Como fazer uma Landing Page eficaz

Se tivemos a felicidade de o atrair para a leitura deste artigo é porque está interessado em fazer uma landing page eficaz para aumentar a taxa de conversão no seu site, correto? Pois faz muito bem! Esta é uma das melhores estratégias de Marketing para reter potenciais clientes. Repare que…

 

…Todas as empresas com presença na web devem investir em páginas de aterragem, mas há quatro situações em que é praticamente obrigatório fazer uma landing page:

1. Quando o seu site tem uma taxa elevada de rejeição.
Neste caso a landing page retém os visitantes.

2. Quando grande parte do seu tráfego provém de campanhas de publicidade ou links patrocinados. 
Neste caso a landing page puxa pelo tráfego orgânico, não pago.

3. Quando o seu público-alvo entra no seu site com um objetivo preciso.
Neste caso a landing page, mostra-lhe apenas o que quer ver.

4. Quando quer direcionar estratégias de Marketing Digital para um produto ou serviço específico. 
Neste caso a landing page promove apenas e de forma individual um produto ou serviço específico e serve como alternativa à informação generalista e abrangente do site.

Mas… o que é uma landing page?

Landing page, página de destino ou página de aterragem é uma página na Internet para a qual um utilizador pode ser encaminhado através de um email, artigo num blog, anúncio online, etc. O objetivo é gerar conversões.

Como funciona uma landing page?

Imagine o seguinte cenário: o seu site atrai muitos visitantes, porém não consegue que estes avancem no funil de vendas em direção à compra, ou seja, não consegue gerar conversões. Ora, com uma landing page com poucos elementos, focada num único assunto e com um call-to-action principal, evita distrações e garante a conversão. Simples não é verdade?

No meio de uma série de estratégias de Marketing Digital, estas páginas maravilha ajudam-no a dar seguimento a um primeiro contato entre um utilizador e a sua empresa. E também a atingir os seus objetivos de venda muito facilmente porque não têm texto nem imagens em excesso, não têm menus nem nenhuma informação dispensável e por isso levam o utilizador a concluir uma ação dentro do seu site: pode ser o preenchimento de um formulário, download de um ebook ou qualquer outro conteúdo que seja suficientemente apelativo para o visitante deixar os seus dados e passar a potencial cliente.

A Sanzza projeta, cria e otimiza landing pages para gerar mais conversões.

Como fazer uma landing page eficaz

Não é fácil fazer uma landing page que lhe permita converter os visitantes em leads, potenciais clientes ou mesmo clientes. O ideal é recorrer uma agência de Marketing Digital, mas se tiver conhecimentos técnicos que bastem, atreva-se a construir a sua, seguindo estas dicas sobre a elaboração dos principais elementos de uma landing page para chegar à tão almejada conversão.

1. Título

Em média, em cada 10 pessoas que leem um título de uma landing page, apenas 2 prosseguem com a leitura do texto, daí que deva dar ao título a importância que ele realmente tem. E a regra é ser criativo, mas limitar-se a dizer o fundamental de forma clara e resumida. Nada de títulos extensos, repetitivos e aborrecidos! Se tiver dificuldades em redigir o título pense: que problema é que o conteúdo da sua landing page resolve? A resposta pode ser o título!

2. Conteúdo

Em relação ao conteúdo da landing page há dois grandes tópicos a levar em linha de conta:

Escolher uma única ação

Se a sua página tiver muitos elementos, o utilizador vai-se dispersar e até ficar ansioso por não estar a encontrar a informação pretendida. Por isso, livre-se de todo o conteúdo que não é fundamental! Oferecer vários caminhos para o utilizador decidir qual seguir, ou seja, exibir vários produtos ou serviços que satisfazem uma necessidade, não é opção quando o assunto é fazer uma landing page eficaz, capaz de garantir a conversão.

Mostrar claramente a proposta de valor

Aquilo que está a oferecer aos seus visitantes e que, supostamente, a concorrência não pode oferecer, é o seu diferencial ou proposta única de valor. Quando a descobrir, use e abuse dela na hora de fazer uma landing page. Como a descobrir? Estudando o seu público-alvo e percebendo os seus desejos e necessidades para conseguir oferecer algo realmente valioso! De outra forma, os utilizadores não vão entrar no seu site e preencher formulários com as suas informações pessoais.

Se precisa de ajuda para escrever as informações das suas landing pages, contacte-nos! 
Produzimos conteúdos interessantes e relevantes para cativar a atenção dos seus clientes.

Call-to-action

Seguramente que sabe o que é um CTA ou call-to-action, mas nunca é demais recordar que é um “botão” com texto que pode ser inserido nas páginas de um site para incentivar o utilizador a levar a cabo a ação desejada. Por exemplo: “Clique aqui e receba o ebook”, “Faça download”, “Agende a sua consulta”, “Peça-nos um orçamento”, “Compre já com desconto de 30%” ou… “Não perca mais tempo e conheça já o serviço de landing pages da Sanzza”.

Como vê, um call-to-action é fundamental para ajudar o visitante a tomar uma decisão porque funciona precisamente na ótica da chamada de atenção. E fá-lo pela pertinência, mas também pelo respeito por alguns aspetos:

  • Destacar-se a nível de tamanho e posição dos demais elementos da página.
  • Ter uma imagem ou cor chamativa.
  • Possuir um texto relevante e apelativo, em vez do clássico “clique aqui” ou “contacte-nos”. 
  • Fazer o visitante entender o que vai acontecer de seguida e levá-lo a identificar-se com essa ação.

Formulário

Não é obrigatório, mas a verdade é que um formulário é um elemento muito importante na hora de fazer uma landing page perfeita, simplesmente porque é através dele que ganha a conversão. 

Genericamente, o formulário dá-lhe aquilo que tanto queria: os dados pessoais de um visitante! Assim, deve tratá-lo com merecida atenção e isso significa…

  • Deixar o formulário bem visível.
  • Incluir apenas os elementos ou campos estritamente necessários, pois, formulários demasiado longos aborrecem os leitores. Regra geral, nome, apelido e email é quanto basta. Só peça o número de telefone se for mesmo necessário.
  • Otimizar a posição dos campos de resposta de modo a que ocupem o menor espaço possível dentro do formulário para uma visão mais rápida da informação.
  • Adequar o formulário à oferta.

Design

No que ao design diz respeito, é importante atender a uma série de itens quando está a fazer uma landing page, para que esta tenha de facto sucesso. Entre eles:

Design responsivo

A sua landing page deve ser visualizada de forma correta em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho do ecrã.

Navegação fácil e objetiva

O utilizador deve perceber claramente o que tem de fazer na sua landing page, sem ser distraído com elementos gráficos dispensáveis, cores a mais, diferentes fontes de letra e tudo quanto o possa desviar da ação que pretende que ele realize.

Imagens de qualidade

Deve usar imagens de qualidade ajustadas ao tema em causa que sirvam para elucidar o visitante e complementar o texto.

Vídeos

Se tiver recursos para utilizar vídeos na sua landing page, faça-o porque são muito chamativos e ótimos para cortar com a monotonia do texto.

Clique aqui para conhecer os nossos serviços de vídeo e multimédia.

Hierarquia visual

Apesar de estar focada num único tema, é natural que a informação da sua landing page tenha uma ordem de importância. Ora, essa hierarquia irá ajudar o visitante a encontrar o que quer ler, porque – sejamos sinceros – ele não vai ler tudo. Por isso, fazer uma landing page perfeita significa usar o design para persuadir o utilizador a ler o mais lhe interessa, a ele e à sua empresa. E não seja medroso: quanto maior for o elemento gráfico, mais chama a atenção!

Cores contrastantes

A regra em relação a cores varia consoante o seu tipo de negócio, produto ou serviço que quer vender, mas normalmente os contrastes funcionam muito bem para chamar a atenção do visitante. A dica é usar cores fortes apenas para o que deseja chamar a atenção: cores como laranja, azul e verde, por exemplo. E cores mais suaves, como o cinza ou preto, para contrastar. Vai ver como as áreas mais coloridas se vão destacar mais facilmente. Ainda assim, não exagere no número de cores. Três cores são suficientes: uma cor amena (como cinza) e duas cores fortes (como azul e laranja). 

Espaço livre

Se a sua landing page estiver completamente ocupada com imagens e textos, não respira. E se não respirar, fica confusa e desagradável para o utilizador. Logo, para fazer uma landing page perfeita tem de destacar o call-to-action ou CTA, colocando-o de uma forma que deixe espaço livre em volta. Só por isso, fica mais atrativo! 

Como é? Gostava de fazer uma landing page eficaz e gerar conversões como se não houvesse amanhã? A Sanzza tem todo o gosto em ajudá-lo a despertar o interesse dos visitantes do seu site e convertê-los em clientes. Peça-nos uma proposta!