notícia é que não é complicado fazer Email Marketing. Basta seguir os 10 passos que vamos nomear de seguida!

Como fazer Email Marketing | Defina o seu objetivo de Marketing Digital

Enviar Email Marketing só porque sim? Não pode ser! Deve começar por definir o seu objetivo de Marketing Digital, ou seja, o que quer alcançar com determinado envio: envolver a sua empresa com o seu público? Aumentar o número de visitas no seu site? Divulgar uma landing page? Transformar leads em clientes? Promover um novo produto ou serviço? Impulsionar as vendas? 

A decisão é sua, mas o objetivo deve estar definido – e deve ser simples e mensurável – antes de passar ao próximo passo!

Aproveite para clicar aqui e conhecer todos os nossos serviços de Marketing Digital.

Como fazer Email Marketing | Escolha uma boa ferramenta de Email Marketing 

Definido o objetivo, é hora de escolher uma ferramenta de Email Marketing com qualidade que possibilite, por exemplo, sequências de envio automáticas que lhe permitam poupar tempo com a simplificação do processo de envio de campanhas, mas também segmentar contactos, editar facilmente templates, desfrutar de campos personalizáveis, etc.

Como fazer Email Marketing | Use mailing lists de qualidade

Veja se a sua mailing list ou lista de contactos de emails é válida, ou seja, se foi construída com endereços de email de consumidores que mostraram interesse em receber informações sobre a sua empresa. Se assim não for, o mais certo é que as suas mensagens sejam apagadas sem serem lidas. Mas se usar uma base de dados de qualidade, só com emails de quem se inscreveu na sua mailing list, consegue atingir as suas metas porque vai comunicar e a relacionar-se com pessoas que revelaram vontade de conhecer melhor os seus produtos/serviços.

Como fazer Email Marketing | Segmente o seu público-alvo

Depois, não ceda à tentação de enviar o seu email para todos os contactos, sim? Deve segmentar a sua mailing list (por sexo, idade, localização, preferências, compras anteriores, etc) para enviar as suas campanhas às pessoas certas, tendo em conta que os seus contactos se encontram em momentos diferentes do funil de vendas e que por isso as comunicações não podem ser iguais. Enquanto alguns leads estão prontos para comprar os seus produtos/serviços, outros precisam de ser alimentados com mais informações pertinentes durante algum tempo.

Como fazer Email Marketing | Desperte a curiosidade na linha do assunto

O que vai escrever na linha de assunto do email é de suma importância porque é a primeira coisa que o recetor da sua mensagem vê e lê, e se não conseguir despertar-lhe o interesse no assunto, nada feito! Por isso, use-o para mostrar com objetividade – e se possível criatividade – qual o tema do email e porque está a enviar a campanha, despertando a curiosidade. 

Títulos de email atraentes e diferentes tem menos hipóteses de ir parar à caixa Spam. Por isso, conheça os serviços de copywriting da Sanzza e aumente as taxas de leitura dos seus envios de Email Marketing.

Como fazer Email Marketing | Ofereça conteúdo relevante à sua audiência

E agora que tem uma linha de assunto capaz de conquistar leitores, não os desiluda com o conteúdo do email! Escreva de acordo com os interesses e desejos das pessoas que fazem parte desse segmento da sua mailing list. Conteúdo relevante e cativante, numa linguagem simples e objetiva, de preferência personalizada.

Como fazer Email Marketing | Dê importância ao design de Email Marketing

Apesar da linha de assunto do email ser aquela que agarra ou não o leitor e de o conteúdo o incentivar a prosseguir com a leitura até ao fim, a verdade é que um design nulo, confuso ou pouco atraente pode estragar tudo o que o seu Marketing de Conteúdo conseguiu com tanto esforço. Por isso, aposte num design de Email Marketing profissional e atrativo para reter a atenção das pessoas e promover as vendas.

O design de Email Marketing é parte integrante da sua estratégia de Marketing Digital e merece um parceiro à altura da qualidade dos seus produtos ou serviços. Clique aqui e conheça os serviços de design da agência Sanzza.

Como fazer Email Marketing | Inclua um call-to-action

No final do seu email deve incluir um call-to-action ou chamada para ação com link para o seu site ou mais especificamente para uma landing page que deseje que o leitor visite. O botão de call-to-action deve estar em destaque para que seja clicado e o leitor realize a ação que lhe tinha destinado. Por exemplo: fazer download de um ebook, conhecer um novo produto, inscrever-se num evento, realizar uma compra…

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como fazer uma landing page eficaz.

Como fazer Email Marketing | Determine o horário e a frequência de envio de campanhas

Como já deve ter percebido, uma campanha só, não chega para manter um relacionamento com o seu público e é por isso que deve identificar a frequência de envio de campanhas e o melhor horário, recorrendo, se necessário, aos dados que a ferramenta de envio lhe pode passar, e tendo em conta que uma coisa é certa: não existe uma fórmula mágica, mas tem de haver alguma periodicidade, principalmente se envia newsletters porque os seus contactos esperam receber uma comunicação da sua empresa de vez em quando. Foi para isso que se registaram nalgum dos seus formulários, correto? Não os dececione!

A propósito, sabe qual a importância dos formulários num site?

Como fazer Email Marketing | Monitorize os resultados

E por fim, monitorize os resultados. Sabemos que a sensação de dever cumprido surge quando conclui a sua campanha de Email Marketing e clica em “enviar”, mas a verdade é que metade do trabalho vem a seguir, com a análise dos resultados: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, etc. São estes números os seus melhores amigos em próximos envios de Email Marketing porque o ajudam a perceber se está a atingir o seu objetivo… ou nem por isso. 

Se perceber que o resultado ficou aquém das expectativas, deve identificar o que não resultou e alterar, se caso for, a sua estratégia de Email Marketing… ou contratar os nossos serviços de Marketing Digital!