Sanzza – Creative Agency

Gestão de redes sociais em 2020: principais tendências!

gestão de redes sociais em 2020

Com um ritmo de mudança surpreendente na Internet, falar de um novo modelo de gestão de redes sociais em 2020 é um risco, mas queremos corrê-lo! É que apesar de todos os dias surgirem atualizações, otimizações de algoritmos e outras inovações, tudo indica que as 5 tendências para o próximo ano que vamos enumerar neste artigo sejam efetivamente as mais importantes para um negócio como o seu, que quer melhorar interações, aumentar conversões e conquistar mais leads, através das redes sociais.

Quando bem usadas, as redes sociais são as suas melhores amigas. As ferramentas ideais para conquistar novos leads e novos clientes a um baixo custo. Por isso, antes de fechar a calendarização das suas ações para a gestão de redes sociais em 2020, leia este artigo e conheça as 5 tendências e previsões dos especialistas em Marketing Digital. Tendências que são importantes acompanhar se não quer ficar atrás da concorrência! 

1. Invista em grupos ao gerir as suas redes 

As novas leis e regulamentações, a proliferação de notícias falsas e os recentes escândalos do Facebook sobre passagem de dados privados dos utilizadores a empresas, deixaram as pessoas cada vez mais preocupadas com a sua privacidade e, consequentemente, empenhadas em consumir informação de forma mais inteligente. E, foi por isso, que passaram a trocar as opções mais abertas, por comunidades fechadas em redes sociais onde se podem relacionar de forma mais pessoal com pessoas com as quais têm pelo menos um interesse em comum: localização, profissão, gostos, ideologias, idade… Logo, a sua empresa também deve apostar em grupos no Facebook, Instagram, WhatsApp, etc. Como o fazer? Porque não criar um ou vários grupos específicos com temas relacionados com o seu negócio e publicar conteúdos relevantes para interagir com os consumidores? Porque não tentar ser admitido em grupos criados por outrem, onde estejam os seus potenciais clientes? Seja por que via for, esta é uma aposta certeira em 2020 porque as pessoas que participam em grupos fazem-no de livre e espontânea vontade e revelam interesse em participar ativamente, até porque estão muito envolvidas com os conteúdos. Assim, é uma excelente oportunidade para alcançar e interagir com consumidores que supostamente têm interesse no seu produto ou serviço. 

E, se ainda não está decidido a apostar em grupos no Facebook e noutras redes sociais, só temos mais uma coisa a dizer: o novo algoritmo do Facebook, favorece a visualização de conteúdos de grupos. Ah, pois é!

2. Aposte em microinfluenciadores digitais

Que o marketing de influência é uma tendência e que os influenciadores digitais são importantes em qualquer estratégia de Marketing Digital, isso já você sabe. Mas o que talvez seja novidade, neste virar de ano, é a tendência para substituir os macroinfluenciadores por microinfluenciadores, ou seja, por personalidades que tenham (apenas) 500 a 10.000 seguidores e bons níveis de interação. É quanto basta em 2020! Claro que convém procurar por alguém que tenha um perfil ajustado à missão da sua empresa e que seja um especialista na sua área de atuação (moda, desporto, novas tecnologias…). De resto, é apostar em digital influencers de pequeno porte, pois são os que têm trazido mais resultados visto trabalharem com nichos específicos e com base numa premissa que de resto todos conhecemos: a maioria dos consumidores confia mais em indicações de familiares ou amigos do que em indicações de figuras públicas. Pois se assim é… porque é que há de continuar a gastar dinheiro em influenciadores digitais de grande porte?

3. Considere o TikTok: uma rede tendência para 2020

A rede social TikTok está a crescer que nem gente grande, apesar da sua média de idades de utilizadores ser abaixo dos 24 anos. Se a sua empresa aposta num público-alvo jovem e está disposta a investir em vídeos, esta é a melhor plataforma para obter interações e conversões, até porque tem 500 milhões de utilizadores ativos que passam em média 45 minutos por dia no TikTok. Leu bem… 45 minutos que pode aproveitar em prol do seu negócio

4. Venda diretamente pelas redes sociais

Muitas redes sociais, como o Instagram Store, Facebook Marketplace e Social Selling ou Employer Branding do LinkedIn, estão a disponibilizar funcionalidades específicas para venda direta de produtos e serviços. E isso, porque os utilizadores procuram cada vez mais agilidade no processo de compra e venda e o facto de, através de um só clique, serem direcionados para uma loja virtual, é uma mais valia para eles e, consequentemente, para a sua empresa. Nesse sentido, se tem um site de e-commerce a dica para 2020 é aproveitar canais como o Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, etc, para aumentar a visibilidade e reputação da sua marca e, por consequência, a faturação da sua empresa! 

5. Aproveite as suas redes sociais e faça publicidade com geolocalização

Como os utilizadores usam cada vez mais smartphones com GPS, a segmentação local por geolocalização deve ser uma aposta em 2020 também nas campanhas em redes sociais. Com os seus potenciais clientes de telefone na mão a verificarem novidades nas redes sociais de 5 em 5 minutos, estejam onde estiverem: em casa, no trabalho, na fila do supermercado, na paragem do autocarro, no intervalo de um filme no cinema… é de aproveitar para chamar-lhes a atenção, quando estão fisicamente próximos do seu negócio! Por exemplo, indicando uma promoção numa loja do shopping onde foram ao cinema.

O nosso desejo para 2020 é criar-lhe uma comunidade de seguidores em redes sociais, constituída por utilizadores interessados em partilhar os seus conteúdos.

Clique aqui e peça-nos uma proposta para a gestão de redes sociais em 2020, sem compromisso!

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!