Será que o E-mail Marketing ainda funciona? Venha descobrir a resposta!

A resposta é simples… sim! O E-mail Marketing não só funciona, como é uma das melhores ferramentas de comunicação que uma empresa pode implementar.

Ora veja: profissionais de Marketing Digital que enviam campanhas segmentadas registam aumentos de 760% no ROI ou retorno do investimento. E menos não seria de esperar, já que em todo o mundo 3,9 mil milhões de pessoas utilizam o e-mail diariamente e 59% admite que os conteúdos dos e-mails influenciam as suas decisões de compra. Estes dados revelados pela HubSpot indicam claramente que deve continuar a ler este artigo para perceber quais são as principais vantagens do E-mail Marketing para o seu negócio.

Vantagens do E-mail Marketing

Há uns anos atrás, o E-mail Marketing era considerado uma fonte de spam porque funcionava como um canal de comunicação generalista que enviava mensagens a um público indiferenciado. Hoje, é considerado um tipo de comunicação muito assertivo e personalizado que agrada aos consumidores porque transmite uma mensagem relevante, em vez de ser pura publicidade. Mas existem outras vantagens!

1. Alcance 

Como a esmagadora maioria dos consumidores possui mais do que uma conta de e-mail, o alcance do E-mail Marketing é gigantesco!

2. Previsibilidade

Ao contrário de uma publicação num blog ou rede social, o envio de um e-mail é previsível porque segue para os destinatários que a sua empresa definiu e, por isso, todos (ou quase todos) os contactos vão receber a mensagem, mesmo que não a abram.

3. Flexibilidade

Tendo em conta que uma mensagem de e-mail não tem limite de texto e pode incluir imagens, fotos, templates e links para páginas na Internet, a sua empresa consegue total flexibilidade para desenvolver uma comunicação exclusiva de acordo com os objetivos de Marketing Digital.

4. Personalização

Por se basear em segmentos que reúnem grupos de clientes com características semelhantes, o E-mail Marketing permite o envio de mensagens mais personalizadas, como um cupão de desconto especial no dia de aniversário.

5. Relacionamento 

Se tomar a decisão de enviar e-mails de forma regular, com mensagens relevantes para os seus segmentos, vai começar a manter uma relação de proximidade com os consumidores, guiando-os ao longo de todas as etapas do funil de vendas.

6. Tráfego orgânico

Quer receber mais visitas? É só implementar uma estratégia de E-mail Marketing com campanhas que incluam um link no final para aumentar o tráfego orgânico para o site ou loja online.

7. Visibilidade

Enviar newsletters e campanhas de marketing com regularidade é uma excelente forma de promover os conteúdos da sua empresa e aumentar a visibilidade na Internet.

8. Venda

E agora repare que os leads que abrem sempre os e-mails já têm uma relação de confiança com a sua empresa e, mais tarde ou mais cedo, acabarão por se transformar em clientes, o que contribui para o aumento das vendas.

9. Pós-venda

O E-mail Marketing também tem importância no pós-venda? Claro que sim! Se enviar pesquisas de satisfação, dicas para montar um produto ou sugestões para desfrutar de um serviço, entre outros assuntos, vai manter os clientes bem próximos e sempre interessados na sua marca.

10. Monitorização

Assim como outras estratégias de Marketing Digital, o envio de e-mails possibilita a utilização de métricas (como a taxa de rejeição) para a medição do desempenho da performance das campanhas. E ao acompanhar os resultados a par e passo, consegue identificar aspetos a melhorar.

11. Custos

Por fim, os custos de E-mail Marketing são quase insignificantes se comparados com o retorno do investimento. Inclusive, é possível encontrar ferramentas de E-mail Marketing gratuitas e seguras para fazer envios automatizados.

Como começar a fazer E-mail Marketing?

Comece por criar uma lista de e-mails ou mailing list, ou seja, recolha nomes e endereços de e-mail através do preenchimento de formulários de contacto no seu site, loja online, redes sociais e outras plataformas digitais.

Se já tem uma lista de emails, deve validá-la para verificar se foi construída com endereços de e-mail de consumidores que mostraram interesse em receber informações sobre a sua empresa. Só assim — a comunicar com pessoas que têm vontade de conhecer melhor o negócio — é que vai atingir os seus objetivos de E-mail Marketing e respeitar os procedimentos de recolha e tratamento das informações sobre os clientes e potenciais clientes, indicados no RGPD, Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Contudo, não basta possuir uma boa base de dados, é necessário atualizá-la regularmente porque muitos e-mails deixam de existir e, se os mantiver na mailing list, aumenta a taxa de erro de entrega das suas campanhas.

É só? Não, depois de definir objetivos e criar a lista de contactos, vai ter de encontrar uma boa ferramenta de envio de E-mail Marketing (gratuita ou paga) para fazer envios massivos de e-mails, com sequências automáticas, sem irem parar à caixa de spam. Além disso, uma boa ferramenta de envio permite-lhe editar templates atraentes com um design responsive, monitorizar métricas, analisar resultados e, claro, segmentar contactos. Sim, porque a segmentação é outra etapa fundamental para fazer envios eficazes. É óbvio que é mais fácil pegar numa campanha e enviá-la para todos os contactos, mas essa opção não iria gerar resultados! É preciso segmentar por sexo, idade, localização, preferências, compras anteriores, entre outros parâmetros, para enviar as campanhas de marketing da sua empresa às pessoas certas, na hora certa, e tendo em conta a fase do funil de vendas em que os potenciais clientes se encontram. Isto porque alguns leads estão qualificados e preparados para comprar o seu produto ou serviço, mas outros precisam de ser alimentados com mais conteúdos relevantes…

Este artigo convenceu-o a implementar uma estratégia de E-mail Marketing eficaz que fomente as vendas? Então só falta pedir uma proposta de implementação à Sanzza!

Projetamos uma estratégia de E-mail Marketing adequada aos objetivos da sua empresa, à imagem da sua marca e ao perfil do seu público-alvo. 

 

Notícias Recentes

Archives

Categories