Sabe como é que o seu cliente se vai comportar amanhã? E daqui a um mês? E daqui a um ano? Se não aplica o Marketing Preditivo, não consegue responder e é por isso que está na hora de perceber a utilidade — e rentabilidade! — desta técnica, e considerar a adoção da aplicação de dados nas estratégias da sua empresa.
Muitos negócios já são fãs incondicionais da abordagem de Marketing Preditivo e se o seu tem ficado para trás, não se preocupe! Vai ainda a tempo de começar a utilizar ferramentas de análise preditiva para conseguir antecipar as tendências de mercado e comportamentos dos consumidores e, claro, para se destacar da concorrência!
O que é Marketing Preditivo?
Marketing Preditivo é uma técnica que avalia a possibilidade de um evento voltar a ocorrer no futuro, “adivinhando” o comportamento dos consumidores e as próximas tendências de forma precisa. Para isso, recorre a Big Data — dados, algoritmos e técnicas de machine learning — de modo a prever situações que estão por vir e desenvolver previsões sobre os futuros comportamentos dos consumidores, tendências de venda e resultados de marketing.
Para quem já conhece a análise preditiva, este modelo de marketing não é uma novidade, mas atenção porque o Marketing Preditivo utiliza os dados de uma forma mais específica, para prever quais serão as melhores estratégias de mercado.
Qual a importância do Marketing Preditivo para a sua empresa?
Basicamente, se a sua empresa aplicar o Marketing Preditivo consegue desenvolver as campanhas certas, no momento certo e para as pessoas certas. Isso significa, antecipar tendências de consumo, tomar decisões mais acertadas e definir e elaborar estratégias mais eficientes e mais personalizadas para atrair clientes e melhorar os seus relacionamentos com os utilizadores. E desse modo, melhora também a sua competitividade e rentabilidade!
Como utilizar o Marketing Preditivo na sua empresa?
Já percebeu as vantagens do Marketing Preditivo, mas não sabe como o aplicar na sua empresa? Pois bem, temos de começar por lhe dizer que ou delega este trabalho a uma agência de Marketing Digital ou começa já à procura dos recursos humanos e dos softwares mais adequados para cumprir as análises preditivas. De uma forma ou de outra, o importante é conseguir recolher uma série de dados que o vão ajudar a planear, criar e executar diferentes ações em diferentes canais, assentes no comportamento do seu público. Como o fazer? Vamos dar-lhe já de seguida, alguns exemplos de ações de Marketing Preditivo na sua estratégia digital. Tome nota!
1. Site institucional
Antes de avançar, invista num site profissional que permita a recolha de dados para oferecer recomendações em tempo real aos visitantes, e assim aumentar as conversões e as vendas da sua empresa!
2. Redes Sociais
Também pode e deve usar algoritmos para analisar o desempenho dos conteúdos nas redes sociais da sua empresa (por dia e hora), e prever quais os produtos ou serviços cuja procura vai aumentar, diminuir ou manter-se.
3. E-mail Marketing
Faça envios de E-mail Marketing de forma personalizada, de acordo com a análise dos interesses e comportamentos dos seus utilizadores, para uma maior taxa de sucesso das suas campanhas.
4. Lead Scoring
Use o chamado lead scoring (técnica de utilizar dados sobre uma lead para posicioná-la de acordo com sua probabilidade de conversão) para definir a sua persona, enviar mensagens no momento certo com conteúdos personalizados, e transformar as suas leads em clientes.
5. Aquisição de Clientes
Conquistar novos clientes? Sim, as análises preditivas podem ajudar! Precisa, no entanto, de conseguir identificar os públicos que têm características semelhantes à sua audiência e difundir os seus anúncios para essas pessoas.
6. Identificação da Procura
É possível identificar quais serão os produtos ou serviços mais procurados no futuro e, assim, preparar a sua empresa para disponibilizar esses tipos de artigos, de acordo com uma correta gestão financeira. Ao mesmo tempo, pode preparar-se para fortalecer ações de marketing relacionadas com os artigos que vão ser menos procurados, numa tentativa de impactar positivamente os resultados.
7. Retenção de Clientes
Aproveite os dados sobre padrões de comportamento dos seus clientes para antever se estão prestes a mudar de ideias e a cancelar um serviço ou desistir da compra de um produto. Com esses dados pode desenvolver estratégias de Marketing Digital para inverter a situação e recuperar o interesse dos utilizadores.De igual modo, deve apostar em links externos, do seu site para outros sites de referência e de outros sites de referência para o seu. Esta técnica é perfeita para ganhar visibilidade e autoridade… e conquistar mais leitores!
8. Personalização de Campanhas
Identificados os dados demográficos, gostos e interesses dos utilizadores, é possível segmentar e personalizar campanhas de Marketing Digital para atingir eficazmente os seus diferentes públicos.
9. Recomendações de Conteúdo
Seguramente que sabe como a Netflix, por exemplo, filtra dados para recomendar filmes, séries e documentários. Pois a sua empresa pode fazer o mesmo, se utilizar a informação sobre a navegação do passado do utilizador para criar recomendações de conteúdo e de anúncios!
10. Análise de Dados
Por fim — e só para nomear algumas das estratégias do Marketing Preditivo — pode fazer diferentes análises com base nos dados recolhidos para perceber o que está a funcionar e o que tem de melhorar. Deste modo, realiza de forma contínua ações de marketing mais eficazes, para garantir os melhores resultados!
Como vê, as tecnologias de marketing baseadas em dados podem trazer grandes benefícios para a sua empresa, independentemente do tamanho e área de atuação. Por isso, antecipe-se e contacte já a SANZZA! Quem sabe se ainda neste Natal consegue prever claramente as preferências do seu público, identificar mais prospects, levar mais leads à conversão e aumentar significativamente as vendas?