E-books para imobiliárias são perfeitos para gerar leads. Aí tem a resposta! Mas como ferramenta de Marketing Digital também são ótimos para atrair (e esclarecer) novos utilizadores, melhorar a reputação da agência, aumentar a conversão e em consequência, a faturação.
E-books para imobiliárias: conceito
E-books para imobiliárias são livros eletrónicos ou livros digitais feitos para serem lidos em equipamentos eletrónicos, como smartphones e computadores, que contém informação detalhada e de qualidade sobre algum ou alguns temas do interesse do público-alvo, que a eles pode ter acesso fazendo download gratuito do material (geralmente facultado em formato PDF). Por ser útil, interativo, dinâmico e fácil de ler, o e-book é uma importante estratégia de Marketing Digital para agências imobiliárias. Primeiro, consegue despertar o interesse de determinada audiência em fazer download. Segundo, aumenta a notoriedade de uma imobiliária. Terceiro, instrui os leads na direção da compra (ou venda).
E-books para imobiliárias: objetivo
Compra? Não, o principal objetivo dos e-books para imobiliárias é gerar leads através da chamada recompensa digital. Por outras palavras, a agência só disponibiliza o e-book com conteúdo de qualidade depois do utilizador preencher um formulário de contacto com alguns dados pessoais (na maioria das vezes, basta nome e e-mail). Preenchidas essas informações, a pessoa tem acesso imediato ao e-book e passa a ser uma lead qualificada da empresa!
O que acontece depois de se atingir o objetivo?
Depois, a agência imobiliária fica com mais um grupo de leads para acrescentar à sua base de dados, o que além de aumentar a lista de contatos, serve para entender em que fase do funil de vendas estas pessoas se encontram e que tipo de novos conteúdos estariam interessadas em receber. E assim sucessivamente… de modo que a agência imobiliária se torne uma expert na área de atuação, aumentando a faturação!
Principais vantagens dos e-books para imobiliárias
Se ainda tem as suas reservas acerca da importância dos e-books para imobiliárias, conheça as principais vantagens:
- Mesmo que tenha de preencher um formulário, o utilizador recebe o e-book num ápice, ao contrário de um livro convencional que o obriga a ir à loja para comprar ou esperar que a encomenda chegue. E os utilizadores modernos, adoram ter acesso a materiais práticos que não obriguem a grandes perdas de tempo!
- Os e-books são também versáteis e dinâmicos, ou seja, permitem que a sua agência coloque links para determinadas páginas do site ou blog (além de vídeos), o que melhora a experiência do utilizador… e a visibilidade e notoriedade da empresa.
- E por poderem conter links, aumentam também o tráfego orgânico para o site ou blog imobiliário, já que, não obstante fornecerem bastante informação (ou precisamente por isso), conseguem despertar o interesse do leitor, convidando-o a saber mais.
- Ao conduzirem mais pessoas até ao site, os e-books para imobiliárias geram mais leads que a seu tempo se poderão traduzir em clientes… e mais tarde em clientes fiéis.
- E por fim, apesar da venda direta não ser um dos objetivos dos e-books, a verdade é que ao oferecer um conteúdo valioso que responde a algum problema do potencial cliente, este acaba por consumir outros conteúdos e seguir ao longo do funil de vendas em direção a um contacto para arrendamento ou compra e venda de casa.
Como elaborar e-books para imobiliárias?
Não é a tarefa mais simples do mundo, até porque vai ter de encontrar um bom produtor de conteúdos com fortes conhecimentos sobre a sua área de atuação, mas se seguir este passo a passo não há como errar e deixar de gerar leads!
1. Persona
Não comece a escrever sem primeiro determinar quem é a persona ou cliente ideal da sua agência imobiliária (sexo, idade, localização, rendimento, escolaridade, interesses, problemas…) porque é para ele que vai dirigir o conteúdo.
2. Fase no funil de vendas
Não escolha um tema ao acaso! Analise a sua persona para perceber sobre que temas escrever de acordo com as fases dentro do funil de vendas em que os potenciais clientes se encontram, já que há pessoas que não estão a considerar (ainda) comprar casa e outras que já andam a algum tempo a procurar pela casa ideal, compreende?
3. Objetivo
Considere também o objetivo do e-book. Embora genericamente seja obter mais leads, cada conteúdo deve ter também um propósito mais específico. Por exemplo, um e-book sobre Vistos Golden pode ter como objetivo atrair investidores estrangeiros e um e-book sobre o mercado imobiliário em Matosinhos, atrair casais jovens à procura da primeira ou segunda casa.
4. Redação
A leitura do e-book deve ser leve e fluida e por isso ele deve ser escrito com toda a clareza e se possível, criatividade. Além disso, deve estar dividido em capítulos e subtítulos com bolds e bullets para chamar a atenção para as informações mais importantes.
5. Paginação
Para deixar o e-book mais atrativo, deve colocar imagens ou fotos de qualidade que ajudem a compreender o texto, bem como áudios, vídeos, infográficos, links e, claro, CTAs ou chamadas para a ação bem visíveis. Deve seguir também a identidade visual da sua empresa no layout, sem exagerar nos elementos visuais, e preferir um design responsivo (com boa legibilidade em qualquer tamanho de ecrã).
6. Envio
A seguir terá de decidir se o e-book é enviado por e-mail ou fica à disposição no site ou noutra plataforma específica na Internet.
7. Divulgação
Por fim, divulgue o e-book no seu site, blog, redes sociais, através de envios de E-mail Marketing e até em links patrocinados. Com o grande poder de segmentação do Marketing Digital, não vai ser difícil chegar às pessoas certas na hora certa e converter.
Precisando de ajuda para elaborar e distribuir os seus ebooks, contacte a Sanzza, uma agência de Marketing Digital especializada em imobiliárias.