Otimização SEO para iniciantes: Aprenda tudo com este guia prático

otimização-seo-iniciantes

Números exatos? Estão no segredo dos deuses, mas estima-se que o Google conte com aproximadamente 63 mil pesquisas por segundo, o que significa 5,4 bilhões de pesquisas por dia… E isso é tudo o que precisa de saber para começar a ler o nosso pequeno guia de Otimização SEO para iniciantes!

Independentemente de ter ou não ter uma loja online, a sua empresa precisa da Internet para vender. Se não marcar presença no digital, se não tiver um site relevante, capaz de aumentar a reputação, notoriedade e número de clientes… não tem nada ao que se agarrar na subida das vendas!
E porque depende da Internet para vender, depende dos algoritmos do Google e das classificações que pode obter nos resultados de pesquisa. Nesse sentido, precisa de saber como otimizar os seus conteúdos com SEO, não é verdade? Felizmente nós temos a resposta, sob a forma de dicas de Otimização SEO para iniciantes!

Mas antes de passarmos às dicas de Otimização SEO para iniciantes, importa perceber o que é SEO…

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca, é um conjunto de técnicas que têm por objetivo aumentar as hipóteses de ranqueamento das páginas na Internet e melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca.
Essas técnicas SEO dividem-se em SEO on-page e SEO off-page:

  • SEO on-page é o conjunto de técnicas que podem ser aplicadas na própria página (palavras-chave, meta description, titles, conteúdo, tempo de carregamento, responsividade, etc).
  • SEO off-page é o conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em elementos externos às páginas e que se prendem, basicamente, com links externos que direcionam os utilizadores de outros sites para o seu.

E agora que sabe o que é SEO e até já percebeu que a otimização de sites é capaz de ser complicada, importa não desistir… antes mesmo de começar! E para não desistir, só temos a referir umas coisinhas sobre a importância da Otimização SEO. Tome nota!

  • Aproximadamente, metade da população mundial usa a Internet todos os dias. 
  • Existe uma grande procura por conteúdo na Internet: são cerca de 63 mil pesquisas por segundo, ao redor do mundo!
  • Cerca de 97% das pesquisas em Portugal são feitas no Google.
  • 84% dos utilizadores do Google realizam três ou mais pesquisas diárias (Moz).
  • 46% das pesquisas de produtos começam no Google (Jumpshot).
  • 90% dos utilizadores acedem apenas aos links que aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google (Search Engine Land).

Portanto, precisa de mais motivos para começar a ler o nosso guia SEO para iniciantes e investir na otimização de conteúdos para melhorar as suas posições no Google?

Otimização SEO para iniciantes 

1. Dê aos utilizadores aquilo que procuram

Primeiro, dê aos utilizadores o que eles procuram, escrevendo para as pessoas e não para os robots do Google. Não basta ter uma página funcional de acordo com as exigências dos algoritmos dos motores de busca, é necessário ter conteúdo relevante, que responda às perguntas da audiência. Só assim é que as páginas do seu site ou blog conseguem chegar aos tão almejados primeiros lugares dos resultados de pesquisa!

2. Escolha as melhores palavras-chave

Agora que sabe como responder aos utilizadores que supostamente estão interessados no seu produto ou serviço, deve escolher as palavras-chave mais ajustadas ao negócio, perfil do seu público-alvo e etapa dentro do funil de vendas em que essas pessoas se encontram. No fundo, trata-se de traçar uma estratégia de palavras-chave principais e secundárias para depois as inserir nos conteúdos que vai elaborar para o seu site ou blog… e atrair mais visitantes qualificados!

Dicas para definir uma estratégia de palavras-chave

  • Elabore uma lista das palavras para as quais deseja aparecer nos resultados de pesquisa (e mais tarde, pesquise em que posição é que as páginas apareceram para cada uma dessas palavra-chave).
  • Se necessário, recorra a ferramentas como Google Trends para acompanhar duas palavras ou termos semelhantes (carros e automóveis, por exemplo) e perceber qual a melhor, ou simplesmente para conhecer as tendências do momento!
  • Opte por long-tail keywords ou palavras-chave de cauda longa que, por serem mais informativas, garantem melhores conversões (por exemplo: comprar automóveis usados em Lisboa).
  • Assegure uma boa densidade de palavras-chave. Isso significa que a palavra-chave principal deve ser repetida algumas vezes, sem pecar pela falta nem pelo excesso: o ideal é não atingir uma densidade de palavras-chave igual ou superior a 5% — podendo comprometer a legibilidade do texto e levar a uma penalização por parte do Google. 
  • Utilize a palavra-chave principal no título, em alguns subtítulos (H2, H3, H4…) e no URL para deixar claro para os motores de busca, a sua importância.
  • Utilize variações da palavra-chave (por exemplo: automóveis usados, automóveis seminovos, carros em segunda mão…).

3. Escreva uma boa meta description

A chamada meta description (aquele resumo que aparece nos resultados de pesquisa por baixo da linha do título) é um dos fatores de ranqueamento dos motores de busca. Com a informação que pode ler na meta description, o utilizador deve ser capaz de perceber qual o conteúdo da página e decidir se vai clicar ou não. Por isso, a meta description deve conter a palavra-chave da página — aquela que o utilizador usou na sua pesquisa.

4. Preencha os atributos alt text nas imagens

As imagens também se otimizam! Devem ter uma descrição da imagem no alt text (texto alternativo) com a respetiva palavra-chave de forma a poderem ser ranqueadas e colocadas nos primeiros lugares do Google Imagens.

5. Produza conteúdo relevante

A base de qualquer estratégia SEO é o Marketing de Conteúdo, porque a produção de conteúdos ricos e relevantes para os utilizadores é uma das formas que o Google tem de identificar sites de qualidade. Como é que o Google consegue adivinhar se os utilizadores gostaram do seu conteúdo? Simples! O Google (e outros motores de busca) tem robots capazes de perceber se a palavra-chave está alinhada com o conteúdo, se existem erros de ortografia e gramática, se o site é veloz e responsive, se os links têm qualidade, se os visitantes permaneceram muito tempo em cada página…

6. Utilize links internos e externos

As palavras-chave são muito importantes, mas não são as únicas estratégias para a otimização dos motores de busca que deve utilizar para aparecer no topo do Google! Repare que ao analisar uma página na Internet, o Google armazena todos os links que consegue ler e dessa forma ranqueia também as páginas linkadas. Ou seja, aproveitando esta lógica, deve colocar links internos que transportem o visitante de uma página do seu site para outra e que mostrem ao Google que tem mais conteúdos relevantes!
E não se fique pelos links internos, utilize links externos também. Se ligarem a uma fonte ou página fidedigna, são muito valorizados quer pelos utilizadores quer pelos motores de busca. E sabe que mais? O motivo é exatamente o mesmo: um site com links externos está a oferecer ao utilizador, a possibilidade de aumentar os seus conhecimentos sobre determinado tema!

7. Ofereça uma boa experiência de navegação

O Marketing de Conteúdo não termina na produção de conteúdo relevante, é preciso assegurar também uma boa navegação e experiência de utilização dentro do site. Como o conseguir? Com um design responsive que garanta uma boa legibilidade em smartphones ou equipamentos com ecrãs mais pequenos; com uma velocidade de carregamento satisfatória, com uma navegação intuitiva sem anúncios intrusivos, entre outras estratégias que poderá aprender num guia SEO para avançados.

Sim, porque a aprendizagem SEO nunca acaba, até porque os motores de busca estão sempre a alterar os critérios dos seus algoritmos e o que é importante à data de hoje, pode ser irrelevante daqui a uns dias.
É por isso que, para assegurar estratégias SEO eficazes, deve ir um pouco além da leitura deste pequeno guia, e contratar (porque não?) uma empresa especializada em Marketing de Conteúdo e Otimização SEO capaz de colocar o seu negócio no topo do Google… e mantê-lo por lá durante muito tempo! Uma empresa como a SANZZA!

Notícias Recentes

Archives

Categories