Marketing Digital na Black Friday: Descubra a importância e defina uma estratégia sólida

marketing-digital-na-black-friday
Sabe tão bem como nós, que a sexta feira mais esperada do ano, marca o início da época natalícia, mas será que sabe qual é a importância do Marketing Digital na Black Friday? Vender mais do que nas outras sextas? Isso é bom, mas não chega! Também tem de conseguir mostrar a melhor relação custo/benefício, conquistar novos clientes e fidelizar os que já tem. E para isso é necessário definir com antecedência uma estratégia virada para o seu público-alvo e objetivos de negócio, que consiga destacar a sua empresa da concorrência.

Importância do Marketing Digital na Black Friday

Para os consumidores, a Black Friday é uma oportunidade única para comprar um produto muito desejado a um excelente preço. No entanto, para a sua empresa a Black Friday é uma oportunidade para conduzir mais utilizadores até ao seu site ou loja online, gerando interesse pelos seus produtos a curto, médio e longo prazo. No fundo, é a sua grande hipótese de gerar mais leads, aumentar as vendas e as conversões! Daí esta ideia de abordar uma série de fatores que mostram porque deve utilizar o Marketing Digital na Black Friday. Tome nota!

1. Planeamento eficaz

O Marketing Digital permite-lhe analisar os dados das estratégias dos anos anteriores, de forma a poder elaborar um plano acertado. Um plano que analise o que correu bem e o que correu mal em edições anteriores, que contemple e antecipe o comportamento dos consumidores.

  • Resultado? Esta análise vai apontar o caminho a seguir, motivando-o a reproduzir o que correu bem e a ajustar as ações que não atingiram os objetivos esperados.

2. Descontos incríveis

O Marketing Digital mostra claramente – através de resultados mensuráveis – que se ajustar os preços para que pareçam menores durante a Black Friday, não vai alcançar bons resultados. Pelo contrário, só vai prejudicar a imagem da sua empresa e as vendas a curto e médio prazo. Por isso, não deixe de se focar em promoções valiosas para a sua audiência. 

  • Dica de ouro! Arrisque em bons descontos para as vendas serem um sucesso. Se não tiver hipótese de fazer uma oferta atrativa, melhor deixar para o próximo ano, quando conseguir utilizar com mais mestria, todas as estratégias de Marketing Digital na Black Friday.

3. Produtos certos

Com Marketing Digital consegue perceber quais os produtos que pode e deve promover na Black Friday e definir o stock necessário. É claro que o ideal é colocar em promoção os produtos com menos procura… ou os produtos com mais stock ou ainda os produtos provenientes de fornecedores com quem conseguiu negociar condições especiais, por exemplo. Mas tudo depende da sua estratégia para vender na Black Friday de forma a baixar as margens e ganhar no volume!

  • Conselho de amigo! Não vale avançar com a escolha dos produtos, sem levar em linha de conta os objetivos de Marketing Digital da sua empresa!

4. Otimização SEO para motores de busca

Com os consumidores a procurarem na Internet por oportunidades, outro fator que mostra a importância do Marketing Digital na Black Friday é a Otimização SEO dos conteúdos. Repare que este evento anual é uma força indispensável para vender mais, mas também para conquistar leads e encetar relacionamentos que se podem traduzir em compras pelo Natal! Como tal, deve desenvolver conteúdos relevantes e otimizados com SEO para motores de busca, de forma a alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, para determinadas palavras-chave. Assim, aumenta o tráfego orgânico para o seu site ou e-commerce e destaca-se da concorrência.

  • Resumo! Independentemente de ter uma loja física ou uma loja virtual, tenha em conta a importância do Marketing Digital na Black Friday e utilize sempre as melhores estratégias online para atrair novos clientes e fidelizar os que já conquistou!

5. Vendas na loja virtual

Se tem uma loja virtual, o Marketing Digital ajuda-o a mantê-la online, mesmo que receba um número astronómico de visitas na Black Friday. Isso porque o Marketing Digital indica qual a melhor forma de desenvolver um site ou loja virtual para o seu negócio.  

  • Outra coisa! O Marketing Digital na Black Friday é importante para implementar estratégias para evitar o abandono de carrinhos de compras, nomeadamente através de uma boa experiência de navegação, de selos de segurança, várias opções de pagamento e uma política de trocas e devoluções transparente.

6. Landing Page

Além do site ou loja online, a sua empresa pode criar uma Landing Page para a Black Friday, que indique quais os produtos com desconto e que aumente o número de contactos que (depois) pode transformar em clientes! É que neste período de descontos, os utilizadores estão mais propensos a preencher os formulários das Landing Pages e isso é excelente para converter leads em clientes, a um custo bem reduzido!

  • Nota! Deixe o Marketing Digital ditar os melhores argumentos para colocar no call-to-action da Landing Page: de “oferta exclusiva para si” a “faça já a sua pré-reserva” ou “seja o primeiro a comprar o produto X”. Assim quando chegar a sexta-feira, já tem uma base de dados cheia de novos contactos!

Sem inspiração para fazer uma Landing Page para Black Friday 2021? Contacte a Sanzza!

7. Redes Sociais

É impensável falar da importância do Marketing Digital na Black Friday, sem referir as Redes Sociais, já que serão as suas melhores aliadas durante esta campanha. Isso porque vão ajudá-lo a divulgar os seus produtos, particularmente se investir em conteúdos e até campanhas pagas para aumentar a visibilidade da empresa.

  • Como fazer? Não importa se vai apostar no Facebook, Instagram, YouTube ou WhatsApp (ou mesmo em todas as plataformas em simultâneo), importa iniciar as suas campanhas o quanto antes, recorrendo à segmentação para alcançar as pessoas certas, para aumentar a sua audiência… e proporcionar uma experiência incrível para colher resultados no dia dos maiores descontos do ano, e mesmo depois disso!

8. E-mail Marketing

Site, loja online, Landing Page, Redes Sociais e que mais? E-mail Marketing, claro! O E-mail Marketing é outra forma de divulgar as suas ofertas e despertar a curiosidade dos clientes, ainda para mais tendo em conta que está a comunicar com a sua base de dados — com pessoas que de uma forma ou de outra, já compraram os seus produtos ou manifestaram interesse pela sua empresa!

  • Dica especial! Coloque um título de e-mail muito apelativo, um conteúdo atrativo e relevante e um vale de desconto para somar ainda mais na Black Friday!

Precisa de ajuda para definir as melhores estratégias e objetivos para a sua empresa na Black Friday? Contacte já a Sanzza e garanta um apoio especializado para rentabilizar o seu investimento. 

Notícias Recentes

Archives

Categories