Venha descobrir como definir estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas

Medicina dentária, pediatria, oftalmologia, psicologia, fisioterapia… Se presta um serviço relacionado com saúde e bem-estar, precisa de conseguir definir as melhores estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas. E sabe porquê? Porque os seus pacientes e potenciais pacientes passam cada vez mais tempo na Internet, inclusive a pesquisar por informação sobre os seus serviços, com altas expectativas em relação a uma comunicação por parte dos médicos e técnicos de saúde, fora da consulta presencial!

 

Dados do motor de busca Google revelam que 7% de todas as pesquisas diárias são relacionadas com saúde, com cerca de 70.000 pesquisas de saúde a serem realizadas a cada minuto, o que nos permite dizer que, genericamente, 1 em cada 20 utilizadores que pede ajuda ao Google, procura por uma solução para um problema de saúde! Por isso, estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas são fundamentais para o negócio ganhar competitividade e crescer.

O que são estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas?

São todas as ações desenvolvidas no formato digital que têm por objetivo aumentar o alcance e reputação de uma clínica médica, divulgando os seus serviços, conquistando e fidelizando mais pacientes e aumentando as vendas.

Exemplos de estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas

Existem várias estratégias de Marketing Digital muito eficazes para clínicas médicas, nomeadamente:

  • Site profissional, o pilar de qualquer estratégia na Internet, para apresentar todas as informações sobre a clínica, sobre os serviços e sobre as equipas médicas, transmitindo confiança e segurança aos pacientes e posicionando melhor a clínica médica nos resultados do Google.
  • Blog institucional para divulgar conteúdos ricos e valiosos para os pacientes e potenciais pacientes, para aumentar o tráfego orgânico para o site da clínica médica e melhorar a sua imagem profissional.
  • Marketing de Conteúdo para atrair e reter pacientes através da criação de conteúdos relevantes que deem resposta aos problemas dos utilizadores.
  • Otimização SEO para motores de busca, para melhorar o ranqueamento e colocar as páginas da clínica médica no topo dos resultados de pesquisa do Google.
  • Redes Sociais para manter um perfil ativo e informativo nas plataformas preferidas dos seus pacientes, aumentar o alcance da marca e, claro, gerar likes, comentários e partilhas.
  • E-mail Marketing para comunicar e se relacionar com determinada base de dados de forma segmentada e personalizada.
  • Publicidade online para promover os serviços de forma imediata e com uma excelente relação custo/benefício, se comparada com a publicidade em meios de comunicação tradicionais. Ainda assim, em publicidade médica há que atender ao código de ética e legislação em vigor!

Como definir estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas?

Basicamente, com um planeamento que envolva 7 etapas:

1. Estudar a empresa, concorrência e mercado de atuação

A primeira etapa para definir estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas é a análise da própria empresa (pontos fracos e fortes), da concorrência e do mercado de atuação para identificar oportunidades e ameaças.

2. Definir o público-alvo

A seguir deve definir bem o seu público-alvo para poder desenhar uma persona (paciente ideal) através de informações sobre localização, idade, género, educação, escolaridade, interesses, poder económico, problemas de saúde, etc.

3. Entender a jornada do paciente ao longo do funil de vendas

Na fase de planeamento, também é fundamental estudar a jornada do seu paciente, ou seja, o “caminho” que ele percorre até decidir agendar uma consulta para criar estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas que cheguem à pessoa certa no momento certo… e se traduzam em conversões! Nesse sentido, deve entender que pacientes estão na fase de tomada de consciência procurando no Google por informações para os sintomas que estão a sentir; que pacientes já estão a pesquisar por clínicas médicas para resolver o seu problema; que pacientes estão a agendar consulta; que pacientes estão a avaliar a consulta ou tratamento e que pacientes estão a ser acompanhados após a primeira consulta ou a considerar regressar, sempre que necessário.

4. Traçar objetivos realistas

Quer aumentar a faturação da sua clínica? Conquistar mais pacientes? Melhorar a reputação? Atrair mais visitantes para o site e “amigos” para o Facebook? Independentemente dos seus objetivos de Marketing Digital, eles devem ser traçados com rigor, de forma realista e de modo mensurável. Por exemplo: aumentar a faturação da clínica médica em 10% neste trimestre, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

5. Estabelecer um orçamento de Marketing Digital

Para definir estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas, também terá de estabelecer um orçamento de Marketing Digital, até porque é com o custo do investimento que consegue calcular o ROI (ou retorno do investimento) para se assegurar de que os objetivos foram cumpridos.

6. Selecionar os canais de comunicação

Site, blog, email, redes sociais, publicidade… Selecione os canais de comunicação da sua estratégia de acordo com o perfil de público-alvo, com os resultados da sua análise de mercado e o budget disponível.

7. Começar a produzir conteúdos!

Por fim – e independentemente da estratégia escolhida – tem de começar a produzir conteúdos relevantes para a sua audiência, ajustados a todas as etapas dentro do seu funil de vendas e a todos os perfis de pacientes

Quer começar uma estratégia sem passar por estas etapas? Completamente fora de questão! Mas propomos-lhe o seguinte: delegar numa agência especialista em Marketing Digital para clínicas médicas como a Sanzza, o planeamento das suas estratégias para assegurar o melhor retorno do investimento. Entre em contacto!

Notícias Recentes

Archives

Categories