Marketing de Conteúdo para imobiliárias

marketing de conteúdo para imobiliárias

Todas as pessoas, a dada altura, sentem necessidade de comprar ou alugar casa e acredite que a primeira coisa que fazem não é sair à rua em busca de imóveis com anúncios afixados a dizer “vende-se”. A primeira coisa que fazem é aceder à Internet para pesquisar no Google. É por isso que o Marketing de Conteúdo para imobiliárias é uma das melhores ferramentas para fechar negócios num mercado cada vez mais competitivo.

Efetivamente, o setor imobiliário está muito forte e os clientes estão cada vez mais bem informados graças a pesquisas online. Quer procurem por um apartamento, uma moradia ou um espaço comercial, uma coisa é certa: vão sempre encontrar conteúdos relevantes que respondem aos seus problemas. E que bom que era se esses conteúdos tivessem a assinatura da sua agência imobiliária!

O que é Marketing de Conteúdo para imobiliárias?

De uma forma resumida, Marketing de Conteúdo para imobiliárias é um conjunto de estratégias capazes de atrair, reter e conquistar novos clientes, que assenta na criação e distribuição de conteúdo relevante.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Serve para aumentar a notoriedade e autoridade de uma empresa no seu mercado de atuação, para fomentar uma relação de comunicação com o público, para divulgar marcas, produtos e serviços, tornar o negócio mais competitivo e, claro, também serve para aumentar as vendas!

Importância do Marketing de Conteúdo para imobiliárias

Como já referimos, o Marketing de Conteúdo é importante para garantir a rentabilidade das agências imobiliárias, mas como é que é possível aumentar as vendas produzindo artigos para blogs, sites e redes sociais? A explicação é simples! Os clientes das agências imobiliárias estão a comprar e vender casas de forma diferente, na medida em que começam as suas pesquisas online e com uma ideia mais clara do que desejam. Logo, o conteúdo na Internet é fundamental para captar a atenção destas pessoas, gerar leads e fechar vendas.

Como começar a fazer Marketing de Conteúdo para imobiliárias?

Estabeleça objetivos

É claro que vender casas é sempre o grande objetivo, mas pretende aumentar o reconhecimento da sua agência imobiliária com Marketing de Conteúdo? Receber mais visitantes no site? Aumentar em 15% o número de leads? Conseguir 2 mil seguidores no Instagram até ao final do ano? Independentemente do que deseja alcançar, é importante definir objetivos para ter metas alcançáveis, com prazos específicos.

Conheça os seus clientes

Os seus clientes são pessoas que querem vender ou comprar casa? O que leva essas pessoas a contratar a sua agência imobiliária em vez de outra?
Para chegar à resposta correta, deve conhecer a fundo os seus clientes, criando um perfil de persona ou cliente ideal que o ajude a definir as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para imobiliárias. Um perfil que inclua o sexo, idade, localização, interesses, desejos, necessidades, rendimentos…

Entenda a jornada do cliente

Já conhece o seu cliente ideal? Perfeito, porque agora é tempo de conhecer a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua agência ao pós-venda. Esse conhecimento vai ajudá-lo a produzir conteúdos que gerem valor para as diferentes etapas do funil de vendas, de modo a conduzir os utilizadores, aos poucos e poucos, em direção à compra. Por outras palavras, para fazer Marketing de Conteúdo para imobiliárias, tem de conhecer bem a sua persona para entender a jornada do cliente e assegurar uma produção de conteúdo capaz de atrair, instruir e estimular o público-alvo.

Aposte numa estratégia omnichannel

Hoje em dia, aconselha-se uma estratégia de Marketing de Conteúdo omnichannel que inclua conteúdos para diferentes canais online e offline, de forma a oferecer mais alternativas para a interação e atendimento ao público: espaço físico, site, blog, redes sociais, email marketing, etc.

Meça os resultados

Disponibilizar conteúdos de qualidade em vários canais online e offline é ótimo, mas para saber se estão a alcançar os objetivos definidos, precisa de medir resultados (pode fazê-lo com a ajuda do Google Analytics, por exemplo), de forma contínua, para ir ajustando e melhorando a performance das suas ações de Marketing de Conteúdo para imobiliárias.

Quais são as melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para imobiliárias?

Site responsivo

Um site responsivo, ou seja, otimizado para equipamentos móveis com ecrãs mais pequenos, é fundamental em Marketing de Conteúdo para imobiliárias para não perder um único contacto para a concorrência.

Site veloz

A par do design responsivo, a velocidade de carregamento de um site imobiliário também é crucial para não perder clientes, já que se a página demorar mais de 3 ou 4 segundos para abrir, os utilizadores aborrecem-se e desistem.

Conteúdos relevantes

Textos para o site da imobiliária, artigos de blog, infográficos, vídeos, publicações em redes sociais, campanhas de email marketing, ebooks… os conteúdos relevantes – que ajudam a resolver problemas e esclarecer dúvidas – são os atores principais da sua estratégia de Marketing Digital, incentivando as pessoas a avançar na jornada de compra.

Principais tipos de conteúdos para imobiliárias

Precisa de inspiração? Felizmente o que não faltam são ideias para conteúdos capazes de converter leads em clientes. Por exemplo:

  • Textos descritivos sobre os imóveis em carteira para publicar no site.
  • Vídeos curtos dos apartamentos e moradias para publicar nas redes sociais.
  • Artigos de blog relacionados direta ou indiretamente com o mercado imobiliário: decoração, mudanças, jardinagem, turismo, legislação sobre compra e venda de casas, tipos de imóveis, conteúdos sobre cidades ou regiões;
  • Ebooks sobre temas pertinentes como Vistos Gold, Direito Imobiliário ou Regime Jurídico do Arrendamento Urbano.

Otimização SEO

Agora que já definiu os temas dos seus conteúdos, há que otimizá-los com estratégias SEO para motores de busca de forma a posicioná-los no topo do Google, nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Para isso tem de seduzir o algoritmo do Google, seguindo alguns fatores de ranqueamento, nomeadamente:

  • Responsividade e carregamento rápido;
  • Palavras-chave relacionadas com o negócio incluídas em títulos, subtítulos, textos e imagens dos conteúdos;
  • Meta description ou resumo do conteúdo diferente em cada página;
  • URLs amigáveis, com nomes claros e diretamente relacionados com os conteúdos;
  • CTAS ou chamadas para a ação com links internos para outras páginas, de forma a manter os visitantes no site da agência imobiliária;
  • Atributos alt e title das imagens preenchidos com informações relevantes;
  • Links internos e externos.

Redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn… O seu Marketing de Conteúdo para imobiliárias também deve incluir a publicação diária de conteúdos originais (e úteis!) nas redes sociais da sua agência, para atrair a atenção dos utilizadores, ganhar likes, comentários e partilhas.

Email marketing

E por fim, deve enviar campanhas de email marketing para a sua base de contactos, segmentando para dividir o seu público-alvo em pequenos grupos com interesses semelhantes para poder personalizar a mensagem e alcançar boas taxas de abertura.

Gostou deste artigo, mas não tem uma equipa de Marketing Digital para planear, criar e publicar os seus conteúdos?
Aceite a ajuda da Sanzza, uma empresa especialista em Marketing Digital para imobiliárias!

Notícias Recentes

Archives

Categories