Mais uma atualização a gerar polémica! Nada a que a Apple não o tenha habituado, mas a questão aqui é que o novo iOS 14 veio preparado para acabar com campanhas de publicidade altamente segmentadas no Facebook e noutros aplicativos móveis. E sabe porquê? Porque passa a perguntar aos utilizadores se permitem a partilha de dados, e se eles disserem que não…
…se disserem que não, a sua empresa deixa de poder analisar o comportamento dos consumidores de forma a criar anúncios segmentados e altamente direcionados para o um público-alvo específico, o que pode acabar por baixar as receitas. Continue a ler o nosso artigo e descubra o que pode fazer para contornar a atualização do iOS14 e continuar a garantir resultados nas suas campanhas de Marketing Digital.
iOS 14 | O que é?
O iOS 14 é a décima quarta versão do sistema operacional móvel iOS da Apple, desenvolvida para iPhone, iPod Touch e HomePod e lançada oficialmente em setembro de 2020.
iOS 14 | O que traz de novo?
Uma vontade, por parte da Apple, em alcançar uma transparência de informação na relação das marcas com os utilizadores, tendo em conta que na Internet é cada vez mais necessário proteger dados pessoais.
Para as empresas, porém, o iOS 14 traz uma necessidade de formar as equipas de Marketing Digital para se adaptarem a novas metodologias de análise e otimização de campanhas, e também explicarem e prepararem os clientes para lidarem com as mudanças.
Atualização iOS 14| Como pode afetar o Marketing Digital da sua empresa?
A nova atualização iOS 14 da Apple pode afetar diretamente a sua empresa, se costuma fazer campanhas para aplicativos móveis. E isso porque agora o utilizador pode permitir ou bloquear o rastreamento dos seus dados pelo aplicativo, feito a partir de uma notificação pop-up, chamada de App Tracking Transparency (ATT).
Por outras palavras, o sistema vai passar a perguntar ao utilizador se permite que determinado aplicativo instalado no smartphone rastreie os seus dados. Resultado? Se a sua empresa usa a rede social Facebook (entre outros aplicativos móveis) para veicular campanhas, fica agora muito condicionada, e vamos perceber como, já de seguida.
A sua empresa não vai poder recolher e partilhar certos dados
A nova política do iOS 14 proíbe a recolha e partilha de certos dados, exceto se os utilizadores aceitarem o rastreamento. E se bem que as pessoas já estavam habituadas a aceitar cookies em diferentes sites na Internet, a verdade é que não o faziam no Facebook, por exemplo. Nesse sentido, os dados que recolhia em social media vão ficar agora limitados, condicionando os resultados das suas campanhas.
A sua empresa vai passar a sentir dificuldade em segmentar
Com os utilizadores a proibirem o rastreamento, as suas possibilidades de segmentar ficam reduzidas, e isso significa que vai deixar de conseguir criar anúncios altamente personalizados para determinado público-alvo e determinada etapa em que se encontre, dentro do funil de vendas. Consequência? Vai gastar mais dinheiro em publicidade e obter menos retorno sobre o investimento, porque são maiores as dificuldades em chegar ao público-alvo, às pessoas que estão realmente interessadas no seu produto/serviço. Já para não falar da possibilidade de fazer remarketing em aplicativos móveis, para utilizadores que visitaram o seu site ou loja online, cujos dados usava para personalizar as comunicações da sua empresa.
A sua empresa vai deixar de receber relatórios precisos
Como o Facebook deixa de rastrear o comportamento dos utilizadores, a sua empresa deixa de receber aqueles relatórios com métricas de Marketing Digital para indicações precisas da performance de cada anúncio ou publicação, dificultando as suas análises em relação ao alcance dos objetivos traçados… o que significa, em última instância, que vai ter mais dificuldade em perceber o que resultou e o que tem de ser melhorado!
A sua empresa vai veicular publicidade menos eficiente
A perda da capacidade de rastrear comportamentos, vai acabar por gerar um tipo de publicidade menos eficiente. E se os utilizadores iOS 14, que acedem ao Facebook através do telefone, optarem por não rastrear, os seus esforços ainda se tornarão mais inúteis — até porque deixa de poder anunciar para essas pessoas através de remarketing em dispositivos móveis.
A sua empresa vai sofrer uma queda na receita de anúncios
Com os anúncios de instalação de aplicativos do Facebook comprometidos, a sua empresa pode sofrer uma queda nas receitas e nos resultados gerais do negócio.
Em suma, quanto mais utilizadores iOS 14 desativarem o rastreamento dos seus dados, menor será a personalização de anúncios e a confiabilidade dos relatórios que a sua empresa recebe. Por isso, a nova política iOS 14 pode trazer resultados negativos para empresas que não se estão a preparar para o inevitável.
Ainda assim, não se pode esquecer que esta prática de pedir autorização aos utilizadores para aceder aos seus dados, é não só uma boa prática, como também uma tendência que está a ganhar terreno na Internet.
Facebook e iOS 14 | A reação da maior rede social do mundo
Gostava de saber qual foi a resposta do Facebook às alterações impostas pelo iOS 14? Pois bem, a rede social – que também detém o Instagram e o WhatsApp – tornou público o seu descontentamento, já que as novas medidas da Apple vão afetar negócios de todos os tamanhos e áreas de atuação. Negócios que vão deixar de poder segmentar campanhas. E as novas medidas, além de prejudicarem muitas marcas, baixam as receitas do próprio Facebook. A maioria dos utilizadores acede ao Facebook através do smartphone e que parte desses utilizadores usa equipamentos Apple com a atualização iOS 14, que dá a possibilidade de recusar a recolha de dados, o que tem graves consequências para a rede social, que beneficia ao máximo com a publicidade de empresas.
Atualização iOS 14 | Como planear o seu Marketing Digital?
Como percebeu, já não vai poder segmentar os seus anúncios como antes, mas vai poder usar soluções alternativas, como por exemplo:
- Excluir dispositivos iOS de campanhas com objetivos de conversão.
- Criar campanhas sem objetivos de conversão, por exemplo para encaminhar para o seu site ou loja online (campanhas de tráfego), apenas, onde vai poder usar rastreamento interno.
- Desenvolver campanhas que solicitem informações pessoais no início do processo de conversão e não no final.
- Focar-se nos eventos mais importantes, já que o Facebook, para dar resposta ao facto de o iOS 14 perguntar aos utilizadores se pretendem ser monitorizados e assumindo que muitos irão recusar, lançou o limite de 8 eventos. Ou seja, cada negócio será obrigado a selecionar e classificar (apenas) 8 eventos, do mais ao menos importante, para serem usados na otimização das campanhas de anúncios, por domínio.
- Evitar os resultados dos relatórios pouco fiáveis do Facebook, colocando códigos UTM em todos os links que partilhar nas redes sociais, mas sobretudo nas suas campanhas pagas, incluindo anúncios no Instagram. Os códigos UTM, vale sempre a pena lembrar, são uma espécie de parâmetro especial, adicionado no final da URL para personalizar e saber a origem de cada uma das suas visitas.
Preparado para mais uma adaptação à realidade ou precisa da ajuda de uma empresa de Marketing Digital especializada em Facebook Ads, como a Sanzza?