Os maiores erros SEO de que lhe vamos falar de seguida podem estar a deitar por água abaixo todo esse trabalho de otimização que vem desenvolvendo há meses e (por enquanto) sem grandes resultados. Ainda assim, não se aflija porque, como se costuma dizer, é com os erros que se aprende e no caso de Search Engine Optimization não podia ser mais verdade!
Estratégias SEO, apesar de eficazes, nem sempre são fáceis de implementar, particularmente se tentar fazer valer a “prata da casa” e não recorrer a uma agência de Marketing Digital especializada em SEO que o ajude a chegar às melhores posições nos resultados das pesquisas, atrair mais visitantes e alcançar mais conversões. Lembre-se que os algoritmos dos motores de busca, em particular do famoso Google, usam fórmulas (quase secretas) que detetam fácil e rapidamente qualquer erro que possa estar a cometer. E ao fazerem-no, arrastam as páginas do seu site para lugares menos vistosos. Lugares onde não chamará a atenção de utilizadores que estão, precisamente, a procurar pelo seu tipo de produto ou serviço! Por isso, deixe-nos enumerar os erros SEO que empresas como a sua cometem com alguma frequência. E confira!
Sabendo que a repetição de palavras-chave é fundamental para alcançar os primeiros lugares dos resultados de pesquisa, é natural que tenha alguma tendência para exagerar, mas saiba que a repetição excessiva de palavras-chave (keyword stuffing) é um dos maiores erros de SEO! Isso porque o Google entende-a como uma forma de manipulação e acaba por retirar o seu site das melhores posições.
Tendo em conta que o algoritmo do Google privilegia sites com uma densidade de 0,7% a 0,9% de repetição da palavra-chave, escreva as suas palavras-chave, ao longo do texto, de forma natural e usando também sinónimos e termos relacionados para ajudar os leitores e os motores de busca a perceberem a temática.
O chamado thin content ou conteúdo com pouca informação, passa despercebido aos olhos do Google e pouco acrescenta ao leitor.
Aposte em conteúdos mais extensos, com 1000 ou mais palavras, que gerem valor aos utilizadores e que permitam, à sua empresa, tornar-se numa referência na área de atuação.
Os conteúdos do site da sua empresa devem ser únicos para aumentar a visibilidade e reputação da marca e para não caírem num dos maiores erros de SEO: conteúdo duplicado, ou seja, conteúdo repetido, integral ou parcialmente em duas páginas da sua empresa. É verdade que, regra geral, os robots do Google escolhem a página onde esse conteúdo foi publicado em primeiro lugar, mas quando a duplicidade acontece numa URL ou em páginas do mesmo domínio, o Google fica baralhado… e pode acabar por não exibir nenhum resultado!
Use ferramentas como o Siteliner, Copyscape ou SEMrush para verificar se tem conteúdo duplicado e, em caso afirmativo, corrija o problema usando redirecionamentos 301, canonical tag e tag noindex, entre outros recursos.
Muitos sites que já fazem um bom trabalho SEO, acabam por se descuidar com as suas URLs (endereços das páginas), deixando-as longas e confusas para os visitantes e para os motores de busca. Relembramos que as URLs com códigos e números em vez de palavras, não dizem nada a ninguém e podem levar o seu site a baixar de posição no ranking do Google.
Prefira URLs simples, curtas e personalizadas com a palavra-chave da página para que o algoritmo do Google as compreenda, e os visitantes do site também!
A sua posição nos resultados de pesquisa também pode estar a ser afetada pela falta de links internos (a apontar para outras páginas do seu site) e externos (a apontar para outros sites), pois este é um critério de ranqueamento do Google.
Coloque call-to-action ou chamadas para a ação nos seus conteúdos, a direcionar para outras páginas do seu site, e/ou coloque links para sites de referência.
A má experiência de utilização é penalizada pelo Google. Por isso, sites que não são responsive ficam de castigo nos últimos lugares dos resultados de pesquisa, porque não têm boa legibilidade em equipamentos com ecrãs de menores dimensões, como smartphones e tablets.
Implemente um design responsive no seu site, que adapte automaticamente os conteúdos ao tamanho do ecrã do equipamento que o utilizador está a usar para aceder à Internet.
Outro fator que pode afetar o desempenho SEO e levar o seu site a perder visitantes, é a falta de velocidade. Na verdade, nos tempos que correm, se um site demorar mais de 3 segundos a abrir, os utilizadores perdem a paciência, desistem e acabam por ir procurar uma solução num site concorrente. Além disso, e novamente por questões relacionadas com a boa experiência de utilização, o Google privilegia a velocidade de carregamento.
Em primeiro lugar, usando a ferramenta gratuita do Google, PageSpeed Insights, para testar o tempo de carregamento do site da sua empresa. E em segundo lugar, caso confirme que é lento, seguir as recomendações que o próprio PageSpeed Insights lhe vai dar ou falar com o provedor do seu servidor.
E terminámos! Estes são os maiores erros de SEO, mas existem outras práticas que podem estar a afetar a sua posição nos resultados dos motores de busca e a impedi-lo de chegar ao topo do Google. O nosso conselho? Faça um check-up completo com a Sanzza. Peça-nos um orçamento sem compromisso!
© 2024 Sanzza Creative Agency.
Todos os direitos reservados
CONTACTOS
Tlm: +351 968 104 404
(chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: sanzza@sanzza.com
MORADA
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, 20,
4º andar DQ - Edifício D. Nuno
4450-291 Matosinhos – Portugal
Tlm: +351 226 169 164
Tlm: +351 968 104 404
E-mail: sanzza@sanzza.com
Política de Privacidade | © 2021 Sanzza Creative Agency. Todos os direitos reservados
Preencha o formulário e o nosso consultor vai entrar em contacto consigo.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.