Venha descobrir o passo a passo para uma redação SEO poderosa!

Dentro do universo digital, a redação SEO é a ferramenta mais poderosa para ganhar notoriedade e autoridade, para se destacar da concorrência e gerar mais leads qualificadas sem ter de investir em links patrocinados. Porém, não é daquele tipo de ferramenta com botão para ligar e desligar. Requer uma utilização inteligente e assertiva para tornar um site mais amigável para o seu público-alvo e mais atrativo para os motores de busca… e assim gerar os melhores resultados comerciais para a sua empresa!

O que é redação SEO?

É uma técnica para desenvolver textos que ranqueiem bem, ou seja, que sejam apresentados pelo Google e por outros motores de busca nos lugares cimeiros dos resultados de pesquisa. O objetivo é aumentar o tráfego orgânico para o site, blog ou e-commerce e em consequência, aumentar a notoriedade e as vendas de uma empresa. No entanto, redação SEO é mais do que escrever textos otimizados para motores de busca! Para ser bem-sucedida a técnica tem, antes de mais, de se focar em conteúdos de qualidade que respondam às “dores” de determinado público-alvo. Portanto, o produtor de conteúdos SEO faz uma espécie de trabalho “2 em 1”: escrita de textos relevantes e otimização para motores de busca, utilizando uma estrutura adequada ao meio digital, hierarquizando os blocos de informação e escolhendo as palavras-chave mais relevantes para o negócio, entre outras estratégias que colocam os conteúdos no topo do Google e despertam o interesse dos utilizadores.

Passo a passo para uma redação SEO poderosa

Já decidiu otimizar os conteúdos da sua empresa com estratégias SEO para motores de busca, mas não sabe por onde começar? Aceite a nossa ajuda! Leia este passo a passo para uma redação SEO poderosa e torne as suas páginas mais atraentes para os algoritmos do Google, de modo a que estes as coloquem nas melhores posições dos resultados de pesquisa. E ficando lá em cima, tem o mundo a seus pés, ou seja, milhares de utilizadores para alcançar, atrair e converter!

1. Escolha o tema e a palavra-chave principal

Para começar, tem de definir os temas que vão interessar ao seu público-alvo, estejam eles direta ou indiretamente ligados ao produto/serviço que vende. Temas que respondam, com soluções eficientes, aos problemas dos utilizadores. Se não sabe sobre o que escrever, é porque ainda não conhece bem a sua audiência, pelo que o melhor é recuar um passo e começar por estudar o seu público-alvo. Já escolheu um tema? Ótimo, agora passe para a palavra-chave principal do texto, que é aquela expressão que vai dar informação sobre o conteúdo em causa. Por exemplo, neste artigo de blog a Sanzza resolveu falar de otimização SEO porque é um tema do interesse dos seus clientes, e escolheu como palavra-chave principal a expressão “redação SEO” para atrair os utilizadores que, tal como você, procuram no Google por dicas para escrever um texto otimizado, digitando “redação SEO”. Compreendeu? Pois é precisamente isso que tem de fazer com os conteúdos da sua empresa! Agora convém focar-se em palavras-chave de cauda longa, ou seja, maiores e mais específicas, de forma a atrair somente as pessoas que estão interessadas nos seus produtos/serviços.

2. Defina o objetivo do texto

Sim, o seu texto vai responder a um problema, mas esse é o grande benefício para os seus clientes. E para a sua empresa? Qual o objetivo do texto? Gerar leads qualificadas, converter, aumentar a notoriedade, diferenciar da concorrência… Defina o objetivo de Marketing Digital – os resultados que o texto vai trazer para o seu negócio – antes de prosseguir.

3. Estruture o texto

A redação SEO não se faz por impulso num texto corrido ao sabor do vento. É preciso estruturar para definir os pontos a abordar e organizar o conteúdo. Nesse sentido, o seu texto deve ser dividido em subtítulos que introduzam pequenos blocos de informação que abordem diferentes tópicos que possam despertar o interesse dos clientes.

4. Aposte em conteúdo exclusivo

Mais um texto a explicar o que é SEO? Há tantos na Internet! Por isso resolvemos fazer um passo a passo para iniciantes. E é precisamente isso que também tem de fazer com os conteúdos da sua empresa. Descobrir assuntos relevantes para os seus leitores e exclusivos de modo que estes não encontrem em nenhum outro site, um texto igual. E se conseguir, inclua dados estatísticos, conclusões de estudos, opiniões de especialistas e links para fontes confiáveis.

5. Dê protagonismo ao título

O conteúdo pode ser relevante e exclusivo, mas é o título que vai levar o utilizador a clicar ou a ignorar o seu artigo. Por isso convém escrever um título matador que inclua a sua palavra-chave principal e que atraia pela criatividade, sem deixar de dar a entender qual o tema do texto.

6. Escreva uma abertura

Qualquer trabalho precisa de introdução, e o trabalho de redação SEO não é diferente! Este tipo de texto também precisa de uma excelente abertura que use um argumento para prender a atenção do leitor e convidá-lo a continuar a ler.

7. Seja objetivo

Para escrever poemas, usa uma linguagem rebuscada ou deixa uma mensagem subentendida nas entrelinhas, mas tem de escolher outra forma de comunicar porque a redação SEO tem de ser clara e objetiva! Na Internet, os utilizadores gostam de consumir informação de forma rápida e fácil e por isso, os seus textos otimizados com SEO têm de ter uma linguagem simples e uma estrutura própria para web que auxilie na compreensão… e conduza à conversão!

8. Coloque um CTA no final

Independentemente do objetivo de Marketing Digital do seu texto, este deve ter sempre um CTA ou call-to-action no final para encetar algum tipo de interação ou indicar ao leitor qual é o próximo passo a dar. Por exemplo: “deixe o seu comentário”, “dê a sua opinião”, “saiba mais”, “entre em contacto”, “peça um orçamento”, etc.

9. Use pelo menos 1.000 palavras

Tanto? Sim, os robots do Google entendem que um texto com 1.000 ou mais palavras é mais completo. Logo, quanto mais palavras, mais hipóteses de aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Mas atenção! Se não tiver conteúdo suficiente, é preferível publicar um texto pequeno do que um texto repetitivo e entediante.

10. Inclua fotografias, desenhos, infográficos, vídeos…

Na redação SEO não se limite ao texto. Para captar a atenção do leitor e ajudá-lo a compreender a mensagem, deve incluir conteúdo visual, nomeadamente fotos de qualidade e com o atributo alt preenchido porque o Google também tem uma pesquisa por imagens que pode aproveitar para alcançar mais clientes!

11. Não se esqueça dos links internos e externos

Inclua links internos nos seus textos SEO de forma a manter o leitor entretido noutras páginas do seu site, blog ou loja online. Desta forma pode descobrir outros conteúdos interessantes e tornar-se fã da sua empresa! E sempre que seja possível, coloque links externos para outros sites credíveis que tenham informação capaz de enriquecer o seu conteúdo. Além disso, o Google ranqueia melhor as páginas com links externos, desde que colocados de forma estratégica e não aleatória!

12. Contrate uma agência de Marketing Digital

Se nos acompanhou até aqui, mas sempre cheio de dúvidas acerca da sua capacidade e principalmente da sua disponibilidade para criar textos poderosos, aceite mais uma dica: delegue a redação SEO! Procure por uma agência de Marketing Digital com serviço de copywriting e contrate a produção de conteúdos para os diferentes canais digitais da sua empresa: site, loja online, blog, redes sociais, email marketing, etc.

A agência Sanzza tem copywriters qualificados e com experiência na produção de conteúdos para empresas de todos os setores de atividade. Peça-nos um orçamento sem compromisso!

Notícias Recentes

Archives

Categories