Como otimizar um site para a posição zero ou featured snippets

Qualquer empresa que faça Marketing Digital sabe que chegar ao topo dos resultados do Google é o objetivo nº 1 para conquistar leads e, consequentemente, novos clientes. Contudo, hoje para alcançar este objetivo, há que otimizar um site para a posição zero, featured snippets, mais que usar as habituais estratégias SEO. Como e porquê? Já de seguida!

O que são featured snippets?


Antes de lhe explicarmos como otimizar um site para a posição zero, temos de dizer-lhe o que são featured snippets. Ora, featured snippets (também chamados de resultados de pesquisa zero, zero cliques ou posição zero) é o nome que o Google deu à sua nova ferramenta para apresentar resultados de pesquisa. Uma forma de listar resultados que tem por objetivo assegurar aos utilizadores conteúdos relevantes relacionados com o que pesquisam. Como é que o Google faz isso? Mostrando no topo, ou seja, na posição zero, o resultado orgânico que considera o melhor: a resposta mais precisa para o termo de pesquisa do utilizador! E como é que o Google exibe esse resultado? Em forma de listagem constituída por 4 perguntas que se expandem para mostrar as respetivas respostas, e sendo que todas essas perguntas e respostas têm um link para o site que o Google considerou o melhor no que toca à resposta à questão pesquisada pelo utilizador. Por isso, os featured snippets são a posição mais cobiçada de todas e a mais difícil de alcançar! Para lá chegar, para otimizar um site para a posição zero, tem de fazer alterações nas suas estratégias SEO para responder de forma concisa e precisa às perguntas dos utilizadores que pesquisam pela sua área de negócio, produtos ou serviços.

Exemplo

Repare por exemplo que se fizer uma pesquisa no Google.pt no idioma inglês por “what is digital marketing”, aparecem os featured snippets ou posição zero logo no topo da lista:

De salientar ainda que, esta nova categoria de resultados orgânicos em jeito de perguntas e respostas, os featured snippets, foi pensada primeiramente apenas para dispositivos móveis, mas a aceitação dos utilizadores foi tão positiva que o Google acabou por instalar o sistema de pesquisa em todos os outros dispositivos!

Porque deve otimizar um site para a posição zero?


Em primeiro lugar, deve otimizar um site para a posição zero ou featured snippets, porque os resultados que oferecem maior nível de credibilidade aos utilizadores são os orgânicos (não pagos) e por isso neles recaem mais cliques. 

Naturalmente que há muito tempo que tem interesse em aparecer na primeira página de resultados orgânicos do Google, quando alguém pesquisa pelo seu produto ou serviço, e usa técnicas SEO para o conseguir. Mas agora, com o novo modelo featured snippets, a sua estratégia de Inbound Marketing deve levar em linha de conta também a otimização para a posição zero porque esta é, doravante, a sua grande oportunidade para ficar no topo do Google e conquistar mais visitantes para o seu site! Lembre-se que o Google Home e o Google Assistante já leem featured snippets quando respondem a pesquisas por voz e por isso começa a fazer sentido incluir este objetivo nas suas estratégias de Marketing Digital, não é verdade?

Bom, é claro que muitos utilizadores ao verem os resultados zero cliques e ao lerem as respostas às suas perguntas nem chegam a sair do Google (a clicar nos sites em causa), mas outros nem chegam é a percorrer mais resultados! E isso porque os featured snippets às vezes ocupam mais do que um ecrã e dão a resposta que o utilizador procura fácil e rapidamente, direcionado para o site que a enuncia. Repare que basta clicar no primeiro resultado dos featured snippets para aceder a uma série de outros resultados pertinentes, ou seja, se o utilizador clicar numa das 4 perguntas, aparecem outras perguntas relacionadas e a listagem torna-se progressivamente maior. Sim, sim, é provável que alguns utilizadores saltem de resposta em resposta até encontrarem o que procuram e acabem por não entrar em nenhum site, mas a verdade é que é mais importante para a sua empresa aparecer na posição zero do que nos outros resultados orgânicos que vão descendo de posição ao longo da página e, claro, perdendo notoriedade.

Quer melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca? Clique aqui e conheça os nossos serviços SEO!

Como otimizar um site para a posição zero ou featured snippets?


Gostava de chegar à posição zero? A este resultado que se destaca no topo dos resultados de pesquisa apresentados pelo Google? Pois bem, a tarefa é difícil, mas não é impossível! Para otimizar um site para a posição zero basta fazer umas melhorias SEO a nível de otimização para motores de busca para responder de uma forma cada mais precisa às perguntas dos utilizadores. Como? Seguindo estas dicas!

Pesquise a forma como os utilizadores fazem perguntas sobre o seu produto/serviço ou área de atuação

 

Como os featured snippets são programados para responder a perguntas, para começar as suas estratégias SEO é fundamental que saiba quais as perguntas que os utilizadores fazem ao Google quando pesquisam pela sua área de atuação ou pelo seu produto/serviço. O ideal é pesquisar em redes sociais e fóruns na Internet para perceber como é que essas perguntas são colocadas, identificando as palavras-chave ou keywords relativas à sua empresa (que costumam ser longas e colocadas em jeito de pergunta, como veremos mais à frente). 

Regra geral, as perguntas incluirão os termos “como” ou “o que é”, mas não se limitam a eles! Há outras expressões que deve considerar, nomeadamente: “porque”, “por que” e “o que”. Por exemplo, se otimizar para “chegar à posição zero” é natural que não apareça na posição zero, mas terá mais possibilidades de a alcançar se otimizar para “como chegar à posição zero”. Uma pequena palavra faz toda a diferença quando o assunto é featured snippets!

Aliás, recorda-se do exemplo anterior, a pesquisa no Google.pt no idioma inglês por “what is digital marketing”? Se experimentar retirar o “what is” e deixar apenas “digital marketing”… já não aparecem featured snippets!

Gostava de conhecer todos os serviços de Marketing Digital que podem ajudá-lo a expandir a sua marca na Internet? Clique aqui!

Responda a essas perguntas de forma direta, clara e natural

 

Depois de descobrir as dúvidas que os consumidores têm, use essas informações, ou seja, essas perguntas para criar os títulos e subtítulos das suas páginas e a seguir, responder às perguntas de forma direta e concisa, nos textos subsequentes. Use uma linguagem clara e natural que imite a conversação quer no tom usado, quer nas palavras usadas. Inclusive, pode adotar o modelo perguntas e respostas que tem sido muito bem acolhido nos featured snippets e usar o espaço que lhe resta nas páginas para colocar mais detalhes sobre o tema em causa e trabalhar outras palavras-chave relacionadas com a sua empresa.

Use long tails keywords nas respostas

As respostas às perguntas que supostamente os utilizadores fazem sobre a sua empresa ou sobre o seu produto/serviço devem incluir palavras-chave de cauda longa ou long tails keywords, que correspondem a expressões e não palavras soltas. Lembre-se de que as pesquisas por voz ou através de perguntas estão associadas a informações precisas, e para responder a essas pesquisas com uma informação certeira, que mereça a pontuação do Google, tem de usar palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, para a pergunta “como chegar à posição zero?” a resposta de cauda longa deverá ser qualquer coisa como… “otimizar um site para a posição zero” ou “otimizar um site para featured snippets”.

Invista em conteúdos relevantes

E para otimizar um site para featured snippets ou otimizar um site para a posição zero deve continuar a investir em conteúdo relevante, de qualidade, que dê todas as informações sobre a sua empresa, produto ou serviço, mas que fale também de outros assuntos pertinentes que não estejam diretamente ligados ao seu negócio, mas que possam conduzir um lead pela jornada do cliente: da simples pesquisa de informação ou procura de resposta para um problema à venda e pós-venda!

Leia também o nosso artigo “Como escrever conteúdos de qualidade para o seu site”.

Inclua uma página FAQ no seu site

Não faz sentido otimizar um site para a posição zero sem incluir uma página FAQ. Se ainda não a tem, trate de a criar, pois conteúdos com perguntas e respostas relevantes e frequentes são fundamentais para os utilizadores que fazem pesquisas através de perguntas e, por consequência, são privilegiados pelo Google.

A propósito de páginas FAQ… clique aqui e saiba qual a importância da utilização de uma página FAQ num site!

Aposte num site responsive

Por fim, caso ainda não tenha apostado num site responsive, faça-o agora porque além de melhorar a experiência de utilização, aumenta a possibilidade de o Google escolher o seu site já que este motor de busca praticamente só considera sites responsivos, que se adaptem automaticamente em termos de legibilidade a todos os tamanhos de ecrã que um utilizador possa estar a usar para aceder à Internet.

Agora que percebeu a importância de otimizar um site para a posição zero, de dar a melhor resposta para uma pergunta, não perca a oportunidade de chegar ao lugar mais invejado de todos! E se precisar de ajuda para chegar aos featured snippets e ficar à frente da sua concorrência, já sabe que a Sanzza está preparada para avançar consigo, na nova otimização SEO do seu site. Peça-nos uma proposta sem compromisso!