Faça já um planeamento de Gestão de Redes Sociais ou pare de reclamar!

Em vez de reclamar a falta de resultados, se já percebeu que não pode sair por aí a publicar conteúdos ao calhas, este artigo sobre planeamento de Gestão de Redes Sociais vem mesmo a calhar!

 

Uma boa estratégia de Gestão de Redes Sociais é fundamental para atingir o seu público-alvo na plataforma correta, com os conteúdos mais relevantes, nos formatos indicados e já agora… no dia e hora mais adequada para gerar interação! Porém, se está a dar os primeiros passos em social media, é natural que precise de uma ajuda para elaborar uma estratégia vencedora, capaz de atingir os seus objetivos de Marketing Digital, evitar erros e ultrapassar algum obstáculo que possa surgir no caminho. Venha conhecê-la!

Porque deve fazer um planeamento de Gestão de Redes Sociais?

Porque não basta produzir conteúdos interessantes para fomentar interações com a sua audiência. É preciso destacar-se da concorrência (que também publica conteúdos interessantes) através de uma estratégia certeira a nível de canais, ferramentas e conteúdos que melhorem a presença digital da sua empresa. Além disso, um planeamento de Gestão de Redes Sociais ajuda a simplificar e otimizar o tempo da sua equipa de Marketing Digital, já que uma estratégia eficiente prevê o agendamento prévio de publicações consistentes para fidelizar o seu público-alvo. E por fim, uma boa Gestão de Redes Sociais melhora os resultados do seu negócio porque aumenta a visibilidade da marca, atrai mais utilizadores, garante bons níveis de interação e amplia as vendas.

Como fazer o planeamento de Gestão de Redes Sociais?

Como se costuma dizer, “depressa e bem não há quem”, mas também não é assim tão complicado elaborar uma estratégia de Gestão de Redes Sociais que abra caminho para alcançar – e depois encetar e manter – um relacionamento com o seu público-alvo. Para tal, deve começar por definir metas de Marketing Digital para as suas redes sociais, de curto, médio e longo prazo, quantificáveis e mensuráveis. A seguir, deve determinar qual é o melhor caminho para alcançá-las, tendo em conta os pontos fortes e as oportunidades da sua empresa, mas também os pontos fracos e as ameaças da concorrência. Depois, produzir conteúdos (incluindo conteúdos pagos, se assim o desejar) de acordo com os interesses da sua persona e definindo a linha editorial e o tom de comunicação mais adequado a cada plataforma. A criação de uma estratégia para redes sociais é fundamental para interpretar as métricas de Marketing Digital, considerar algumas mudanças e melhorar continuamente os resultados. Tome nota do passo a passo para gerir as suas redes sociais!
 

1. Defina objetivos

O rumo da estratégia de Gestão de Redes Sociais é ditado pelos objetivos que deseja alcançar e que tanto podem estar relacionados com o reconhecimento da marca, como com o aumento das vendas, das conversões ou das leads qualificadas, entre outros propósitos. O ideal é determinar o que é mais importante, neste momento, para a sua empresa e não tentar alcançar todos os objetivos desejáveis de uma assentada.

2. Defina KPIs

Já definiu os objetivos? Então é tempo de escolher os KPIs ou indicadores de performance mais adequados para atingir esses objetivos e para confirmar se a sua estratégia está a ser bem-sucedida. Por exemplo, pode definir um KPI para ver o alcance de uma publicação, se o seu objetivo for o aumentar o reconhecimento da marca, ou um KPI para ver o número de cliques num link, se desejar aumentar o tráfego para a sua loja online. Portanto, independentemente do seu objetivo, é importante olhar para os números diretamente relacionados, para perceber se está no bom caminho… ou se precisa de mudar de direção.

3. Identifique o seu público-alvo

Identifique também o seu público-alvo, seja através de pesquisas de mercado ou da sua própria base de dados de clientes, de forma a conduzir a sua estratégia de Marketing Digital para redes sociais de forma assertiva, atingindo em cheio o seu potencial cliente!

4. Escolha as redes sociais

Depois de identificar o seu público-alvo consegue compreender quais são as redes sociais preferidas dos seus potenciais clientes (aquelas onde mais interagem) e desse modo, escolher com maior clareza as plataformas onde a sua empresa tem de marcar presença. Entretanto, lembre-se que as redes sociais não são todas iguais! Cada uma pede um tipo de abordagem específica, com recursos e ferramentas adequadas.

5. Otimize os perfis

Agora que escolheu as redes sociais, deve criar e otimizar os perfis do seu negócio, atendendo à imagem institucional, preenchendo ao pormenor a descrição da empresa, referindo de forma atrativa os seus produtos/serviços e incluindo links para o seu site ou loja online. Desta forma, proporciona uma melhor experiência de utilização, que só pode ampliar a notoriedade do negócio.

6. Produza conteúdo

Agora sim, pode começar a produzir conteúdos relevantes para a sua audiência, tendo em conta o canal, mas também o tema, tipo, formato e frequência de publicação definida no seu plano de Gestão de Redes Sociais.

7. Elabore um calendário editorial

Os seus conteúdos devem estar inseridos num calendário editorial que faz a programação, com dia e hora, das publicações em todas as redes sociais. Desta forma, melhora o planeamento e otimiza o seu tempo, preparando com antecedência, por exemplo, fotos e vídeos institucionais que possam demorar mais tempo para serem produzidos.

8. Analise os resultados

E por fim, analise os resultados do seu planeamento de Gestão de Redes Sociais para perceber quais foram as ações que atingiram os objetivos definidos e quais foram as ações ou decisões que precisam de ser ajustadas ou mesmo eliminadas. A monitorização constante dá um feedback valioso que permite um estudo sistemático de informações sobre o comportamento dos utilizadores, que pode evitar erros maiores.

Gostou do nosso passo a passo para criar um plano para redes sociais, mas não têm recursos humanos ou técnicos para assegurar a estratégia mais indicada para gerar leads e alavancar as vendas? Contacte a Sanzza!

  •  Da planificação e definição da estratégia de redes sociais ao posicionamento, calendarização de publicações, elaboração e partilha de conteúdos e medição de resultados, a Sanzza pode ajudá-lo a aumentar o alcance e visibilidade, gerar mais interações e conversões e até aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços!

Notícias Recentes

Archives

Categories