Marketing Digital B2B: 6 estratégias infalíveis para o seu negócio

marketing digital b2b

Quer adaptar-se aos novos hábitos de consumo? Ganhar competitividade e modernizar o seu negócio? Atrair novos clientes e aumentar as vendas? Então quer conhecer estas 6 estratégias de Marketing Digital B2B, com toda a certeza!

Há muito tempo atrás, quando percebeu que não podia continuar a replicar estratégias de Marketing B2C (Business to Consumer) no seu negócio B2B (Business to Business) até conseguiu impulsionar as vendas, mas agora estagnou? É natural! Estratégias convencionais — mesmo que direcionadas a clientes empresariais — já não estão a surtir efeito e, por isso, precisam de ser complementadas ou mesmo substituídas por técnicas de Marketing Digital B2B. Mas não se preocupe, porque vamos apresentar-lhe algumas dicas que, independentemente do tamanho e setor da sua empresa, vai poder usar para:
 
  • Promover a sua empresa com economia; 
  • Apresentar os seus produtos ou serviços a mais utilizadores; 
  • Atrair consumidores; 
  • Qualificar leads; 
  • Maximizar a comunicação com os leads; 
  • Conquistar novos clientes; 
  • Fidelizar clientes; 
  • Melhorar a imagem da marca; 
  • Ganhar reputação; 
  • Aumentar as oportunidades de vendas.

6 Estratégias de Marketing Digital B2B

Antes de mais, empresas B2B têm obstáculos completamente diferentes dos das empresas B2C: basicamente, têm de trabalhar com ciclos de vendas longos e audiências pequenas e — muitas vezes — com produtos ou serviços a um preço bastante superior. Disso, resulta uma necessidade ainda maior de gerar leads que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes em resposta à evolução constante da Internet. Precisamente por isso, a sua empresa não pode ignorar algumas estratégias de Marketing Digital B2B que podem diferenciá-la da concorrência, ajudá-la a atrair clientes e, por consequência, aumentar a faturação!

Site profissional

O site é o elemento fundamental da sua estratégia de Marketing Digital B2B: é a melhor forma dos utilizadores encontrarem a sua empresa na Internet e conhecerem o seu produto ou serviço. Mas não pode ser um site qualquer, feito da noite para o dia! Tem de ser um site profissional, que garanta uma imagem de qualidade e aumente a credibilidade do negócio. Um fator decisivo para conseguir efetuar mais vendas a empresas, não é verdade?

Marketing de Conteúdo

Enquanto que o Marketing Convencional leva a sua empresa até aos consumidores através de publicidade em imprensa, rádio e televisão, por exemplo, o Marketing de Conteúdo atrai clientes por meio de conteúdos relevantes, que agregam valor à marca. Logo, é uma técnica crucial para atrair potenciais clientes, que procuram na Internet informações sobre produtos/serviços e que podem ver na sua oferta uma solução para o seu “problema”. Assim, artigos de blog como este que está a ler, bem como textos informativos no seu site, infográficos, vídeos, podcasts, e-books e muito mais, podem ajudá-lo a acelerar o processo de vendas.

Importância de um blog para negócios B2B

O blog é uma ferramenta de Marketing Digital fundamental para alavancar as vendas, porque é lá que pode publicar, de forma consistente, conteúdos relevantes que respondam às dúvidas e problemas dos utilizadores, levando uma série de pessoas que desconheciam a sua empresa a entrar em contacto!

 

Otimização SEO

Agora que percebe a importância dos conteúdos relevantes nas suas estratégias de Marketing Digital B2B, convém entender também que, por muita qualidade que tenham, se não estiverem otimizados com técnicas de SEO para motores de busca, não aparecem nos primeiros resultados de pesquisa do Google! E se a sua empresa não aparecer bem no topo, não atrai os utilizadores, nem gera cliques, nem conduz visitantes até ao site… nem vende! Portanto, aceite este conselho: invista parte do seu tempo no estudo das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como uso de palavras-chave e de links internos e externos, rapidez e responsividade do site.

Redes Sociais

É claro que tem publicado conteúdos nas redes sociais, mas estará a fazê-lo de forma consistente e ajustada aos interesses dos utilizadores, de modo a receber likes, comentários e partilhas? Neste campo — e apesar de nenhuma rede social dever ser ignorada — importa ressalvar que o LinkedIn é, muito provavelmente, mais importante do que o Facebook e Instagram, porque é uma rede social de excelência para empresas B2B, onde pode aumentar a credibilidade e criar relacionamento com potenciais clientes. E o YouTube? Tem feito maravilhas para transformar marcas em referências! Não se esqueça que os vídeos são um dos formatos preferidos dos utilizadores, e as empresas B2B podem aproveitá-los para explicar como funciona determinado produto/serviço ou quais os seus benefícios, por exemplo.

E-mail Marketing

Já está a fazer o envio regular de newsletters para os seus contactos ou ainda ignora o poder do E-mail Marketing na criação de relacionamentos? Tem grande eficácia, sim, já que permite a segmentação do seu público e a personalização de mensagens para cada grupo de empresas de acordo com a fase em que se encontram dentro do funil de vendas.

Google Ads

E, por fim, deve apostar numa estratégia de Marketing Digital B2B relacionada com links patrocinados, ou seja, com publicidade paga. Se ainda não investe em campanhas de anúncios no Google Ads, faça-o agora! É uma das melhores formas de atrair clientes rapidamente e de modo económico, pelo menos comparando com a publicidade em meios tradicionais.

Não sabe por onde começar? Na Sanzza,  temos uma equipa com vasta experiência na elaboração de estratégias digitais B2B. Podemos melhorar a experiência de utilização no seu site, redigir novos conteúdos e otimizá-los com técnicas de SEO, fazer envios de E-mail Marketing e realizar a Gestão de Redes Sociais. Peça-nos um orçamento sem compromisso para as melhores estratégias de Marketing Digital B2B!

Notícias Recentes

Archives

Categories