Sanzza – Creative Agency

Como manter a motivação da sua equipa de trabalho em época de crise

Como-manter-a-motivação-da-sua-equipa-de-trabalho-em-época-de-crise

A produtividade da sua empresa está inequivocamente ligada à motivação da sua equipa de trabalho. Em tempos de crise, e numa fase em que tantos portugueses estão a trabalhar a partir de casa, manter a motivação da sua equipa de trabalho, não é uma tarefa fácil. Se a sua empresa procura estimular os colaboradores de forma a assegurar a produtividade, este artigo é para si. Leia e fique a conhecer algumas dicas para potenciar o desempenho de toda a equipa.

Como manter a motivação da sua equipa?

1. Faça um planeamento de todas as tarefas

Estabelecer uma lista de tarefas a cumprir é uma forma de manter a motivação da sua equipa e de aumentar a produtividade da empresa. Deste modo, está a criar metas de rendimento e a gerir melhor o seu tempo. A eficiente gestão do tempo é uma das maneiras de manter a produtividade e atingir os objetivos propostos. Um bom planeamento também traz tranquilidade uma vez que é possível ter melhor noção do que é necessário fazer, definir prioridades e respeitar os prazos de entrega. Quando todas estas ações são cumpridas, a motivação é mais elevada para continuar a trabalhar.

2. Promova a organização do “local de trabalho” de cada colaborador

Estar em casa faz com que, muitas vezes, não consigamos ver o sítio onde trabalhamos como um verdadeiro local de trabalho. Por isso, é importante incentivar os seus colaboradores a “construir” um local com o qual se identifiquem e onde possam estar à vontade para trabalhar. Quanto mais semelhante for ao espaço de trabalho na empresa, mais facilmente poderá associar essa zona a um local de trabalho. 

3. Incentive a partilha entre colegas

Em tempos adversos, nada melhor que um bom ambiente e uma boa relação entre todos para elevar o espírito. Uma empresa com um bom ambiente de trabalho e com colegas que se relacionam bem é uma empresa produtiva. Esta harmonia ajuda na partilha e facilita a troca de ideias entre todos. Promover esta harmonia a partir de casa pode ser mais complicado, mas poderá utilizar diversas plataformas de comunicação em tempo real para que, além de gerir tarefas e planear o trabalho, possam partilhar experiências num registo mais ligeiro.

4. Ouça as opiniões e apoie novas ideias

Incentive a participação dos membros da sua equipa, convidando-os a darem a sua opinião sobre os projetos em mãos para que, em conjunto, possam chegar a soluções viáveis e eficazes de uma forma mais rápida. Faça perguntas, pondere os inputs recebidos e, se possível, opte pelas soluções que lhe foram propostas, também como forma de reconhecimento e apoio às ideias de todos.

5. Respeite as pausas

Respeitar as pausas ao longo do horário de trabalho contribui para um menor desgaste psicológico, mantém a mente saudável e ajuda na capacidade de raciocínio. Por outro lado, alguns dos seus colaboradores poderão encontrar-se em situações atípicas, se além do trabalho, têm outras responsabilidades, como por exemplo, o acompanhamento escolar dos filhos. Poderá também aproveitar as pausas para estimular a interação entre os elementos da empresa e promover o espírito de equipa.

6. Reconheça o trabalho e as conquistas 

Uma boa forma de manter a motivação da sua equipa, é reconhecer o bom trabalho e as metas alcançadas pelos seus colaboradores. É, sobretudo, uma forma de valorizar o esforço dos seus funcionários, para que sintam que contribuem para o sucesso da empresa. Saber comunicar bem e valorizar as pessoas é um sinal de liderança irrefutável. Por isso, não diga um simples “bom trabalho”, explique antes o porquê de ter sido um bom trabalho e de que forma isso ajudou a empresa. O poder do reconhecimento laboral inspirará a sua equipa a dedicar-se ainda mais aos trabalhos futuros.

7. Aposte na formação dos seus membros

Os membros da sua equipa vão reconhecer mais valor à sua empresa se a virem como um local onde poderão progredir na carreira e na vida. Por outro lado, eles serão colaboradores melhores se tiverem a oportunidade de aprender coisas novas. Sempre que possível deverá proporcionar-lhes formação em desenvolvimento pessoal e profissional, para que, no futuro, possam ser melhores pessoas e profissionais mais qualificados. Considere o investimento em formações cujo conteúdo possa ser passado, de certa forma, aos restantes membros da sua equipa.

8. Lance tarefas desafiantes

O desenvolvimento profissional dos seus colaboradores só acontece se cada membro da equipa for desafiado a fazer novos trabalhos ou a experimentar novos métodos e ferramentas. Deixe a sua equipa desenvolver outras competências, dando-lhes oportunidades para experimentarem novos projetos, novas técnicas ou novas tarefas. Contudo, deverá ter em atenção que estes desafios se devem enquadrar nas capacidades dos seus trabalhadores e dentro das margens que eles possuem para evoluir. Não lhes entregue tarefas irrealistas.

9. Não puna as falhas

Errar é humano, por isso, todos erramos. A chave para aprender com os erros está na abordagem que é feita às falhas. Por isso, não opte por “castigar” os seus colaboradores pelos erros que cometem. Aborde o problema de forma construtiva, mostrando-lhes as possíveis vias para melhorar o desempenho e encoraje-os a tentar de novo. Não procure culpados pelas falhas, procure dedicar o seu tempo para motivar a sua equipa a encontrar soluções para melhorar e evitar futuros erros.

10. Encoraje a criatividade… e a felicidade!

A criatividade é um bem precioso para o sucesso dos projetos da sua empresa, e é fomentada em contextos nos quais os membros da sua equipa têm liberdade para experimentar e para desenvolver o seu trabalho. Incentive-os a pensar “fora da caixa” e mantenha uma supervisão que não restrinja as suas ideias ou os seus processos de trabalho. A liberdade para ser criativo é um dos parâmetros que as pessoas mais dão valor, ganhando um entusiasmo renovado pelos projetos. E este entusiasmo é meio caminho andado para que se sintam felizes no trabalho, um sentimento fundamental para contagiar os colegas de trabalho e trazer resultados positivos para a sua empresa!

A sua equipa continua recheada de bons profissionais e mantém o mesmo profissionalismo apesar de estar a trabalhar a partir de casa.  Cabe-lhe a si mostrar que confia na sua equipa e que tem vontade de continuar a investir nela. Siga as dicas no nosso artigo e garanta a motivação da sua equipa em teletrabalho. Na Sanzza temos uma missão durante este período de crise: ajudá-lo a minimizar o impacto da pandemia e transmitir dicas que o possam ajudar a sair fortalecido deste isolamento!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!