Tendências de Marketing Digital para 2022: Principais estratégias a implementar

tendencias-marketing-digital-2022

Para acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e os avanços das novas tecnologias, precisa de adotar algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2022. E não vale usar o argumento de que já investiu em novas ações para o digital no ano passado! Se quer aumentar as vendas e expandir o negócio, tem mesmo de estar preparado para inovar continuamente, para se colocar sempre uns passos à frente da concorrência e conquistar mais clientes.

Tendências de Marketing Digital para 2022

Sim, 2022 é o ano em que pode aproveitar melhor o Marketing Digital para proporcionar experiências relevantes aos seus consumidores. Esta é a opinião da nossa equipa, uma equipa especialista em Marketing Digital, com largos anos de experiência na criação de estratégias vencedoras! Fique atento às novas tendências e às estratégias que lhe aconselhamos!

Marketing de Conteúdo, sempre!

Mais do que nunca! Deve investir em Marketing de Conteúdo para uma comunicação mais direta, eficiente e duradoura com o seu público-alvo. Uma comunicação que gere oportunidades de negócio e que garanta a relevância da sua marca.
É verdade que a tendência para fazer Marketing de Conteúdo já tinha sido potenciada pela pandemia, quando os utilizadores passaram a pesquisar e comprar mais através da Internet, mas a preferência não se conteve! Por isso, a produção de conteúdo relevante é uma das tendências de Marketing Digital para 2022: seja através de conteúdo em Sites, Landing Pages e blogs, seja através de publicações em Redes Sociais, Newsletters, E-mail Marketing, etc.
Contudo, para o ano deve apostar em alguns tipos de conteúdo em particular, que ao que tudo indica, vão estar em ALTA!

Personalização de conteúdo

Mensagens iguais para todas as leads e clientes? Nem pensar! Uma das tendências de Marketing Digital para 2022 é a personalização de conteúdo, ou seja, o envio ou publicação de conteúdos diferentes para os vários tipos de segmentos. Desta forma, não perde tempo nem dinheiro a investir num relacionamento que não se vai traduzir numa compra.

Conteúdo baseado em dados e análises

Aprofundar! É isso que os consumidores querem quando fazem pesquisas na Internet: aprofundar um tema para validar uma intenção de compra. Logo, a sua empresa deve publicar conteúdos baseados em dados e análises mais profundas, que se traduzam em material valioso para quem lê. Os conteúdos que partilha devem ser capazes de ampliar o alcance e reputação da sua empresa… e, por consequência, de aumentar as vendas, já que conteúdos com dados provam, à partida, que o seu produto ou serviço entrega resultados!

Conteúdo interativo

Não é novidade! Mas como os utilizadores adoram conteúdo interativo, no próximo ano deve intensificar essa estratégia, criando experiências de realidade virtual e aumentada para conduzir as pessoas ao longo do funil de vendas, de forma divertida!

Conteúdo gerado pelo utilizador

Coloque o seu público-alvo a escrever por si! Em 2022 o conteúdo gerado pelo utilizador pode melhorar as suas classificações de pesquisa, gerar interações e conferir mais credibilidade à marca. Lembre-se que a maior parte das decisões de compra (dizem os consumidores) são influenciadas por publicações nas Redes Sociais. Portanto, aposte em conteúdos que estimulem a participação das pessoas e que assegurem um envolvimento a longo prazo com a sua empresa. Um comentário, uma avaliação, uma pergunta… vale tudo, desde que seja da autoria dos utilizadores!

Conteúdo gerado por digital influencers

Deixe algumas personalidades falarem por si! Invista em digital influencers para expandir a sua marca junto de novos consumidores. E nem sequer precisa de apostar numa “estrela”! Basta escolher um micro influencer em quem o seu potencial cliente confie e cujo perfil seja ajustado ao seu negócio e área de atuação.

Conteúdo em vídeo

Do YouTube ao TikTok! Publique mais vídeos — incluindo lives, porque essa é uma das principais tendências de Marketing Digital para 2022. Os vídeos ganharam relevância durante a pandemia e este ano, no rescaldo dos sucessivos confinamentos, vão crescer de forma épica, pelo menos em empresas que queiram aumentar as taxas de conversão!

Estratégias SEO, cada vez mais fortes!

Não é por acaso que a otimização para motores de busca é uma das formas mais antigas e certeiras de fazer Marketing Digital. Mas em 2022 há que ter em atenção o facto de os algoritmos do Google estarem cada vez mais inteligentes e contextuais e, por isso, detetarem e penalizarem conteúdos com alguns “truques”. Portanto, a dica é concentrar-se mais na experiência do utilizador, e menos nos fatores de ranqueamento, para gerar mais tráfego orgânico para o seu site.
E a propósito, se está em contenção de custos, as estratégias SEO são mesmo das melhores tendências de Marketing Digital para 2022 para a sua empresa, porque dão bons resultados e reduzem as despesas com publicidade paga, no Google Ads, por exemplo.

Sites rápidos, muito rápidos!

Já está! O seu site deve abrir instantaneamente para não correr o risco de perder visitantes para a concorrência. Nesse sentido, otimize as suas páginas (principalmente as imagens) para que o site não demore mais de 3 segundos a carregar.

Sites responsive, com boa legibilidade!

A responsividade é outra das tendências de Marketing Digital para 2022. Sabe o que significa? Isso mesmo, adequar o design do seu site, automaticamente, a todos os tamanhos de ecrãs que os utilizadores possam estar a utilizar para aceder à Internet. É verdade que atualmente os sites já são criados com um design que prioriza os equipamentos móveis, como smartphones. No entanto, se tem um site com uma versão mais antiga, esta é a melhor altura para fazer uma remodelação e oferecer uma excelente experiência de utilização ao visitante.

Social selling, para fechar mais negócios!

Pensa que as Redes Sociais servem apenas para interagir com amigos? Está enganado! As pessoas também gostam de seguir as suas marcas preferidas, descobrir novos produtos e serviços, e até comprar. Por isso, ponha um pouco de lado a abordagem hard selling e aproxime-se do seu público-alvo, ganhando confiança, impulsionado relacionamentos e até vendendo os seus produtos e serviços através das Redes Sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.

Chatbots de atendimento, 24 sobre 24h!

Cada vez mais, Inteligência Artificial e reconhecimento de voz! Sim, os chatbots de atendimento começam a ser uma prioridade em sites de diferentes áreas de atuação. Esta funcionalidade permite responder de forma correta e em tempo real às dúvidas dos visitantes, por voz ou por mensagem escrita! Isso é ótimo para potenciais clientes que querem ser esclarecidos de forma eficiente, cómoda e rápida, a qualquer hora do dia ou da noite. E é perfeito para garantir uma boa experiência de utilização, resolver problemas na hora e, claro, economizar numa equipa de apoio ao cliente.

E agora diga-nos, como está o seu planeamento de Marketing Digital para o próximo ano? Numa fase embrionária? Pois não perca mais tempo! Peça um orçamento à SANZZA para implementação de algumas das principais tendências de Marketing Digital para 2022.

Notícias Recentes

Archives

Categories