Acha que os utilizadores só deixam likes em fotos de gatinhos? Só partilham vídeos de humoristas? Só compram produtos sugeridos por social influencers? Está enganado! Se usar um funil de vendas em redes sociais vai aumentar o número de likes, impressões e conversões num abrir e fechar de olhos.
Sim, as redes sociais não servem apenas para aumentar a visibilidade da marca. Descobrindo os melhores conteúdos para todas as etapas da jornada do cliente, vai conseguir pôr as suas redes sociais a direcionar leads diretamente para os formulários de contacto no site ou carrinhos de compras da loja online. Perceba como e porque é que a integração do funil de vendas em redes sociais facilita a relação dos utilizadores com as marcas.
Mas o que é um funil de vendas em redes sociais?
É um modelo estratégico de Inbound Marketing aplicado às redes sociais, que prevê o desenvolvimento e publicação de conteúdos de acordo com a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até à compra. No fundo, trata-se de um “caminho” que o utilizador segue até adquirir o seu produto ou serviço… ou tomar a decisão de comprar a outra marca. Esse caminho é composto por várias etapas, do topo ao fundo do funil, que uma boa gestão de redes sociais (assente num conhecimento profundo a respeito do público-alvo) consegue tornar previsíveis e escaláveis, facilitando a tomada de decisão e aumentando as vendas.
Como criar um funil de vendas em redes sociais?
Basicamente, basta adaptar as três fases do funil de vendas às redes sociais da sua empresa, se já estiver a trabalhar Marketing de Conteúdo, associando cada etapa à jornada do cliente para criar uma linha editorial que fomente as vendas:
Topo do funil de vendas em redes sociais
É no topo do funil de vendas nas redes sociais que começa a primeira etapa, assente na produção de conteúdos para atrair likes, comentários, partilhas e, claro, visitantes para o seu site ou loja online.
Apesar de nesta primeira etapa o utilizador (ainda) não sentir necessidade de comprar o seu produto, vai ficar interessado em saber mais e isso é tudo o que precisa para o “empurrar” para a frente, em direção à segunda etapa do funil de vendas em redes sociais.
Tipos de conteúdos para topo de funil de vendas nas redes sociais
Textos, fotos, vídeos e outros formatos de conteúdo-isca, ou seja, temas bastante atrativos para o seu público-alvo, relevantes e de qualidade, que despertem o interesse pela marca de forma ligeira e sempre que possível, divertida.
Meio do funil de vendas em redes sociais
Na segunda etapa do funil de vendas, deve compreender que o utilizador já não é um estranho. É um lead que pode e deve ser nutrido para seguir em direção ao fundo do funil, com publicações que o ajudem, de alguma forma, a resolver os seus problemas.
Tipos de conteúdos para meio de funil de vendas nas redes sociais
Conteúdos de ligeiro cariz comercial que mostrem os benefícios do seu produto com toda a clareza ou que aprofundem as soluções que a sua marca oferece. Desta forma consegue provar (sem o dizer diretamente) que comprar à sua empresa é a melhor opção. Ainda assim, evite falar diretamente no produto ou serviço que tem à venda porque nesta altura o lead ainda não está preparado para tomar a decisão de compra… mas está quase lá!
Fundo do funil de vendas em redes sociais
Agora sim! Os leads foram qualificados e estão prontos para abrir os cordões à bolsa se publicar conteúdos adequados à terceira e última etapa do funil: conteúdos que mostrem, inequivocamente, que o seu produto ou serviço é o melhor. E não vai ser tão difícil como parece porque o utilizador já acompanha as publicações da sua empresa há algum tempo e já criou uma relação positiva de confiança, pelo que as hipóteses de se tornar cliente são mais do que boas!
Tipos de conteúdos para fundo de funil de vendas nas redes sociais
Como nesta etapa o lead está a avaliar os prós e contras, comparando características, preços e outros atributos do seu produto/serviço, sugerimos a publicação de conteúdos diretos e comerciais, que passem informações convincentes, como casos de estudo, avaliações e testemunhos de outros clientes. É tiro e queda!
Em conclusão, o seu objetivo com a criação de um funil de vendas em redes sociais será o aumento das impressões (topo), dos cliques (meio) e das conversões (fundo). Mas para lá chegar, nunca é demais recordar, tem de conhecer a fundo a persona ou cliente-tipo do seu negócio e apostar num Marketing de Conteúdo que gere valor para o público-alvo.
E depois do fundo do funil de vendas para redes sociais?
Depois do fundo do funil, vem mais uma fase da jornada do cliente, o pós-venda, que tem por objetivo a fidelização. Portanto, assim que transforma o lead em cliente através de publicações em redes sociais, começa outro ciclo: transformar o cliente em promotor da marca com conteúdos relevantes, informativos e educativos, para tirar dúvidas, mantendo-o interessado na sua empresa. Pode divulgar campanhas com ofertas especiais, por exemplo, tutoriais e vídeos explicativos, oferecer um suporte especializado e mais um canal de atendimento célere e eficaz que responda atempadamente a todas as questões (e reclamações), enviar pesquisas de satisfação e solicitar avaliações ou testemunhos, entre outros conteúdos que mantenham a relação com o cliente que conquistou através das redes sociais do seu negócio!
Gostou destas dicas, mas não tem tempo para desenvolver conteúdos para todas as fases do funil de vendas em redes sociais da sua empresa? A Sanzza fá-lo por si! Entre em contacto e solicite uma proposta de gestão de redes sociais sem compromisso!