Sanzza – Creative Agency

Ano novo, vida nova: 6 dicas para o seu site institucional em 2020

melhorar-um-site-institucional

Milhares de portugueses fazem pesquisas na Internet para encontrar respostas para as suas dúvidas. Por isso, ter um Site institucional não é uma opção, é uma obrigação. E ler este artigo para melhorar um Site institucional, é a melhor solução para começar a responder aos avanços tecnológicos que arrastam com eles os utilizadores modernos, propensos a alterarem constantemente os seus comportamentos online, mostrando-lhe que não basta ter um Website: é necessário ter um Site de qualidade que responda às expetativas dos consumidores!

Se está a pensar em passar à frente este artigo com dicas para melhorar um Site institucional porque pretende adiar por mais um ano ou dois a renovação do Website da sua empresa, saiba que não é boa ideia colocar a inovação em stand by. Particularmente quando, segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, mais de 80% dos agregados familiares em Portugal acedem à Internet. Quando a proporção de utilizadores da Internet está a aumentar, inclusive com a participação em redes sociais e o acesso através de equipamentos móveis. Quando o aumento do comércio eletrónico é significativo? Quando a concorrência não olha a despesas para ficar um passo à frente? Por tudo isto, 2020 é o ano ideal para melhorar o Site da sua empresa. O que acontece se não o fizer? Bom, o seu Website não vai aparecer aos utilizadores interessados no seu produto ou serviço. Hum? Como diz? Os seus clientes não compram o seu produto pela Internet? Mas ninguém disse que este artigo se destina a empresas de e-commerce, apenas. Qualquer negócio pode e deve promover-se na Internet, quer venda online ou offline. E isso porque as pessoas procuram por tudo e por mais um par de botas na Internet. Repare que, até uma casa que supostamente não se compra numa transação online, pode (e costuma) ser encontrada na Internet, em sites de imobiliárias. E este é só um exemplo que mostra que o seu cliente, seja ele quem for, ínicia muitas vezes o ciclo de compra na Internet. E assim, é importante que implemente as nossas 6 dicas para melhorar um Site institucional

6 Dicas para melhorar um Site Institucional em 2020

 

1. Site mais rápido

Se sabe por experiência própria que os utilizadores da Internet são impacientes porque é que o seu Site continua lento, a desafiar a paciência das pessoas demorando 11 segundos a carregar? Torne o seu Website mais rápido, de modo a não perder clientes para a concorrência! Comece por averiguar a real velocidade da plataforma, se necessário recorrendo à empresa de Marketing Digital que lhe desenvolveu o Site ou a ferramentas que o próprio Google oferece. Se constatar que o carregamento é lento, invista já nesta primeira dica para melhorar um Site institucional, até porque – tome nota! – um Website que carrega rapidamente deixa os utilizadores satisfeitos e com a ideia de que por carregar tão depressa, o Site é mais profissional e confiável. E é mesmo!

2. Site responsive

Mesmo que só use o smartphone para fazer chamadas, enviar mensagens e distrair-se no Facebook, saiba que a maioria dos utilizadores faz bem mais do que isso: usa o telefone e o tablet para pesquisar na Internet, comprar online, etc. Assim, o seu Site precisa de ter um design adaptado ao tamanho de todos os equipamentos, de desktops a smartphones. Caso contrário, a experiência de navegação de quem acede através de equipamentos móveis será má e poderá levar a sua empresa a perder clientes. Felizmente existem formas de colocar o seu Site a funcionar em smartphones com facilidade, sendo que a alternativa em que mais confiamos é a de um Website responsive, que adapte automaticamente todos os elementos para o tamanho do ecrã do utilizador.

3. Responder às perguntas dos utilizadores

E tendo um site rápido e responsive, não pode falhar na missão de responder às perguntas dos utilizadores, não é verdade? Com milhares de pessoas a usar o Google para encontrar respostas, convém facultar no seu Site ou blog aquelas que a sua empresa pode e consegue dar. Como? Simples! Não importa se vende casas ou bijuteria, todos os produtos estão associados a uma pesquisa e por esse motivo, para a sua empresa ser encontrada na Internet deve investir na resposta às perguntas que são, supostamente, feitas pelos utilizadores nessa pesquisa. Por outras palavras, mesmo que uma imobiliária use a palavra-chave “venda apartamentos”, tem de pensar também nas perguntas que os consumidores podem fazer e dar-lhes resposta: “T2 centro de Lisboa” ou “moradias com piscina Porto”, por exemplo. E depois construir um conteúdo que dê efetivamente a melhor resposta para ter o melhor Site para os utilizadores… e o melhor Site para os robots do Google!

4. Publicar conteúdos de qualidade

E agora que está preparado para dar resposta às perguntas dos utilizadores quando pesquisam pelo seu produto/serviço, aproveite para publicar conteúdos de qualidade, sendo que um conteúdo de qualidade não é necessariamente um texto maravilhoso, mas um texto capaz de dar uma resposta. Por isso, mesmo que tenha jeito para escrever, se não entender o seu público-alvo e não conhecer bem o seu produto/serviço, não vai conseguir produzir conteúdo de qualidade para os seus utilizadores, porque não vai conseguir dar resposta às suas “dores”. Na verdade, só um excelente copy ou uma empresa de Marketing Digital com profissionais treinados para escrever para SEO (Search Engine Optimization) conseguem entregar-lhe esse resultado: conteúdos de qualidade e diferenciados que consigam atrair os utilizadores!

5. Trabalhar estratégias SEO

Na dica anterior para melhorar um Site institucional, falámos em SEO e vamos agora explicar, numa só frase, porque é que deve usar estratégias SEO: para garantir que as páginas do seu Site aparecem nas melhores posições possíveis dos resultados de pesquisa do Google. Logo, para aumentar o tráfego orgânico (não pago) através de estratégias SEO deve, resumidamente, melhorar o código, velocidade e funcionamento do Website em smartphones, conceber excelentes conteúdos e otimizá-los com SEO. E, ainda, se possível, adquira links externos que apontem para o seu site e invista em links patrocinados, entre outras táticas que podem levar a sua empresa ao topo do Google e a ter mais visitas.

E depois de implementar estas mudanças que podem melhorar um Site institucional ainda consegue medir os resultados: que páginas receberam mais visitas, quanto tempo as pessoas estiveram em cada página, qual a taxa de cliques, velocidade, etc. Só com uma monitorização constante consegue perceber – em tempo real – o que está a correr bem e o que deve alterar para não se afastar da rota dos excelentes resultados de Marketing Digital

6. Criar wireframes

E finalmente, a última dica para melhorar um Site institucional: criar wireframes, aqueles esboços da arquitetura ou esquemas gráficos do Site que são feitos antes de se iniciar a reforma do layout. O objetivo é definir o tipo de linguagem, conteúdo e estrutura do Website, mas também as interações dos utilizadores e, por isso, há que conhecer muito bem o público-alvo da empresa para renovar a arquitetura da informação, a estrutura de navegação e o layout.

Só depois de aprovados os wireframes – a simulação da forma como os visitantes veem as informações no seu Site – é que deve passar ao desenvolvimento em si, de modo que a hierarquia das páginas e os conteúdos reflitam a estratégia empresarial, mas também de modo a evitar erros e possibilidades de retrabalho. 

Nada como contratar uma empresa de Marketing Digital experiente para melhorar um Site Institucional. Dos wireframes ao conteúdo relevante, passando pela resposta às perguntas dos utilizadores e terminando na otimização SEO, responsividade e rapidez, a Sanzza consegue assegurar uma renovação de Site consistente e inovadora, capaz de aumentar a visibilidade e reputação da sua empresa.

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!