Como utilizar podcasts na estratégia de Marketing Digital da sua empresa

podcasts-estrategias-marketing-digital

Nos últimos anos, o áudio tem-se mantido no topo da lista de formatos preferidos dos utilizadores, provando que é uma poderosa ferramenta de comunicação em qualquer tipo de negócio. Se tem estado à margem desta tendência, este conteúdo é para si: saiba como utilizar podcasts na estratégia de Marketing Digital da sua empresa!

É fácil de consumir porque só apela a um sentido. Permite que o ouvinte realize outras tarefas em simultâneo. Está livre de artifícios. Facilita uma abordagem mais natural e espontânea. Gera proximidade com o público e… bom, estes são só alguns dos benefícios do podcast que (suspeitamos) são suficientes para o deixar empolgado. Mas antes de começar, deixe-nos explicar o que são e como utilizar podcasts na estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

O que são podcasts?

São arquivos de áudio. Por outras palavras, são meios de comunicação que privilegiam a voz e por isso se assemelham muito a programas de rádio. A diferença  é que são distribuídos em plataformas digitais e não obrigam o consumidor a sintonizar uma estação e a aguardar por determinada hora, para consumir o conteúdo. Para beneficiar do conteúdo basta aceder a um serviço de streaming ou fazer o download do arquivo digital!

Principais vantagens dos podcasts para empresas

  • Diversificação de conteúdos numa época em que os utilizadores estão a aborrecer-se com os textos e a encantar-se com os áudios, bem mais fáceis de consumir.
  • Partilha de conteúdos relevantes com o público: notícias relacionadas com a área de atuação e mercado, informações sobre produtos e serviços, entrevistas e muitos outros temas!
  • Fortalecimento da imagem e reputação da empresa, posicionando-a como referência no setor de atividade.
  • Geração de interação entre o negócio e os clientes e potenciais clientes, já que o podcast é um formato que gera proximidade com o público e por isso acaba por fazer parte da rotina das pessoas.
  • Aumento de conversões.

Como utilizar podcasts na estratégia de Marketing Digital da sua empresa 

Claro que está ansioso por saber como usar podcasts na sua estratégia de Marketing Digital, mas antes de avançar para a primeira dica, deve considerar o seu público-alvo. É que, apesar do podcast ser um formato de sucesso, pode dar-se o caso de os seus clientes não consumirem conteúdos em áudio. Por isso, antes de começar a gravar, verifique se gostam de podcasts ou não, e se a resposta for afirmativa, continue a ler!

1. Planeamento

Tal como outros tipos de conteúdo para estratégias de Marketing Digital, também a criação de podcasts exige planeamento. Mesmo que os seus áudios sejam mais informais e espontâneos, é importante elaborar um guião e definir um timing para não se alongar nem fugir ao tema. E, claro, usar um tom de voz que faça eco da sua marca e incite interações com os ouvintes.
Por fim, no planeamento deve constar o objetivo de cada conteúdo áudio, seja informativo, educativo ou de entretenimento. Se não constar, não sabe, se conseguiu alcançar resultados.

2. Tema

O tema deve ser escolhido tendo em conta os assuntos sobre os quais a sua audiência quer ouvir falar, sem perder a noção de qualidade e se possível atendendo à originalidade para não cair num “mais do mesmo” e aborrecer os ouvintes.

3. Conteúdo

Escolhido o tema é importante debruçar-se sobre o conteúdo do podcast, levando em linha de conta a mensagem que vai passar e que deve interessar aos ouvintes, mas também o facto de a ter de passar enquanto (supostamente) os ouvintes estão a realizar outras tarefas (já que só precisam de ouvir). Por isso a narrativa tem de ser envolvente em jeito de storytelling.

4. Nome

O nome do podcast é tão importante como o título dos seus conteúdos escritos. É ele que vai atrair (ou não) os ouvintes e que vai posicionar o material nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

5. Regularidade

Não pare no primeiro podcast! Se encetou esta estratégia de Marketing Digital é porque sabe que vai alcançar resultados e, por isso, há que publicar constantemente novos áudios, para manter a audiência interessada. 
Naturalmente que a frequência de gravação tem a ver com os seus objetivos, definidos no planeamento, mas é sempre aconselhável publicar (pelo menos) dois episódios do seu podcast por mês para criar uma consistência no calendário de publicações e não frustrar a expectativa dos clientes.

6. Gravação e edição

Preparado para gravar o seu podcast? Então comece por procurar um ambiente tranquilo e com uma boa acústica para evitar ruídos. Não se esqueça de escolher um bom microfone e software para obter um áudio de qualidade. Depois há que fazer uma edição profissional, que pode incluir o uso de efeitos sonoros e musicais, a redução de ruídos, entre outros detalhes que podem acrescentar valor ao seu trabalho.

7. Publicação e divulgação

Gravado e editado, o seu podcast está pronto para ser publicado na plataforma digital que bem entender: Website, SoundCloud, Spotify, iTunes, Apple Podcasts… ou, até mesmo, o YouTube e Facebook se decidir apostar na criação de um podcast com vídeo. O importante é não se esquecer dele por lá, já que sem divulgação não atrai novos ouvintes! Nesse sentido, aproveite todas as estratégias complementares de Marketing Digital para promover o seu podcast e construir autoridade ao redor da sua marca.

O podcast é um formato divertido, muito consumido e relativamente barato. É por isso que não pode deixar de criar narrativas áudio para se relacionar com o seu público e complementar as estratégias de Marketing Digital que já está a usar na sua empresa. A sua única dificuldade poderia ser encontrar um parceiro para criar os seus podcasts… mas também está ultrapassada! É só clicar aqui e contactar a Sanzza!

Notícias Recentes

Archives

Categories