Marketing Digital para Educação: como atrair e reter alunos?

marketing digital para educação

Escolas, colégios, universidades, faculdades, institutos, academias, centros de formação profissional… Assim como outras áreas de negócio, as instituições de ensino precisam de implementar estratégias de Marketing Digital para Educação, de forma a atrair e reter alunos numa época em que a concorrência é feroz e a decisão de escolha é uma tarefa bastante ponderada.

Perceba qual é a importância do Marketing Digital para Educação e quais são as principais estratégias a adotar para melhorar os resultados do seu negócio.

Importância do Marketing Digital para Educação

O Marketing Digital para Educação é importante para ajudar instituições de ensino e centros de formação a atrair, reter e nutrir determinado público-alvo, de forma a aumentar o alcance e notoriedade da marca. E, claro, aumentar também o número de alunos ou formandos!
Por outras palavras, o Marketing Digital é importante para divulgar e solidificar uma marca de forma eficiente, tendo em vista a satisfação do seu público e a maximização dos lucros.

Principais estratégias de Marketing Digital para Educação

Da criação ou renovação do site ao Marketing de Conteúdo, passando pela otimização SEO para motores de busca, gestão de redes sociais, envio de campanhas de e-mail marketing e anúncios no Google Ads e Facebook Ads, existem várias estratégias que pode e deve aproveitar para melhorar os resultados da sua instituição de ensino.

Site profissional

Um site profissional de uma escola ou qualquer outro tipo de instituição de ensino deve ter um layout organizado, um design responsivo que garanta uma boa leitura do conteúdo em equipamentos com ecrãs mais pequenos, uma boa velocidade de carregamento e um visual simples e intuitivo que facilite a navegação e proporcione experiências incríveis! Além disso, um site para educação deve ter conteúdos de qualidade: imagens, fotos, vídeos e textos que esclareçam os visitantes, fornecendo todas as informações a respeito da oferta.

Como aumentar o tráfego para o site?

Garantindo que os conteúdos do site estão otimizados com estratégias SEO para motores de busca!
É claro que pode usar outros canais de Marketing Digital para Educação para direcionar para o site (como redes sociais, landing pages e e-mail marketing), mas só com técnicas SEO vai conseguir que o seu site fique nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

Técnicas SEO

Mas afinal, quais são as principais técnicas SEO para Educação? Além do carregamento rápido e design responsivo, para oferecer uma boa experiência de navegação vai ter de usar palavras-chave indicadas para o seu estabelecimento de ensino. Além disso, deve hierarquizar os conteúdos com subtítulos ou headlines para facilitar a leitura, criar meta descriptions diferentes para cada página, URLs amigáveis com nomes claros, preencher os atributos alt e title das imagens com informações relevantes, colocar CTAs ou chamadas para a ação e links internos e externos.

Como transformar os visitantes do site em leads?

Agora que sabe como atrair mais visitantes para o seu site, convém perceber qual é a melhor estratégia para os transformar em leads. Chama-se Marketing de Conteúdo e tem por objetivo a produção de conteúdos relevantes para determinado público-alvo (mas atenção que para determinar o que é relevante para o seu público-alvo tem de definir a sua persona ou cliente/aluno ideal).
Inclusive, a produção de conteúdo vai ser fundamental noutras estratégias (que vamos apresentar mais à frente) e noutros formatos, além dos textos, vídeos e imagens que vai colocar no site da escola, colégio, universidade ou centro de formação.

Marketing de Conteúdo

Como criar conteúdos para Educação relevantes?
Para criar conteúdos para Educação relevantes, tem de definir o funil de vendas da sua empresa ou instituição de ensino. Isto porque os potencias alunos ou formandos têm interesses e necessidades diferentes consoante a etapa em que se encontram: alguns estão no topo do funil de vendas e precisam que lhes desperte o interesse, outros estão no fundo do funil e precisam de uma prova social para perceberem que a sua instituição tem uma posição consolidada no mercado, por exemplo.

Onde publicar conteúdos relevantes?

Num blog que pode associar ao site do colégio, escola, universidade ou centro de formação. É a forma mais simples e eficaz de publicar conteúdos de qualidade para todas as etapas do funil de vendas e educar o seu público-alvo em direção à inscrição, mas tendo sempre em conta que este tipo de “venda” não ocorre de um dia para o outro. É preciso segmentar o seu público-alvo para criar conteúdos personalizados capazes de encetar e manter relacionamentos ao longo do tempo. Mas o esforço compensa, porque no final os seus potenciais alunos ficarão confiantes de que a sua instituição é a melhor opção.

Quais são os principais formatos de conteúdo para Educação?

Como em qualquer área de atuação, a Educação tem quatro tipos de formatos principais: texto, imagem, vídeo e áudio. Não precisa de usar todos, apenas aqueles formatos que sabe que vão atrair o seu público. Obviamente que os textos e as fotos não podem faltar, mas podem ser complementados com vídeos sobre a sua instituição (ou mesmo cursos online), com áudios com testemunhos de alunos e professores, ebooks, infográficos, webinares, quizzes e newsletters, entre outros tipos de formatos.

Outras estratégias de Marketing Digital para Educação

Neste sentido, vamos sugerir mais três estratégias de Marketing Digital para Educação: redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos.

Redes Sociais

As redes sociais são perfeitas para divulgar de forma mais informal e divertida a sua oferta. Se publicar de forma consistente vai conseguir ganhar likes, comentários e partilhas que contribuirão para a expansão da sua marca e para a conversão de seguidores em leads.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta de Marketing Digital para Educação, essencial para encetar e manter relacionamentos com alunos, através do envio de conteúdos altamente segmentados e personalizados que passem informações institucionais, informações sobre cursos, lançamentos de novos serviços e promoções que impulsionarão as matrículas.

Anúncios pagos

Tendo verba disponível para apostar em anúncios pagos, não hesite em investir em Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Este tipo de publicidade online traz resultados rápidos e eficazes, mais expressivos que os resultados que consegue obter através da publicidade convencional. Desta forma, vai conseguir segmentar e direcionar para as pessoas certas, aquelas que estão interessadas em se matricularem.

 

Gostou das sugestões, mas precisa do apoio de uma empresa especialista em Marketing Digital para Educação? Contacte a Sanzza!

Notícias Recentes

Archives

Categories