Aqui está o artigo que aguardava com expetativa! Aquele que lhe vai dar algumas sugestões para conquistar um novo tipo de cliente, fruto do novo coronavírus: o consumidor pós-pandemia!
Tal como aconteceu noutros momentos da História, com outras pandemias, também a COVID-19 alterou os gostos e comportamentos dos clientes criando efetivamente um consumidor pós-pandemia. Falamos em nome de estudos recentes que revelam que os hábitos de compra se alteraram durante a quarentena. De tal forma que (pelo menos por agora) estamos perante um novo perfil de consumidor, resultado de meses de medo, insegurança e confinamento. Um novo consumidor que vai obrigar muitas empresas (incluindo a sua!) a ajustar Estratégias de Marketing para venderem os seus produtos ou serviços e recuperarem os maus resultados económicos.
Como conquistar o consumidor pós-pandemia?
1. Venda pela Internet
Com os consumidores fechados em casa durante meses, as compras online só podiam disparar! E, à partida, o hábito veio para ficar inclusive em relação a consumidores que antes do confinamento não compravam nada pela Internet e que agora não querem outra coisa!
- Resultados de um estudo da SmartCommerce indicam que quase 40% dos clientes digitais fizeram a sua primeira compra em março de 2020, pelo que a sua empresa deve apostar (mais) em e-commerce.
2. Crie conteúdos relevantes focados no consumidor pós-pandemia
Sabia que além das vendas online terem disparado em flecha, também a pesquisa por produtos e serviços e, em particular, o consumo de produtos digitais aumentou? Sim, é óbvio que durante a quarentena e teletrabalho as pessoas tiveram mais tempo para passar na Internet. Mas a questão é que o consumo de conteúdos de entretenimento e educação, por exemplo, continua! E por isso a sua empresa deve apostar na criação de um blog onde possa publicar artigos relevantes e interessantes. E, como o novo consumidor pós-pandemia alterou o seu comportamento em relação a cuidados de saúde e higiene, se conseguir publicar conteúdos sobre essas temáticas, ótimo!
- A pesquisa por produtos de higiene pessoal cresceu cerca de 45% durante a pandemia. O consumo de produtos de limpeza aumentou e o álcool em gel foi dos artigos mais procurados…
3. Aposte na segurança
Durante o estado de emergência, a vida dos consumidores foi marcada pela incerteza e pela angústia. Isso fez com que os seus hábitos de consumo se alterassem. Agora, e acima de tudo, as pessoas procuram por segurança e, consequentemente, por empresas credíveis com produtos/serviços de qualidade.
Os novos consumidores põem o bem-estar em primeiro lugar e começam até a revelar necessidades esquecidas…
- Veja só! As vendas do fermento para bolos, segundo um estudo da empresa Nielsen, cresceram durante a quarentena 650%!
4. Ofereça produtos e serviços que contribuam para a saúde e bem-estar
A insegurança de que falámos no ponto anterior levou as pessoas a consumir de forma mais consciente e mais crítica durante o estado de emergência. E agora, ainda em estado de calamidade, é natural que continuem a comprar maioritariamente produtos e serviços que contribuam para a sua saúde e bem-estar. Nesse sentido, a sua empresa deve adequar os seus produtos ou serviços às novas necessidades e expetativas e tornar-se numa parceira de bem-estar dos seus clientes, independentemente da área de atividade!
- Sabia que a compra de equipamentos para desporto pela Internet aumentou? E que a abordagem holística e a pesquisa por temas relacionados com ioga, mindfulness e meditação, também?
5. Invista em produtos e serviços de qualidade para o consumidor pós-pandemia
A COVID-19 deixou as pessoas mais fragilizadas e criou um consumidor mais exigente que não poupa esforços, nem tempo para se informar sobre os produtos ou serviços de que necessita: experimenta-os, compara-os, pondera a compra e racionaliza. Daí que a sua empresa se tenha de preocupar, hoje mais do que nunca, com a qualidade dos produtos e serviços que vende e com a fidelização dos clientes.
- Qualidade, durabilidade, relevância, serviços agregados, multiplicidade de canais de venda e cumprimento de prazos são alguns dos requisitos fundamentais para a sua empresa conquistar estes consumidores mais exigentes.
6. Mostre o seu diferencial face à concorrência
Esqueça as compras por impulso! Já eram! Atualmente o consumidor não compra de forma irrefletida, ele racionaliza e pondera as suas compras avaliando as vantagens e desvantagens de cada produto e serviço. E a sua empresa não tem outra solução senão mostrar-lhe de forma irrefutável quais os benefícios da sua oferta e diferencial face à concorrência.
- Agora estão em alta produtos e serviços que facilitam a vida dos consumidores e não artigos irrelevantes que não acrescentem nada ao seu dia a dia.
7. Apresente-se como uma empresa solidária
Nos últimos meses notou-se que os consumidores passaram a preferir empresas e marcas que contribuem de alguma forma para acabar com a proliferação do novo coronavírus. Aliás, os próprios consumidores estão mais solidários e mais preocupados com o bem comum. Pelo que, para atrair a sua atenção pode ser necessário reavaliar os valores, missão e visão da sua empresa.
- Menos individualistas, os novos consumidores preferem empresas solidárias, transparentes e ágeis, que antes de mais, se unam aos seus clientes e concorrentes para lutar contra um inimigo comum: a pandemia!
8. Contribua para a sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade ambiental já era uma preocupação do consumidor moderno, mas o novo coronavírus e as novas motivações relacionadas com segurança e bem-estar pessoal, levaram-no a valorizar ainda mais empresas amigas do ambiente e produtos orgânicos.
- Com 45% dos consumidores a optar por fazer compras mais sustentáveis neste estado de calamidade, a sua empresa também deve investir em produtos e serviços mais sustentáveis.
Se não consegue seguir todas estas dicas para atrair os seus novos clientes, os consumidores pós-pandemia, há uma coisa que pode fazer e não lhe vai custar (quase) nada: apostar em Marketing Digital para garantir o aumento da notoriedade da sua empresa, o aumento dos canais de venda, o aumento da publicação de conteúdos relevantes e, claro, o aumento de novos clientes!
Para mais informações, contacte a Sanzza.