Como elaborar uma estratégia de palavras-chave e colocar a sua empresa no mapa?

Muitas vezes, a palavra-chave é o que separa o problema do seu potencial cliente da solução que a sua empresa oferece. Assim, é necessário elaborar uma estratégia de palavras-chave de sucesso, para o seu negócio ser encontrado na Internet e realizar mais vendas.

Mas… o que é uma estratégia de palavras-chave?

Bom, antes de lhe explicarmos o que é uma estratégia de palavras–chave, importa dizer o que são palavras-chave (ou keywords). São termos compostos por uma ou mais palavras que resumem o assunto de determinado conteúdo. Por exemplo: “Marketing” é uma palavra-chave, mas “Marketing Digital” ou “como elaborar estratégias de Marketing Digital” também.
Na verdade, e aproveitando o exemplo, as keywords são fundamentais em Marketing Digital para otimizar um site ou uma página web com estratégias SEO para motores de busca, e assim atrair mais visitantes através dos resultados de pesquisa apresentados pelo Google (e outros motores de busca). Portanto, as keywords são os termos que os utilizadores usam para fazer as suas pesquisas e encontrar as melhores respostas.
Ora, tendo isto em mente, torna-se mais fácil perceber o que é uma estratégia de palavras-chave. É ir mais além da otimização SEO e pesquisar por alguns termos ou expressões de modo a ranquear no Google e aparecer nos resultados de pesquisa. É algo relacionado inerentemente com o negócio e com o comportamento dos consumidores e que inclui uma série de elementos ou passos a dar para alcançar resultados incríveis, sobre os quais vamos falar já de seguida!

Como elaborar uma estratégia de palavras-chave?

Não basta ter algumas palavras-chave sobre a sua área de atuação no menu “Sobre nós” e algumas palavras-chave sobre o seu produto no menu “Produtos” do site. É necessário criar uma estratégia de palavras-chave consistente. Até porque os utilizadores não usam sempre a mesma palavra-chave para determinado assunto nas suas pesquisas, e também têm formas diferentes de pesquisar por um produto ou serviço na Internet. Logo, deve tomar nota deste passo a passo e apostar numa estratégia de palavras-chave forte para atrair mais cliques e aumentar as conversões e as vendas da sua empresa.

1. Conheça o seu público-alvo

A taxa de cliques nos seus conteúdos e as entradas no seu site, de pouco valem se não estiver a atrair as pessoas corretas, aquelas que estão verdadeiramente interessadas no seu produto ou serviço. Por isso, convém assegurar que fala diretamente com o seu público-alvo para ganhar cliques que resultem em vendas. E é por isso que, antes de começar a criar a sua lista de palavras-chave, deve estudar o seu público-alvo:

  • Dados demográficos: sexo, idade, localização…;
  • Nível de educação e instrução;
  • Interesses e ocupações;
  • Comportamento online (e offline);
  • Referências culturais;
  • Desejos e necessidades;
  • Dificuldades e problemas que enfrentam;
  • Soluções que procuram na Internet.

Estudando o seu público-alvo, consegue chegar aos termos mais ajustados e fazer um plano de palavras-chave eficaz, focado nos termos certos, para as pessoas certas!

2. Defina objetivos claros

Para criar uma estratégia de palavras-chave de sucesso tem de definir objetivos claros, de acordo com as metas SMART: objetivos específicos (specific), mensuráveis (measurable), atingíveis (achievable), relevantes (relevant) e com prazo determinado (time-bound). Por exemplo, para…

  • Promover determinado produto;
  • Aumentar a notoriedade da marca;
  • Reduzir custos;
  • Expandir o negócio;
  • Alcançar um novo nicho de mercado;
  • Conquistar mais leads;
  • Aumentar as conversões;
  • Impulsionar as vendas;
  • Fidelizar clientes.

Mais informação sobre como definir metas SMART, aqui!

3. Escolha palavras-chave relevantes

Todas as expressões que colocar na sua lista de palavras-chave têm de ser relevantes para o seu negócio e para o seu público-alvo, ou seja, têm de estar ajustadas ao conteúdo do site e também às expetativas dos utilizadores. Só dessa forma, oferecendo aos utilizadores o que eles realmente procuram através das palavras-chave certas, é que obtém ganhos para a sua empresa.

4. Tenha palavras-chave para todas as etapas do funil de vendas

Também tem de escolher palavras-chave para todas as etapas do funil de vendas da sua empresa, porque nem todas as pessoas estão na última fase da tomada de decisão. Algumas estão na primeira etapa (tomada de consciência) e outras na segunda etapa (consideração), mas também precisam de conteúdos esclarecedores. Por exemplo, se a pessoa escreve “Marketing” no motor de pesquisa, ainda está na primeira etapa, e possivelmente nem ela própria sabe o que procura, mas se escreve “agência de Marketing Digital no Porto” está na última etapa e sabe bem o que procura. No entanto, você pode e deve usar as duas keywords para atrair mais visitantes, amadurecer os potenciais clientes, nutrir leads… e depois influenciar a decisão de compra!

5. Verifique o valor de cada palavra-chave

Há outra questão que deve considerar na escolha das palavras-chave, particularmente se estiver a considerar fazer campanhas pagas: a competição! Sim, porque há palavras-chaves mais valiosas, mais lucrativas e mais propensas à conversão do que outras. E você pode descobrir quais são, usando ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o Keyword Planner ou Ubersuggest, que sugerem palavras-chave, fornecem o volume de pesquisa e o custo estimado para cada uma.

6. Prefira palavras-chave de cauda longa

Lembra-se da palavra-chave “Marketing” que utilizámos como exemplo? É uma palavra-chave de cauda curta (só uma palavra) que não traz resultados tão expressivos como a palavra-chave de cauda longa “agência de Marketing Digital no Porto”. Apesar de ter menos volume de pesquisa, esta keyword responde aos utilizadores mais avançados no funil de vendas.

7. Analise a concorrência

Estamos quase na reta final deste passo a passo para elaborar uma estratégia de palavras-chave de sucesso, mas falta sugerir uma análise da concorrência para ver que palavras-chave estão a funcionar… e quais não estão a funcionar. Aqui a ideia não é tanto copiar as palavras-chave mais eficazes, mas sim superar a concorrência.
Portanto, verifique quais são os termos que os seus concorrentes estão a utilizar e qual o desempenho dessas keywords. Se o desempenho for bom, também as poderá incluir na sua estratégia, inclusive através de variações e inversão de termos. Por exemplo, poderá utilizar termos que variam como “carro” e “automóvel” e termos inversos, como “novos” e “usados”. A proposta é encontrar um diferencial face à concorrência, adequando sempre as suas keywords à realidade do negócio e às características do seu público.

8. Monitorize a performance das palavras-chave

Se uma palavra-chave é bem ranqueada, traz mais oportunidades à sua empresa. No entanto, como pode perceber se uma palavra-chave é bem ranqueada, numa época em que os utilizadores mudam os hábitos de consumo e as formas de fazerem as suas pesquisas? A resposta é simples: utilizando ferramentas de monitorização para avaliar a performance das palavras-chaves periodicamente — já que uma keyword que está a funcionar muito bem hoje, pode ter de ser substituída daqui a um mês.

Como vê, elaborar uma estratégia de palavras-chave de sucesso não é muito difícil, mas alinhar os conteúdos com as keywords para atingir os seus objetivos de otimização SEO e Marketing de Conteúdo pode ser mais complicado e exigir a contratação de um parceiro especializado nesta matéria, como a SANZZA!