Influenciadores digitais: quem são e o que podem fazer pelo seu negócio?

É claro que já ouviu falar em influenciadores digitais ou digital influencers, pois a expressão está na moda e anda na boca de meio mundo… sendo que a outra metade não tem ou não usa a Internet. Mas será que sabe como é que estas pessoas podem ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes?

Sim, há influenciadores digitais profissionalizados que já se destacaram nas redes sociais, que têm notoriedade, credibilidade e relevância e que têm, claro está, um número considerável de seguidores. Por esse motivo podem merecer uma fatia do seu budget para Marketing Digital ainda no virar do ano, pois são capazes de atingir de forma rápida e fácil, um grande número de seguidores nas redes sociais.

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais ou digital influencers, são pessoas – geralmente figuras públicas – que têm um grupo numeroso e fiel de seguidores, interessado em interagir com os seus conteúdos em redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube. Estas pessoas possuem uma grande capacidade de influência na tomada de decisão de compra (e estilo de vida) dos seus seguidores, seja devido à sua notoriedade, autoridade, reputação, conhecimento ou simples interação com os internautas.

Como escolher os melhores digital influencers para a sua empresa?

Assim como nas outras estratégias de Marketing Digital da sua empresa, não pode fazer um investimento em digital influencers à toa! Deve procurar pela pessoa que tenha o perfil mais ajustado à sua empresa (de preferência com conteúdo com semelhanças às suas palavras-chave). E mesmo assim, deve tentar perceber se a relação do influencer com o seu público é orgânica e natural. E depois – porque o número de seguidores que um influenciador digital tem é importante, mas não é tudo – convém analisar o bom desempenho da pessoa através da medição do:

  • Alcance – capacidade de espalhar a sua mensagem pelas redes sociais.
  • Ressonância – capacidade de promover partilhas, comentários e outras reações.
  • Relevância – capacidade para incentivar uma compra sem ser muito popular nem ter milhões de seguidores.

Não queremos dizer com isto que os digital influencers não possam ter liberdade criativa, porque podem, mas o alinhamento do conteúdo com a mensagem que a sua empresa quer passar é fundamental para que a parceria seja vantajosa para ambas as partes e, claro, consiga atingir o maior número possível de pessoas com a melhor relação custo/benefício.  

Aproveite para clicar aqui e conhecer o nosso serviço de gestão de redes sociais.

O que é que os influenciadores digitais podem fazer pelo seu negócio?

Muita coisa! De acordo com um estudo da revista Exame, cerca de 74% dos consumidores orientam-se pelas suas redes sociais para realizar uma compra. E outro estudo da Nielsen, indica que 84% dos consumidores tomam a decisão de compra influenciados pelas opiniões de pessoas em quem confiam, mais do que influenciados pela publicidade. E os resultados destas pesquisas são importantes para perceber que os influenciadores digitais profissionalizados já estão a desenvolver um novo tipo de relacionamento entre produtor de conteúdo e público, na ótica do Marketing de Relacionamento, a que a sua empresa não pode ficar indiferente. Ainda assim, vamos listar-lhe os principais motivos para investir em digital influencers…

Personalização

Os melhores influenciadores digitais chegam a muitas pessoas com quem já criaram uma relação e por isso comunicam de forma mais personalizada, ao contrário das campanhas que pode fazer na sua gestão de redes sociais que, por muito segmentadas que estejam, não conseguem chegar de forma tão convincente e com uma linguagem tão adaptada como a dos influenciadores que têm seguidores fiéis. 

Credibilidade

Os influenciadores digitais fazem a ponte entre a sua empresa e os seus clientes. Têm um público fiel com o qual interagem diariamente e ao qual passaram uma ideia de credibilidade. E quando as pessoas acreditam no que lhes dizem, ativa-se um gatilho mental que pode conduzir ao fecho de vendas. Afinal, são “amigos” a dar conselhos, e se um amigo nos diz que um produto é bom, há mais hipóteses de o comprarmos, não é verdade? E mais do que potenciar uma compra, as opiniões dos influenciadores digitais instigam a curiosidade e criam desejos ou necessidades que há minutos atrás não existiam!

Disponibilidade

Sempre que alguém segue outra pessoa de livre vontade está disponível para receber e interessar-se pelos conteúdos que essa pessoa pública. Bem mais disponível do que para ver as publicações da sua empresa em redes sociais. E por isso, este é outros dos motivos para investir em digital influencers.

Autenticidade

O conteúdo que os influenciadores digitais publicam é mais autêntico e por isso gera mais partilhas nas redes sociais. Logo, ao fazer publicidade através de conteúdos que as pessoas já gostam de ler, ver e ouvir, os influenciadores conseguem falar aos seus seguidores de produtos e serviços, mostrando como se utilizam, apontando as vantagens e desvantagens da sua experiência real, etc. Há uma certa transparência (ou ilusão de transparência) que se traduz numa troca de interesses justa.

Interesse

Além de autêntico, o conteúdo partilhado pelos digital influencers é interessante para o seu público-alvo. Independentemente do target, ele aposta em recursos audiovisuais inovadores, em informações pertinentes, sugestões curiosas, acontecimentos marcantes e além disso, é apresentado na linha do storytelling, apelando às emoções das pessoas.

Visibilidade

Os anúncios são muito importantes para qualquer negócio, sim, mas a sua empresa não pode depender só deles até porque muitas vezes são ignorados. Ao contrário dos conteúdos dos influencers que são quase sempre vistos e partilhados porque os seguidores falam a mesma língua e acatam o que estas pessoas lhes dizem. Desta feita, o aumento da visibilidade do negócio, é mais um dos motivos para investir em digital influencers.

Leia também o nosso artigo “Publicidade em redes sociais: mais potenciais clientes por menos dinheiro”.

Em conclusão, os influenciadores digitais podem ajudá-lo a aumentar o ROI porque são poderosos mediadores no momento em que o seu cliente decide comprar o seu produto ou serviço. Por isso, não ponha de parte parcerias com figuras públicas. Esta será uma das estratégias de Marketing Digital mais eficaz em 2020!

Se precisar de ajuda, já sabe… A Sanzza, além de fazer a gestão de redes sociais na sua empresa, conceber e analisar campanhas para social media, também pode incluir os melhores influenciadores digitais para a sua marca como parte integrante das suas estratégias publicitárias na Internet.