O que mudou no Marketing Digital em 2022? Conheça todos os upgrades!

Seguindo as tendências de Marketing Digital em 2022, muitas empresas de vários tamanhos e setores de atividade, implementaram novas estratégias (ou regressaram às antigas) para atrair mais consumidores e alavancar as vendas. E a sua?

O que mudou no Marketing Digital em 2022?

As mudanças a nível das necessidades e hábitos dos consumidores (como andam sempre de mãos dadas com os avanços das novas tecnologias) não podem ser vistas como um aborrecimento, mas como excelentes oportunidades de negócio! É por isso que o convidamos a tomar nota do que mudou no Marketing Digital em 2022, e a começar hoje mesmo a preparar a sua empresa para o novo ano que se avizinha.

1. Regresso aos eventos presenciais

Em 2022, no pós-pandemia, regressaram em força os eventos presenciais, mas a tendência foi transformá-los em eventos híbridos, ou seja, com transmissão online em direto, para que utilizadores da Internet e participantes presenciais pudessem obter a mesma informação. Nesse sentido, os profissionais de marketing começaram a trabalhar mais em dois formatos com estratégias distintas, mas com objetivos comuns.

2. Atendimento por chatbot

Apesar de amplamente usada, este ano a Inteligência Artificial mudou a forma como muitas empresas se relacionaram com os consumidores, nomeadamente através da implementação de chatbots ou assistentes virtuais em sites e lojas online que além de esclarecerem dúvidas em tempo real, permitiram a criação de uma relação sólida entre a marca e o seu público.

3. Automatização de processos

Também foram adotadas muitas ferramentas de automação ou Marketing Automation para personalizar e melhorar as ações de Marketing Digital, com informação retirada de bases de dados. Por exemplo, um utilizador preenche um formulário para aderir a uma promoção, é adicionado ao segmento de novos clientes da empresa e recebe um voucher por e-mail.

4. Nichos de clientes

Campanhas para o maior número de pessoas possível? Isso já era! Com tanta variedade de produtos e serviços no mercado atual, o Marketing Digital em 2022 impôs uma nova estratégia virada para nichos de clientes.

5. E-mail Marketing

Outra coisa mudou no Marketing Digital em 2022: empresas que nunca tinham apostado em envios de E-mail Marketing começaram a utilizar esta velha estratégia para direcionar as suas campanhas de forma mais eficaz a segmentos de clientes.

6. Rastreamento

Desde 2020 que se debate a utilização de cookies, mas em 2022 o próprio Google anunciou que este tipo de rastreamento vai terminar e ser substituído por novas e melhores soluções para recolher dados sobre os utilizadores e personalizar estratégias de Marketing Digital. Por isso, este ano as empresas já estão a cumprir na íntegra com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

7. Vídeos curtos

Os vídeos continuaram a fazer as delícias dos utilizadores em 2022, mas os vídeos curtos ou short-form videos destronaram os vídeos mais longos e começaram a ser incluídos em estratégias de Marketing Digital de empresas de diversos setores, para fomentar o consumo rápido, assegurar um ROI mais elevado e gerar mais leads e conversões.

8. Pesquisa por voz

A falar é que a gente se entende? É verdade! Este ano as pesquisas por voz ganharam espaço às pesquisas por escrito com a adesão de muitos utilizadores a assistentes de voz, para obter melhores resultados em pesquisas. Deste modo, as empresas perceberam que não podiam continuar a concentrar as suas estratégias SEO em pesquisas por escrito e começaram a otimizar conteúdos para SEO local e assistentes de voz que atendem a uma linguagem mais natural.

9. Podcasts

As empresas também não se esqueceram de que os utilizadores querem gastar menos tempo e investir menos esforço para realizar qualquer atividade, e por isso começaram a recorrer a formatos populares como os podcasts para promover produtos e serviços em ações de Marketing Digital em 2022. Algumas lojas online, inclusive, implementaram voice search para vender os seus produtos mais facilmente.

10. Social selling

Com os anúncios a ficarem cada vez mais caros, o Marketing Digital em 2022 mostrou às empresas que deviam apostar mais em social selling ou vendas através das redes sociais, nomeadamente por meio de conteúdos produzidos por influenciadores digitais que fazem abordagens de vendas mais assertivas. Mas atenção que agora são os micro e nano influenciadores a alargarem o alcance e efeito da presença digital das empresas!

11. Mobile first

Em 2022 nenhum técnico de marketing, no seu juízo perfeito, foi capaz de ignorar a importância do formato responsivo em sites e lojas online, pois os conteúdos têm de ser igualmente legíveis em ecrãs de desktops e ecrãs de smartphones e outros equipamentos de menores dimensões. Caso contrário, perdem-se clientes!

12. Responsabilidade ambiental

Já não era sem tempo! Finalmente as questões ambientais ganharam espaço no tecido empresarial e as empresas começaram a ter um discurso mais verde este ano, assumindo nos seus processos, um compromisso com a sustentabilidade. E esse compromisso tem sido transposto para os consumidores, com a passagem de mensagens com os valores que as marcas defendem, entre outras ações em defesa do planeta.

E na sua empresa? Como está o plano de Marketing Digital para 2023? Agora que sabe o que mudou no Marketing Digital este ano, clique aqui para conhecer as tendências para os próximos meses!

Notícias Recentes

Archives

Categories