Dicas para melhorar os resultados em campanhas Google Ads

dicas-para-melhorar-os-resultados-em-campanhas-google-ads

Queria aumentar a notoriedade da sua marca? Promover os seus produtos e serviços de forma imediata? Alcançar resultados rapidamente? Não conseguiu e agora a culpa é do Google?! Olhe que não! Se as suas campanhas Google Ads não estão a atingir os resultados esperados é porque não está a seguir algumas dicas úteis para impulsionar anúncios pagos.

É importante não desprezar estratégias de Marketing Digital com efeito a médio/longo prazo, como artigos de blog, publicações em redes sociais e envios de E-mail Marketing, mas se quer aparecer no topo do Google já de seguida, aceite o conselho: invista ou continue a investir em campanhas Google Ads que trazem resultados de forma imediata… se seguir as nossas dicas!

13 Dicas para melhorar os resultados em campanhas Google Ads

Todos sabemos que o Google Ads é o modelo de publicidade mais popular entre os anunciantes na Internet, mas não é fácil trabalhar com links patrocinados e desenvolver campanhas de sucesso. Deixe-nos ajudar!

Organize as campanhas por tópicos

Tudo ao molho e fé em Deus? Nem pensar! As suas campanhas Google Ads devem estar organizadas por tópicos, ou seja, deve existir uma campanha específica para cada produto ou serviço.

Reduza as palavras-chave

Tem uma lista com bastantes palavras-chave relevantes para o seu negócio? Bom, o ideal é começar a reduzir para um pequeno grupo, porque palavras-chave mais especificas dão melhores resultados.

Use as palavras-chave no anúncio

Use as palavras-chave escolhidas para segmentar a sua campanha, no título do anúncio e no conteúdo da descrição.

Otimize para palavras-chave negativas

Não desperdice o seu dinheiro em cliques de utilizadores não qualificados! Adicione palavras-chave negativas à sua segmentação em campanhas Google Ads para excluir alguns termos dos resultados de pesquisa. Por exemplo, se vende baterias para automóveis, não lhe interessam palavras como “smartphone” ou “computador”, entre outras palavras que poderiam induzir os utilizadores em erro.

Não duplique as palavras-chave

Os seus anúncios a concorrer entre si? É o que vai acontecer se usar a mesma palavra-chave em campanhas diferentes. Por isso, comece a remover as palavras-chave duplicadas, haverá seguramente outra versão que pode utilizar.

Escolha o melhor tipo de correspondência de palavras-chave

Você decide, claro, mas temos de o avisar que a correspondência ampla de palavras-chave aceita sinónimos e a exibição por qualquer ordem, e por isso pode acabar por gerar cliques por parte de utilizadores que não estão interessados no seu produto ou serviço. Por outro lado, a correspondência de frase permite que o seu anúncio apareça apenas a pessoas que escreveram uma frase que corresponde exatamente à que você indicou. E a correspondência exata, como o nome indica, significa que as palavras têm de corresponder exatamente à sua frase, e por isso garante que só recebe cliques do seu público-alvo. No fundo, consegue controlar os utilizadores se afunilar a correspondência de palavra-chave, mas a sua audiência vai sendo bem menor.

Pense em palavras-chave diferentes para os utilizadores de smartphones

Com o smartphone a ser mais privilegiado do que o computador para acessos à Internet, convém pensar na forma como os utilizadores de equipamentos móveis escrevem (ou falam) nas suas pesquisas, antes de fechar campanhas no Google Ads. Nesse sentido, há pelo menos dois fatores que deve levar em linha de conta. Primeiro, o aumento das pesquisas por voz que, regra geral, são feitas através de frases completas, como: “qual o restaurante italiano mais perto de mim?” em vez de “restaurante italiano Porto”. Segundo, os utilizadores de equipamentos móveis são muito despachados quando fazem as suas pesquisas por escrito: usam as chamadas palavras-chave de cauda curta, expressões simples e até abreviaturas!

Crie anúncios diferentes para cada fase do funil de vendas

Se os seus potenciais clientes tanto podem estar no topo, no meio ou no fundo do funil de vendas, é importante ter campanhas Google Ads diferentes e personalizadas para cada estádio: do conteúdo para o utilizador que não percebeu que tem um problema por resolver ao conteúdo para o utilizador que está preparado para comprar.

Direcione os anúncios para a página certa

Está a direcionar os utilizadores que clicam nos seus anúncios para o seu site ou loja online? E ainda não experimentou direcioná-los para landing pages ou páginas específicas dos produtos/serviços que está a promover? Esta estratégia é capaz de gerar maiores taxas de conversão, porque as pessoas preferem ser encaminhadas para conteúdos bem alinhados com as suas necessidades.

Ajuste de acordo com a geolocalização

Tem um negócio local? Então tem de ajustar as suas campanhas Google Ads de acordo com a geolocalização dos utilizadores ou o sítio onde se encontram, e também de acordo com as peculiaridades culturais e comportamentais de cada região. A segmentação por área geográfica, além de ajudar a reduzir ou pelo menos controlar os custos dos anúncios, impulsiona as suas campanhas e alavanca as vendas!

Teste, teste, teste

Antes, durante e depois da campanha estar online, é importante testar: criando diferentes versões do anúncio para ver qual é que tem o melhor desempenho a nível de palavras-chave, conteúdos, imagens e links. Lembre-se que o sucesso das suas campanhas Google Ads depende de muitos testes e otimizações!

Monitorize

Por fim, é importante acompanhar e monitorizar de perto a performance dos anúncios das campanhas Google Ads para poder ajustar em tempo real — se necessário — e melhorar os resultados.

Priorize campanhas com melhor desempenho

Ao monitorizar, vai perceber quais são as campanhas com melhor desempenho e é nessas campanhas que deve apostar grande parte do seu budget para anúncios pagos de forma a maximizar o retorno. Depois, quando perceber que já têm o orçamento necessários para manter o bom desempenho, pode usar o restante budget em campanhas que estão a precisar de ajustes.

Se não conseguir implementar estas dicas para obter um bom retorno das campanhas Google Ads, contacte especialistas na criação, gestão, otimização e análise de campanhas Google Ads, como a Sanzza!

Notícias Recentes

Archives

Categories