Fique a conhecer 10 dicas infalíveis de Marketing Digital para negócios B2B!

dicas infaliveis MKT para B2B

Com os utilizadores de olhos postos no ecrã, é natural que esteja interessado em investir em Marketing Digital para negócios B2B (business-to-business) em vez de replicar as estratégias que têm funcionado em empresas B2C (business-to-consumer). E faz senão bem porque o seu público-alvo é, efetivamente, diferente: precisa de bastante informação detalhada e mesmo assim demora imenso tempo a considerar a compra. Como acelerar o processo na Internet? Seguindo estas dicas!

 

10 dicas infalíveis de Marketing Digital para negócios B2B

Independentemente do porte e área de atuação, empresas B2B já sabem que vender pela Internet não é mais uma opção, é uma necessidade! Mas para atrair e reter consumidores empresariais, é necessário inovar e modernizar, adotando estratégias de Marketing Digital para negócio B2B ajustadas a um perfil e comportamento diferente daquele que é habitual nos consumidores particulares. Continue a ler e fique a conhecer as melhores dicas de Marketing Digital para negócios B2B!

Invista no protagonista da sua estratégia online: o site profissional!

A primeira dica de Marketing Digital para negócios B2B é investir num site profissional, ou seja, investir num site que permita que a sua empresa seja encontrada rápida e facilmente na Internet, mas que seja suficientemente PROFISSIONAL para passar a ideia de credibilidade, atrair mais utilizadores, gerar mais leads e conversões e fechar mais vendas!

Atraia mais leads com um blog

Efetivamente, o blog é uma ferramenta perfeita para atração de leads B2B, independentemente da área de atuação da sua empresa, e isso porque lhe permite aumentar o tráfego orgânico para o site, mas também criar e publicar conteúdos úteis para o seu público-alvo, criando uma relação duradoura com os leitores e conduzindo-os, pouco a pouco, na direção da compra do seu produto ou serviço.

Aposte no Marketing de Conteúdo para conquistar mais clientes

Um site profissional e um blog com conteúdos relevantes são fundamentais para solidificar a sua estratégia B2B, mas têm de ser coadjuvados pelo Marketing de Conteúdo, que tem como objetivo a atração de clientes. 

Como sabe, hoje em dia os utilizadores (particulares e empresas) procuram por todo o tipo de produtos e serviços na Internet e nesse sentido, o Marketing de Conteúdo B2B surge como a solução para nutrir e qualificar leads com informações úteis (e não propaganda!) ao longo do funil de vendas: artigos de blog, apresentações, ebooks, infográficos, podcasts, vídeos…

Coloque as suas páginas no topo dos resultados de pesquisa do Google

Agora que já percebeu que deve apostar em conteúdos de qualidade, tome nota do seguinte: se não os otimizar com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para motores de busca, não vai conseguir alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, aquelas que merecem mais cliques! Afinal, quando é que você próprio foi além da segunda página de resultados do Google? É por isso que deve utilizar boas práticas de SEO em Marketing Digital para negócios B2B, tais como responsividade, velocidade, links internos e externos e, claro, palavras-chave relevantes para o seu negócio e público empresarial.

Gere leads qualificados com Inbound Marketing

Já fixou uma série de estratégias de Marketing Digital para negócio B2B que geram leads, pelo que agora deve pensar em nutri-los. Por outras palavras, em encaminhá-los ao longo do funil de vendas até fechar negócio. Como o fazer? Através de Inbound Marketing! É que se optar por Outbound Marketing, vai abordar pessoas ou empresas que não estão interessadas no seu produto/serviço, ao contrário do Inbound Marketing ou Marketing de Atração que atrai leads B2B para o seu site, blog ou redes sociais através de conteúdo relevante e até anúncios pagos. E além de qualificar leads, o Inbound Marketing melhora a imagem da sua marca e fideliza os clientes que já conquistou, aumentando as oportunidades de venda! Porém, para criar este tipo de conteúdo, deve focar-se nos “problemas” do seu público-alvo, fornecendo soluções ajustadas a todas as etapas do funil: atração, conversão, relacionamento e vendas.

Defina as etapas do seu funil de vendas B2B

Para poder organizar os seus contactos em categorias e colocar cada um na respetiva etapa dentro do funil de vendas (e levar até à próxima etapa, ficando cada vez mais próximo da conversão!), é necessário definir as etapas obrigatórias que o seu lead deve percorrer durante o processo, desde o primeiro contacto à assinatura do contrato! São essas etapas que lhe vão permitir perceber se deve fazer uma apresentação ou um follow-up, por exemplo… ou uma passagem direta para a equipa de vendas! 

E não se esqueça de monitorizar os resultados das suas ações de Marketing Digital para negócios B2B, a fim de perceber quais são as ações que estão a alcançar resultados positivos e quais são as ações que devem ser ajustadas ou eliminadas, sim? E identifique também os leads que não têm interagido com a sua empresa, de forma a poder eliminá-los para não prejudicarem as métricas.

Faça envios de E-mail Marketing

O envio de e-mails de boas-vindas, newsletters, promoções, campanhas sazonais entre outras informações, é muito importante para encetar e manter relacionamentos duradouros com os seus clientes e potenciais clientes, além de que permite segmentar para enviar mensagens altamente personalizadas, com potencial para serem abertas, lidas e clicadas!

Procure por ferramentas de automação de marketing

Qualquer software capaz de maximizar a produtividade da sua empresa é bem-vindo, não é verdade? Então, deve usar ferramentas de automação de marketing para garantir a nutrição da sua lista de emails, ou seja, para disparar as mensagens certas, no momento certo, para as pessoas certas, melhorando o relacionamento com os clientes… e o ROI ou retorno sobre o seu investimento! 

Publique nas redes sociais

LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube… as redes sociais também fazem parte das dicas de Marketing Digital para negócios B2B porque permitem a publicação de conteúdo de forma mais informal e divertida, e potenciam comentários e partilhas (desde que tenha escolhido as redes sociais preferidas dos seus clientes empresariais).

Considere os links patrocinados

Os links patrocinados ou campanhas de anúncios pagos em Google Ads, por exemplo, são um excelente recurso para alcançar mais utilizadores e obter resultados imediatos a nível de vendas para um público mais específico e exigente. Para mais, a relação custo-benefício, se comparada com a publicidade em medias tradicionais, é perfeita!

 

Gostava de colocar estas dicas de Marketing Digital para negócios B2B em prática? Gerar mais leads qualificados e aumentar as vendas? Contacte a Sanzza, uma agência especialista em Marketing Digital para B2B!

Notícias Recentes

Archives

Categories