Domínios

Não é novidade para ninguém que para ter um site, é obrigatório ter um domínio. E até aqui tudo certo, a questão é: como chegar ao domínio ideal? Entre domínios nacionais, internacionais e subdomínios, qual escolher? Como criar um nome representativo para o seu negócio? Mais elucidativo para os seus potenciais clientes? Não desespere! Deixe as respostas do nosso lado porque a Sanzza… domina o assunto.

Domínios

Não é novidade para ninguém que para ter um site, é obrigatório ter um domínio. E até aqui tudo certo, a questão é: como chegar ao domínio ideal? Entre domínios nacionais, internacionais e subdomínios, qual escolher? Como criar um nome representativo para o seu negócio? Mais elucidativo para os seus potenciais clientes? Não desespere! Deixe as respostas do nosso lado porque a Sanzza… domina o assunto.

Efetivamente, a escolha de um domínio é muito importante na hora de passar a sua marca para o mundo online e por isso a sua decisão deve ser ponderada. A Sanzza ajuda-o não só a escolher o domínio certo para o seu site ou e-commerce como também se mantém ao seu lado durante todas as etapas que compõem o processo de registo de domínio: da disponibilidade do nome, à extensão do domínio, passando pelo registo, segurança e outras questões técnicas.

O que é um domínio?

Domínio é aquele endereço que o utilizador vê no browser quando chega ao seu site e que serve para localizar e identificar computadores na Internet (quando convertido num endereço IP). Por isso, deve ser um nome de fácil memorização que tenha relação com o seu negócio. Exemplo: www.negócio.pt.

Auxiliámo-lo na escolha do domínio indicado para a sua presença online. Fale connosco!

Como registar um domínio?

Registar um domínio não é complicado, mas vai precisar da ajuda de uma agência como a Sanzza para não falhar nenhuma das etapas obrigatórias, sim?

Escolher entre domínios nacionais ou internacionais

A Sanzza aconselha o domínio nacional .pt a empresas que atuam em Portugal, não só porque é o domínio mais comum, mas também porque permite identificar rapidamente que a mesma está relacionada ao mercado portugês. Em alternativa, o domínio internacional .com é uma boa opção para empresas que pretendam entrar no mercado estrangeiro. Contudo, se preferir, temos todo o gosto em ajudá-lo a registar a sua marca nos vários domínios possíveis, de modo a evitar que outra empresa ocupe o lugar que pretende.

Subdomínios

Existem 8 subdomínios que o podem ajudar a organizar a sua presença online por tipo de negócio, e que se podem considerar como alternativas ao .pt

.gov.pt

.org.pt

.net.pt

.edu.pt

.int.pt

.nome.pt

.publ.pt

.com

Descobrir o nome de domínio certo para o seu negócio

Porque a escolha do nome de domínio deve ser criteriosa para que o acesso dos utilizadores seja fácil, a Sanzza contribui para a definição do nome mais ajustado à sua estratégia e marca. Por aqui, damos preferência a nomes simples compostos apenas por uma palavra, mas no caso de ser mais conveniente um nome extenso, que coincida com a designação da sua firma, ajudamos a criar uma expressão que não ultrapasse os caracteres permitidos para um domínio e que não cause dúvidas em termos de escrita. Além disso, privilegiamos nomes de domínio capazes de ajudar na geração de tráfego para o seu site, através da escolha de palavras-chave exatas para aumentar as probabilidades de surgir aos utilizadores nos primeiros resultados dos motores de pesquisa. E se o nome que pretende já se encontrar registado e não quiser escolher outro, ajudamo-lo a considerar uma terminação diferente, como .net ou .org.

Registar o domínio

Escolhido o nome, a agência Sanzza trata de registar o domínio tendo em conta que o registo de um nome deve estar sempre alinhado com a estratégia da sua marca. Levamos em linha de conta que a presença em mercados nacionais ou internacionais pode – e deve! – influenciar na escolha do domínio e por isso estudamos os seus palcos de atuação para lhe podermos apresentar as opções corretas no que toca a nomes, mas também a extensões dos domínios.

Não domina o universo web? Nem tem de dominar! Nós ajudámo-lo na escolha e registo do domínio do seu website. Fale connosco ainda hoje!

Assegurar as condições técnicas e de segurança

A agência Sanzza está sempre ao lado da sua empresa nas questões técnicas, na instalação e configuração do servidor primário de nomes ou servidor secundário, e também na implementação de certificados SSL que garantem a total segurança aos seus utilizadores, particularmente se se tratar de uma plataformas de e-commerce onde existe uma troca de dados sensíveis.

Certificado SSL

Os certificados SSL garantem a encriptação e privacidade de dados entre os clientes e os servidores onde os websites estão alojados. Converse com a equipa da Agência Sanzza e conheça um pouco melhor esta solução!

Sobre a Sanzza

Somos a Sanzza, uma Agência de Criação de Websites, Marketing Digital e Design Gráfico com sede em Matosinhos.

A nossa equipa de criativos, designers, web developers e digital marketers tem um espírito criativo, ideias frescas e uma enorme capacidade de aceitar e abraçar desafios, para ir ao encontro das suas ideias de negócio.

Confie-nos a criação ou reformulação do seu website! A nossa vasta experiência em desenvolvimento web para clientes das mais diversas áreas de atuação, garante-lhe a criação de uma plataforma moderna, organizada e com fácil gestão de conteúdos através de um backoffice simplificado e intuitivo.

Tudo o que precisa para atrair novos clientes e fechar mais negócios! Entre em contacto connosco!

ORÇAMENTO DOS NOSSOS SERVIÇOS
PEÇA SEM COMPROMISSO

FAQ's

O Domínio é o nome pelo qual se identifica um website. É composto pelo nome do website e pela extensão. Por exemplo, o Domínio da Agência Sanzza é composto por sanzza (nome do website) e por .com (extensão do domínio).

Um Domínio serve para identificar um website. Caso não existissem Domínios, os sites seriam identificados através dos seus IP’s, compostos por longas sequências de números e bastante difíceis de memorizar.

Existem várias extensões. Normalmente cada país tem a sua própria extensão de Domínio. Sem dúvida que a mais comum é a .com, sendo essa a extensão a utilizada a nível internacional. Há ainda extensões direcionadas para determinados segmentos:
.com — entidades comerciais
.org — organizações sem fins lucrativos
.net – infraestrutura de internet
.edu/.ac — instituições educacionais
.int — organizações internacionais
.biz — sites de negócios
.info — sites de informações
.pro — organizações profissionais
.aero — indústria aeronáutica
.coop — cooperativas, entre outros.

Antes de registar um Domínio, há um conjunto de procedimentos que devem ser tomados. A escolha do Domínio correto e verificação da sua disponibilidade são os primeiros passos. Algumas extensões podem ser registadas por qualquer pessoa, física ou jurídica, outras exigirão para o registo uma documentação específica. Escolhido o Domínio e se este estiver disponível, segue-se então para o processo de registo.

Depende da estratégia e mercado onde atua a sua empresa. Se a sua marca atuar somente no mercado nacional português, por exemplo, poderá ser suficiente optar pela extensão .pt. Se atuar no mercado internacional, recomenda-se a utilização da extensão .com. Idealmente, deve reservar-se a extensão .com, porque mesmo que a marca não atue no mercado internacional, um dia poderá optar por esse caminho e desta forma, terá o domínio .com disponível.

Neste caso, não há grande solução. Os domínios que já estão a ser utilizados pertencem a quem os adquiriu. Ou se opta por outro domínio que esteja relacionado, mas com uma pequena variação no nome, ou então, para o caso de se querer mesmo um domínio que esteja tomado, a única solução é tentar negociar a compra desse mesmo domínio com o seu proprietário.

Podemos ajudá-lo em todas as fases de escolha e registo do seu Domínio. Caso ainda não tenha uma ideia definida de que Domínio poderá escolher para o seu website, a nossa equipa poderá ser bastante útil nesta questão. Podemos também verificar se o Domínio escolhido está disponível e avaliar alternativas. De seguida, o processo de registo do Domínio ficará todo a nosso cargo.