Sanzza – Creative Agency

Email Marketing: como melhorar a comunicação com os seus clientes em três tempos!

email-marketing

São precisos apenas três tempos e alguma dose de empenho e de conhecimentos de Marketing Digital, para desenvolver uma estratégia de Email Marketing e aumentar conversões, atrair leads qualificados, conquistar novos clientes e fechar mais vendas. Caso tenha esses três tempos disponíveis, leia este artigo e implemente na sua empresa um contacto regular com o público através de email. Caso não tenha tempo disponível, leia este artigo e delegue a uma empresa de Marketing Digital.

É verdade que durante anos a fio, o Email Marketing foi visto como uma comunicação invasiva, mas hoje é considerado uma das melhores formas de interagir com clientes ou potenciais clientes, obter conversões e conseguir um maior retorno do investimento na Internet. Venha conhecê-lo melhor e perceber como implementar esta estratégia na sua empresa!

O que é Email Marketing?

Email Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem por objetivo encetar e manter uma comunicação de proximidade com uma audiência, através de email. 

Exemplos de Email Marketing

O Email Marketing pode ser usado para diversos fins, nomeadamente: enviar um novo artigo de blog, informar sobre épocas de saldos, sobre o lançamento de um produto, sobre alterações num site ou loja online, convidar para eventos, oferecer descontos, confirmar uma compra e, claro, vender produtos e serviços.

Vantagens do Email Marketing

  • O Email Marketing tem um grande alcance (consegue chegar a muitas pessoas) e tem um alcance previsível (consegue-se controlar quantas pessoas realmente abriram e viram o email).
  • Permite criar uma relação positiva e duradoura com o público e até criar autoridade junto dos utilizadores.
  • Ajuda na conversão de leads, porque através de envios periódicos e interessantes, é mais fácil manter uma marca em evidência para os seus potenciais clientes.
  • Tem um formato muito flexível, quer ao nível de texto como de layout e elementos gráficos.
  • Permite automatização (programar para disparar automaticamente) sem deixar de segmentar nem de personalizar as comunicações. 
  • Pode conseguir um retorno financeiro elevado, até porque não é preciso investir praticamente nada para começar a comunicar com o público por email.

Como fazer Email Marketing em três tempos?

Se ainda não encetou a sua estratégia de Email Marketing ou se já faz envios regulares de email aos seus clientes, mas sem grande sucesso quer a nível do aumento de notoriedade, quer a nível de conversões, incremento de vendas e/ou fidelização dos clientes que já tem… conheça os três tempos para fazer Email Marketing de forma eficaz.

1.º tempo para fazer Email Marketing | Criar uma lista de emails, definir objetivos, segmentar e calendarizar as ações

Criar uma lista de emails 

Criar uma lista de emails e mantê-la em constante crescimento e atualização não é fácil, mas é o primeiro passo a dar rumo ao Email Marketing de sucesso. Assim, aproveite todos os seus canais online para solicitar o email aos seus visitantes. E lembre-se, não basta colocar um pop-up ou formulário no seu site para que os visitantes deixem o seu endereço de email, é necessário oferecer algo em troca como um conteúdo de qualidade (ebook, artigo de blog, infográficos, white paper, vouchers de desconto, etc).

Definir objetivos

Agora que tem uma lista de emails bem gordinha, está na hora de começar a definir os seus objetivos de Email Marketing e ter em conta que pode fazer envios para diferentes públicos com diferentes resultados. Por exemplo, ganhar notoriedade, fazer uma pesquisa de mercado, conquistar leads, fidelizar clientes, aumentar as vendas… 

Segmentar

Para as suas campanhas de Email Marketing terem resultados positivos, deve segmentar, ou seja, dividir a sua base de dados em pequenos segmentos ou grupos com características idênticas (sexo, idade, profissão, interesses, localização ou prospect, lead, cliente, etc). A ideia é conseguir personalizar os conteúdos, indo ao encontro do que essas pessoas querem receber na sua caixa de correio.

Calendarizar

Depois de definir os objetivos da sua estratégia de Email Marketing, deve calendarizar as ações, anotando o tipo de conteúdos a enviar e a data, ou seja, definindo temas e periodicidade, não esquecendo que os envios devem ser constantes e em horários pré-definidos. É claro que a frequência de envio, o dia e hora da semana em que vai fazer o seu Email Marketing varia consoante o tamanho e tipo de negócio e também de acordo com a audiência, e é por isso deve testar o máximo de horários possíveis, para chegar à frequência, dia e hora mais adequada para os seus clientes. Repare que a calendarização é a melhor forma de otimizar os seus envios e garantir organização e eficácia nesta estratégia de Marketing Digital.

2.º tempo para fazer Email Marketing | Elaborar conteúdos relevantes

E agora sim, está preparado para fazer o seu primeiro envio de Email Marketing… ou quase! Falta elaborar os conteúdos, não é verdade? Pois, bem! Tanto pode enviar um artigo do seu blog, como uma campanha promocional, o que importa é que o conteúdo seja pertinente para a pessoa que o vai receber, mas independentemente do tipo e objetivo de cada conteúdo, existem algumas regras básicas a que deve atender se quiser que os seus emails sejam abertos, lidos e clicados:

Título

O título do email é um dos elementos mais importantes porque, independentemente de ter ou não um bom conteúdo para oferecer, se o título não despertar curiosidade, ninguém o vai ler. Ainda assim, apesar de criativos, os seus títulos não devem ser sensacionalistas nem fugir ao conteúdo do email. Devem, ao invés, ter poucas palavras e usar, se possível, o nome da pessoa em causa para gozarem de uma melhor taxa de abertura.

Texto

Relativamente ao texto do email, lembre-se em primeiro lugar de que os seus contactos não têm muito tempo disponível para ler os conteúdos enviados pela sua empresa… e seja breve! Os textos curtos e objetivos que vão diretos ao ponto, são os melhores.

Call-to-action

Caso pretenda que os seus leitores cliquem em determinado link do email para serem direcionados, por exemplo, para o seu site ou loja online, deve colocar um call-to-action no final do texto, de forma clara, e se possível usando cores contrastantes para que não escape nem ao leitor mais distraído! 

Design

O design também é das melhores formas de chamar a atenção do seu público e por esse motivo não o pode descurar. Invista num bom design, com layout simples e responsive, capaz de causar impacto e proporcionar retorno do investimento. Além disso, o design deve ser coerente em todos os seus canais de comunicação para que haja uma identificação visual imediata da sua marca.

3.º tempo para fazer Email Marketing | Monitorizar os resultados

E por fim, o último tempo para fazer Email Marketing de sucesso, acontece depois do envio: analisar os resultados! É fundamental que monitorize a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão para perceber se a sua estratégia de Email Marketing está a atingir o resultado esperado. Se não estiver, através das indicações da monitorização consegue entender onde falhou e efetuar as devidas correções.

Se precisar de ajuda para criar, desenvolver, manter e monitorizar os seus envios de Email Marketing, contacte a Sanzza! Seja através de conteúdo informativo, didático ou comercial, garantimos-lhe o desenvolvimento de relacionamentos de forma personalizada com clientes e potenciais clientes e… um bom retorno desse investimento!

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!