SEO local: como otimizar e conseguir ficar mais perto dos seus clientes?

seo-local-como-otimizar

A forma mais rápida e eficaz de trazer clientes até à porta da sua loja ou estabelecimento é através da técnica de SEO local, uma ferramenta de Marketing Digital fundamental para qualquer empresa que queira aparecer no topo das pesquisas do Google quando os utilizadores procuram pelos seus produtos ou serviços através de geolocalização.

Bom, mas antes de falarmos em SEO local, convém explicar que SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de Marketing Digital que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site (ou de um determinado conteúdo) nos resultados apresentados pelos motores de pesquisa aos utilizadores, e assim, gerar conversões através de tráfego orgânico, ou seja, tráfego não pago. 
Portanto, até aqui a estratégia SEO já é fantástica para conquistar mais visitantes que se podem tornar clientes, e por isso coadjuvá-la com SEO local é uma espécie de tiro certeiro para negócios com pontos de venda em zonas especificas. E isso, porque as pesquisas por escrito e por voz com expressões como “perto de mim” estão a aumentar tanto que 46% das pesquisas no Google pretendem respostas com informações locais (GoGulf). Tanto que 72% dos utilizadores que fazem pesquisas locais, acabam por se dirigir a uma das lojas sugeridas num raio de 8 quilómetros (HubSpot)! 
Já conquistámos a sua atenção? Que bom! Então continue a ler e perceba porque e como fazer SEO local.

O que é SEO local?

SEO local é uma estratégia para otimizar conteúdos para motores de pesquisa que tem por objetivo uma melhor posição nos resultados para quem procura por negócios nas proximidades. No fundo, trata-se de usar a geolocalização para permitir que os utilizadores encontrem os produtos e serviços que pesquisam perto do local onde se encontram fisicamente. Uma técnica particularmente eficiente para pequenos negócios, já que consegue melhorar o posicionamento e autoridade da marca na Internet e também atrair novos clientes!

  • Exemplo de SEO local: Com este calor, não é difícil imaginar um utilizador a procurar por um sítio para comer um gelado, por exemplo, numa zona especifica do Porto, usando para tal a pesquisa por negócios locais e a expressão “perto de mim”. Ora, se você tiver uma gelataria nessa zona e tiver os seus conteúdos otimizados com SEO local, é bem provável que consiga conquistar mais um cliente! E é assim que funciona! Os utilizadores ao fazerem pesquisas locais por gelatarias, restaurantes, clínicas médicas, sapatarias, livrarias, etc, incitam os robots do Google a filtrar e classificar os resultados para encontrarem fácil e rapidamente o que procuram, nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa!

Qual a importância do SEO local para a sua empresa?

O SEO local é importante para uma empresa com um negócio local porque é uma forma muito eficiente para partilhar a “morada” de determinado produto ou serviço a quem está fisicamente próximo. E isso, permite a conquista de novos clientes, o aumento das vendas e expansão da marca. Logo, numa época em que os consumidores fazem as suas pesquisas através de smartphones, maioritariamente, o SEO local é fundamental para acompanhar as movimentações de potenciais clientes, pessoas que procuram por determinado produto ou serviço numa determinada zona, em tempo real.

Como otimizar com SEO local?

Não é complicado otimizar com SEO local para conquistar a atenção de pessoas que estão perto da sua empresa e que procuram pelo produto ou serviço que vende.

1. Abrir uma conta no Google My Business

Para começar, uma dica obrigatória se quer otimizar com SEO local os conteúdos da sua empresa: abrir uma conta no Google My Business! Este recurso gratuito do Google permite-lhe expor uma série de informações sobre o seu negócio de forma a que o motor de pesquisa tenha onde ir recolher dados para apresentar aos utilizadores que, supostamente, estão a mostrar interesse pelo seu produto/serviço numa determinada zona. Portanto, desde o nome à categoria da sua empresa, passando pela morada, número de telefone, email, horário de funcionamento, endereço do site, etc. Deve colocar todas as informações relevantes sobre o seu negócio, inclusive fotografias e vídeos!
E havendo budget disponível, também pode apostar em anúncios pagos no Google My Business para trazer ainda mais utilizadores até à porta da sua loja ou estabelecimento.

2. Pedir avaliações aos seus clientes

As reviews ou avaliações positivas no Google My Business são fundamentais para passar credibilidade e confiança aos utilizadores. Por isso, não se deve abster de pedir avaliações aos seus clientes e responder a essas avaliações, sejam elogios ou reclamações. Até porque, a falta de avaliações pode prejudicar o rankeamento da sua empresa, já que o Google dá prioridade a negócios com avaliações positivas. Assim, quanto mais comentários receber, mais alavanca a sua empresa nos resultados de pesquisa! 

3. Publicar conteúdo local

Sejam artigos de blog ou posts em redes sociais, entre outros conteúdos, é importante apostar na publicação de informações com a localidade da sua empresa (incluindo noticias e eventos), usando as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, mas usando também palavras ou expressões que estejam relacionadas com a zona em que tem a sua loja ou estabelecimento. Por exemplo: “gelataria Porto”, “gelataria Vila Nova de Gaia” ou “gelados Rua de Santa Catarina”.

E a última dica para otimizar com SEO local é mesmo delegar a tarefa a uma empresa de Marketing Digital especializada em SEO, como a Sanzza!

 

 

 

Scroll Up

Receba dicas exclusivas, e-books de Marketing Digital e diversos documentos de apoio. Inscreva-se na nossa Lista VIP e fique a par de todas as novidades do mundo digital!