Venha conhecer estratégias de Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas

marketing de conteúdo para clínicas

É verdade que “com a saúde não se brinca” e ao primeiro sinal de alerta o seu paciente costuma marcar uma consulta. Mas aqui entre nós, num mercado com uma concorrência tão feroz, não era melhor apostar em Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas para melhorar a notoriedade e ter a sala de espera sempre cheia?

Efetivamente, se empresas de diversos segmentos usam Marketing de Conteúdo para aumentar a reputação e atrair mais clientes, porque deixaria para depois, a implementação de estratégias digitais na área da saúde desenvolvidas a pensar na conquista de pacientes?

Porque deve apostar em Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas?

Porque é fundamental para atrair a atenção e construir e consolidar uma relação de confiança com o seu público-alvo. Além de aumentar a notoriedade, visibilidade e reputação da sua clínica médica, o Marketing de Conteúdo também serve para ajudar os seus pacientes ao longo das diferentes etapas do funil de vendas, através de conteúdos úteis e valiosos. Lembre-se que no que à saúde diz respeito, a marcação de uma consulta com um médico da especialidade não é a primeira forma de obter informação. Antes de dar esse passo, o paciente recorre ao Google para entender melhor o seu problema ou tirar alguma dúvida sobre um tratamento. E se a sua clínica médica tiver conteúdos de qualidade e esclarecedores, consegue encaminhar os pacientes até ao formulário de marcação de consulta!

Que tipo de clínicas devem investir em Marketing de Conteúdo?

Todas! Clínica Geral, Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Geriatria, Ortopedia, Fisioterapia, Psiquiatria, Medicina Dentária, Medicina Veterinária e até medicinas alternativas, entre muitas outras áreas.

Principais vantagens do Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas

  • Aumenta a visibilidade e notoriedade da sua clínica médica.
  • Consolida a sua clínica como uma referência na área de atuação.
  • Aumenta o tráfego orgânico para o seu site ou blog.
  • Permite que mais pacientes conheçam e reconheçam os seus serviços.
  • Aumenta a interação com o seu público-alvo.
  • Atrai novos pacientes.
  • Aumenta as vendas.
  • Fideliza clientes.

Melhores dicas de Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas

Agora que conhece as principais vantagens do Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas, está na hora de tomar nota das dicas para transformar o seu consultório numa referência!

1. Site profissional

Para começar, tem de investir num site profissional que garanta uma imagem de qualidade e aumente a credibilidade do negócio. Para tal, deve preferir sempre um domínio próprio, um serviço de alojamento que cubra as necessidades do site (espaço para conteúdos, contas de email, certificados de segurança…) e uma estrutura simples e objetiva que ofereça uma boa experiência de navegação. Depois, deve investir num layout moderno e exclusivo, para se distinguir da concorrência, num design responsivo, num carregamento rápido e, claro, na apresentação de todas as informações relevantes sobre a sua clínica, serviços e especialidades. Por fim, convém acrescentar algumas funcionalidades específicas, como formulário de marcação de consulta, chat online, etc.

2. Conteúdo de qualidade

Depois de tomar a decisão de investir num bom site para clínicas médicas, pode começar a produção de conteúdo de qualidade que dê resposta aos problemas dos utilizadores/pacientes. Nesse sentido, deve…

  • Definir os objetivos de cada conteúdo.
  • Produzir conteúdos relevantes para todas as etapas do funil de vendas para conseguir encaminhar as suas leads rumo a uma compra, transformando-os em pacientes e depois em clientes fiéis.
  • Utilizar diferentes formatos de conteúdos: textos e imagens, mas também áudios, vídeos, infográficos, e-books, whitepapers, newsletters, etc.
  • Publicar os conteúdos em diversas plataformas digitais: site, blog, redes sociais…
  • Designar as métricas de Marketing Digital que vai usar para avaliar a performance dos conteúdos.

Principais tipos de conteúdos para Clínicas Médicas

Existem vários tipos de conteúdos para Clínicas Médicas que pode e deve usar para atrair mais leads em todas as etapas do funil de vendas, nomeadamente:

  • Conteúdos objetivos que deem respostas completas a dúvidas comuns, mas que não sejam demasiado técnicos.
  • Conteúdos que esclareçam sobre assuntos polémicos que deixam os pacientes na dúvida sobre qual a melhor opção (uma constante na área da saúde).
  • Conteúdos interativos para interagir com os utilizadores, como inquéritos de opinião, quizzes, lives, etc.
  • Notícias relevantes sobre a área da saúde para mostrar que a sua clínica está atualizada e se posicionar como uma referência no mercado.
  • Dicas de saúde e bem-estar para um estilo de vida equilibrado.

3. Otimização SEO

Agora que tem uma série de conteúdos relevantes, como pensa apresentá-los ao seu público-alvo? Através da otimização SEO (Search Engine Optimization), claro! De facto, para colocar os seus conteúdos nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google, precisa de usar uma série de técnicas SEO para motores de busca: palavras-chave mais relevantes para a sua clínica; links internos e externos; campos de title tag, meta description e atributos alt das imagens preenchidos, entre outras estratégias SEO.

4. Blog

Onde vai publicar a maior parte dos seus conteúdos relevantes otimizados com SEO? Se respondeu “no blog” acertou em cheio! O blog é o canal ideal para passar informação detalhada e assim atrair mais tráfego orgânico, aumentar a notoriedade da sua clínica médica e encetar uma relação com os pacientes de forma leve e didática.

5. E-mail Marketing

Outra ação que não pode ficar de fora da sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas é o envio de E-mail Marketing para os seus contactos, já que permite uma comunicação constante e altamente segmentada e personalizada, esteja a informar sobre um desconto, a noticiar uma nova especialidade ou simplesmente a enviar uma newsletter.

6. Redes Sociais

Marcar presença nas redes sociais é outra forma de fazer um Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas bem-sucedido! Basta criar um perfil no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn ou em qualquer outra rede que seja do agrado da sua audiência, e publicar bons conteúdos para obter likes, comentários e partilhas, e assim aumentar a visibilidade do negócio.

7. Monitorização

E agora que implementou todas estas estratégias de Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas, pode sentar-se a aguardar pelos resultados? Nem por isso… Tem de fazer a monitorização de cada ação para perceber em tempo real se está a atingir os objetivos traçados ou se precisa de ajustar ou eliminar alguma ação. E para monitorizar tem de usar métricas de Marketing Digital como ROI (retorno do investimento), mas também número de visitas ao site, páginas mais vistas por sessão, fonte de tráfego, comentários, partilhas, etc.

Se gostou das dicas de Marketing de Conteúdo para Clínicas Médicas, mas não sabe como as seguir, contacte a Sanzza. Somos especialistas em Marketing Digital para Clínicas Médicas!