Não deixe os clientes fugirem! Conheça as vantagens de criar um funil de vendas para e-commerce

O que faz o seu potencial cliente entre o momento em que toma conhecimento da existência da sua loja online e o momento em que clica em “comprar”? Só vai conseguir responder a esta pergunta depois de implementar um funil de vendas para e-commerce!

Além de ajudar a compreender cada etapa da jornada de compra do utilizador, o funil de vendas constrói uma relação de confiança que convence o potencial cliente a avançar rumo à tomada de decisão.

O que é um funil de vendas para e-commerce?

Funil de vendas para e-commerce ou para qualquer outro tipo de negócio, é um modelo de representação estratégica da jornada do cliente, desde o momento em que conhece o negócio até ao momento em que compra (e até mesmo depois disso, no pós-venda). Por outras palavras, o funil de vendas ajuda uma empresa a dividir o percurso percorrido pelos seus clientes em etapas bem definidas de modo a otimizar os esforços para mostrar aos consumidores que o seu produto é a melhor solução para resolver determinado “problema”.

Etapas do funil de vendas para e-commerce

Embora as etapas do funil de vendas possam variar consoante o modelo de vendas de cada loja online, é comum a divisão em 4 fases, do topo ao fundo do funil:

1. Atenção

Nesta primeira etapa estão os consumidores que até à data desconheciam a sua loja online, mas que chegaram até ela devido aos seus esforços a nível de links patrocinados ou conteúdos relevantes no blog e redes sociais, entre outros exemplos de estratégias de Marketing Digital.

2. Interesse

Nesta segunda etapa estão os consumidores que já ouviram falar da sua loja online e dos seus produtos, mas que ainda estão a considerar a compra.

3. Decisão

Nesta terceira etapa estão os consumidores (leads) que já sabem que o seu produto pode resolver o problema e que por isso procuram mais informações a respeito – como preços e condições de entrega – antes de clicarem em “comprar”.

4. Ação

Nesta quarta e última etapa estão os clientes que acabam de fazer a compra, mas também aqueles consumidores que desistiram e que por isso têm de voltar a ser incluídos em campanhas de marketing para manter a imagem da marca presente.

Qual é o objetivo do funil de vendas para e-commerce?

Como qualquer outro tipo de funil, o funil de vendas para e-commerce tem por objetivo conduzir o consumidor em direção ao fundo, ou seja, em direção à compra, transformando potenciais clientes em clientes fiéis. Para atingir esse objetivo, a sua loja online precisa de conquistar os consumidores logo nas primeiras etapas do funil de vendas e passar uma ideia de credibilidade e confiança que facilite – a dada altura – a tomada de decisão de compra. Lembre-se também que a maioria dos consumidores dá prioridade a e-commerces que já conhece e nos quais se sente segura para fechar negócio, e ter um funil de vendas é oferecer essa experiência positiva durante a jornada de compra para mais tarde aumentar a carteira de clientes.

Vantagens do funil de vendas para e-commerce

Até agora já percebeu que o funil de vendas para e-commerce é fundamental para acompanhar os consumidores ao longo da sua jornada de compra, mas quais são as vantagens de implementar um funil na sua loja online? É sobre isso que vamos falar de seguida!

  • Otimiza o processo de gestão

Se definir as suas estratégias de Marketing Digital de acordo com as etapas do funil de vendas para e-commerce, consegue trabalhar focado em cada objetivo e isso agiliza e otimiza o processo de gestão da loja.

  • Aumenta a produtividade

Com o passar do tempo, também vai percebendo quais são as melhores estratégias para guiar as suas leads até ao fundo do funil de vendas e isso só pode contribuir para um aumento da produtividade da sua empresa porque não há mais desperdício de tempo e recursos com leads que não têm perfil de cliente ou não estão preparados para comprar.

  • Reduz o custo de aquisição de cliente

Graças ao funil de vendas para e-commerce, a nutrição de leads é mais célere e isso reduz o ciclo de venda e o custo de aquisição de clientes (CAC). Ou seja, a loja vai ser capaz de converter muito mais clientes em menos tempo e com maior previsibilidade.

  • Ajuda a identificar problemas

Com uma visualização mais detalhada do processo de vendas, é possível identificar atempadamente problemas nas suas ações, como falhas no atendimento ou na logística, e corrigi-los de forma a que os consumidores não fiquem indecisos na última etapa do funil de vendas ou de forma a que os consumidores não hesitem em avançar do topo para o meio do funil. Aliás, deve sempre fortalecer o relacionamento, sempre que uma lead da sua loja online fica “parado”, procurando obter feedback, por exemplo.

  • Prevê resultados

Quando conhece ao pormenor as etapas do funil de vendas para e-commerce, consegue implementar ações de Marketing Digital estratégicas e alinhadas com cada fase, sendo que cada etapa depende do sucesso da anterior. Isso significa que é possível prever os resultados porque já sabe como é que o seu público se vai comportar, ou seja, já sabe quantas pessoas precisa de ter no topo para gerar uma quantidade específica de vendas no fundo do funil.

  • Identifica oportunidades

Como o funil de vendas numa loja online possibilita o acompanhamento em tempo real do comportamento dos visitantes, você percebe como é que as pessoas vão avançar e também consegue identificar, com mais facilidade, oportunidades para melhorar a prospeção e conversão.

O funil de vendas para loja online faz toda a diferença na hora de aumentar a faturação porque permite estabelecer uma comunicação de acordo com a maturidade do lead, respeitando o tempo para a tomada de decisão e ganhando a confiança do potencial cliente antes de fechar negócio! Ainda assim – e apesar do retorno ser garantido – o desenho de um funil de vendas é um processo longo que exige a contratação de uma empresa especializada em Marketing Digital, como a Sanzza

Notícias Recentes

Archives

Categories