Descubra cinco estratégias de otimização SEO para empresas B2B!

5-estrategias-otimizacao-SEO-para-empresas-B2B

Se o tráfego orgânico o trouxe a si, do campo de pesquisa do Google até aqui ao nosso artigo sobre otimização SEO para empresas B2B, também é capaz de levar mais clientes até ao seu site! Mas primeiro convém conhecer e implementar as principais estratégias de otimização SEO para empresas B2B, capazes de aumentar a visibilidade do negócio em todas as etapas do ciclo de vendas e melhorar a faturação.

Sim, são potenciais clientes a utilizar motores de busca, como o Google, para pesquisar por produtos e serviços. Sim, são pessoas a comprar a outras pessoas, mas fazer SEO para empresas B2B (Business to Business) é responder a desafios que não são colocados a empresas B2C (Business to Consumer) onde o público é mais abrangente e menos exigente.

5 Estratégias SEO para empresas B2B

Embora o objetivo final das estratégias de otimização SEO para empresas B2B e B2C seja igual — conquistar mais clientes e aumentar as vendas — há que implementar técnicas diferentes, porque o modelo de negócio B2B tem um ciclo de venda mais longo e ponderado que o negócio B2C e, por isso, requer mais informação e mais dados específicos para incentivar a tomada de decisão do cliente. Desta feita, é mais difícil — temos de admitir! — atrair utilizadores em negócios B2B, porque os esforços de SEO (Search Engine Optimization) têm de chegar às pessoas que fazem pesquisas mais exatas e informadas e conseguir mostrar que a sua empresa tem a melhor solução para resolver determinado problema de outra empresa. Tendo isto em mente, resta-lhe conhecer as melhores estratégias de otimização SEO para empresas B2B!

Invista num layout intuitivo

O seu site ou E-commerce precisa de ter um layout intuitivo, ou seja, menus e submenus claros e bem organizados que possibilitem ao utilizador, encontrar a informação que procura em poucos cliques. Além de intuitivo, o layout de um site B2B precisa de ser moderno e apelativo. Não tem de acompanhar todas as tendências de Webdesign, mas tem de atrair os visitantes e retê-los durante mais tempo. Por isso, talvez seja melhor investir num design exclusivo que transmita uma ideia de profissionalismo, que reflita a identidade da sua empresa e que a diferencie da concorrência.

Aposte num site responsivo

Se o seu site ou E-commerce não é responsivo, está mais do que na hora de o reformular! E sabe porquê? Porque a maioria dos seus potenciais clientes faz pesquisas através de smartphones ou equipamentos com ecrãs mais pequenos, pelo que o seu site deve estar preparado para proporcionar uma boa visualização e legibilidade, independentemente dos equipamentos que essas pessoas possam estar a usar para aceder à Internet.

Desenvolva conteúdos de qualidade para todas as etapas do funil de venda

É claro que os conteúdos de qualidade são imprescindíveis em qualquer estratégia de otimização SEO B2B ou B2C, mas no seu caso o trabalho tem de ser intensificado, pois o seu público não perdoa falhas a nível de informação. Portanto, desenvolva conteúdos objetivos e descritivos, que respondam a todas as dúvidas e mostrem os benefícios do seu produto ou serviço. E depois publique-os no seu site, loja online, blog, redes sociais e noutros canais onde possa veicular informação sobre a sua empresa. E não é tudo! 

Além de relevantes, os conteúdos da sua empresa têm de se ajustar a todas as etapas do funil de vendas: têm de responder aos interesses dos potenciais clientes empresariais que querem conhecer novas soluções para o seu problema; dos potenciais clientes que já conhecem a solução, mas procuram por mais informação e dos potencias clientes que já tomaram uma decisão e estão prestes a fechar negócio.

Prefira palavras-chave de cauda longa

Muita atenção à escolha das palavras-chave que vai usar nos conteúdos B2B da sua empresa, sim? Têm de estar relacionadas com o seu negócio e com os seus produtos ou serviços, têm de falar na linguagem dos seus utilizadores, mas têm também de refletir as expressões pesquisadas nos motores de busca, como o Google. E isso significa que, independentemente da sua área de atuação, deve preferir palavras-chave de cauda longa ou long-tail keywords. E a explicação é simples! Clientes B2B são mais claros e específicos nas suas pesquisas, e por isso consegue chegar até eles de forma mais rápida e eficaz, com expressões mais específicas e detalhadas. Por exemplo, a nossa empresa poderia ter chegado até si com a palavra-chave “marketing digital”, mas seria suficiente para o atrair? Não foi bem melhor respondermos exatamente àquilo que procurava, usando a palavra-chave de cauda longa “SEO para empresas B2B”? E quem diz uma palavra-chave de cauda longa, diz duas ou três! É que os negócios B2B têm, como bem sabe, diferentes personas porque como os produtos e serviços tendem a ser mais caros que os produtos e serviços B2C, o ciclo de vendas acaba por envolver mais de duas pessoas na decisão de compra. Ora, como essas pessoas, apesar de trabalharem na mesma empresa, têm necessidades diferentes, podem fazer pesquisas usando termos diferentes e os seus conteúdos têm por isso de incluir mais tópicos e palavras-chave para segmentar e assegurar novas oportunidades!

Otimize para pesquisa de voz

Clientes B2B, como bem sabe, vivem num ritmo acelerado e por isso não pode ignorar a possibilidade de fazerem as suas pesquisas por voz, pedindo ajuda à Siri ou à Alexa (ou a outro assistente de voz) para encontrarem os produtos ou serviços de que necessitam. Logo, deve otimizar para pesquisas de voz que são diferentes das pesquisas por escrito. Como o fazer? Usando palavras-chave de cauda longa concisas e frases curtas em jeito de perguntas, numa linguagem natural. E se for o caso, melhorando os seus resultados para pesquisa local, com o registo completo e detalhado no Google My Business para atrair clientes nas proximidades.

Tendo dificuldades em assegurar algumas destas estratégias SEO para empresas B2B, contacte a Sanzza

  • Criamos sites B2B responsivos, com layout moderno e intuitivo; 
  • Elaboramos conteúdos de qualidade para todas as etapas do funil de vendas; 
  • Otimizamos os conteúdos para pesquisas por escrito e por voz.

Notícias Recentes

Archives

Categories