Sabe qual é a primeira coisa que a maioria das pessoas faz quando sente uma dor? Uma pesquisa no Google! Por isso, um site para clínica médica com conteúdos relevantes é fundamental para atrair mais pacientes.
Clínica geral, cirurgia plástica, pediatria, medicina dentária, oftalmologia, ortopedia, fisioterapia, acupuntura… Independentemente da especialidade, se vai criar ou renovar um site para clínica médica, tem de conhecer os elementos mais importantes para ganhar notoriedade na Internet e aumentar a faturação da empresa.
Não pomos em causa a competência da sua equipa médica nem os excelentes resultados dos tratamentos efetuados na sua clínica, mas sem um site profissional não consegue passar essa mensagem, conquistar mais pacientes e aumentar a rentabilidade da empresa. É por isso que deve investir num site para clínica médica de qualidade, que inclua todos estes elementos:
Em primeiro lugar, tem de comprar um domínio próprio para que o seu site seja encontrado e para passar uma ideia de profissionalismo e credibilidade aos pacientes. Mas lembre-se que o nome do domínio tem de ser simples e direto para ser facilmente memorizado. Por exemplo: minhaclinica.pt ou clinicamedica.com.
Depois de escolher e registar o nome de domínio, há que tratar do serviço de alojamento do seu site para clínica médica, ou seja, o local onde vai guardar todos os ficheiros. Nesse sentido, deve optar por um alojamento acessível a todos os utilizadores da Internet que garanta a segurança da informação do site e tenha uma boa capacidade de resposta em momentos de maior congestionamento.
Se vai iniciar atividade, vai precisar também de (pelo menos) uma conta de email profissional para comunicar com o público, porque não fica nada bem enviar um orçamento ou uma fatura através de uma conta pessoal, não é verdade?
Para mais, as plataformas de email profissional são mais seguras e permitem a utilização do nome de domínio da sua clínica médica. Por exemplo, em vez de manuelrodrigues@gmail.com pode usar geral@clinicamedica.pt.
Agora que tratou do domínio, do alojamento e das contas de email profissional do site para clínica médica, deve passar à arquitetura da informação. Escolha uma que favoreça a experiência de navegação dos utilizadores, com menus e submenus intuitivos e visualmente agradáveis. Isto porque só consegue manter os visitantes dentro do seu site de clínica médica se este tiver a informação certa, no local certo e à distância de um clique!
Como a maioria dos utilizadores acede à Internet através de equipamentos com ecrãs mais pequenos, como smartphones e tablets, o site para clínica médica deve ter um design responsivo, ou seja, estar programado para se adaptar automaticamente a qualquer tipo de tamanho de ecrã, sem perder a legibilidade.
Talvez não saiba, mas sites para clínicas médicas que demoram mais de 2/3 segundos a abrir, estão condenados à desgraça! O próprio Google divulgou que cerca de 40% dos utilizadores abandonam um site se este demorar mais tempo do que isso a carregar. Logo, o tempo de resposta entre o clique do utilizador e a exibição da página do seu site, deve ser o mais curto possível para corresponder às expectativas dos consumidores modernos, que estão sempre com pressa.
Tendo em conta que um site para clínicas médicas é uma espécie de morada digital, deve conter todos os conteúdos relevantes a respeito da empresa: historial, missão, visão, valores, equipa, serviços, especialidades, contactos, rede de parcerias, testemunhos de pacientes satisfeitos e até artigos de blog e outras informações exclusivas da clínica que aumentem o tráfego orgânico para o site.
Os conteúdos do seu site para clínica médica, além de relevantes para o seu público-alvo, devem estar otimizados com estratégias SEO para motores de busca para aparecerem logo nos primeiros resultados de pesquisa e trazerem mais potenciais pacientes. Isso significa usar palavras-chave diretamente relacionadas com o negócio, escrever meta descrições e colocar links internos e externos, entre outras técnicas SEO que permitem que as páginas sejam ranqueadas pelo algoritmo do Google e apareçam aos utilizadores que estão a usar expressões, no motor de pesquisa, relacionadas com as palavras-chave escolhidas.
Em relação ao conteúdo visual do site para clínica médica, deve publicar apenas fotos e imagens de qualidade, bem dimensionadas, de preferência originais ou de bancos de imagens confiáveis. E não se esqueça de que as imagens devem contribuir para a compreensão do texto!
Um site para clínicas médicas deve ser complementado com um blog onde possa publicar de forma consistente, conteúdos relevantes e de qualidade que respondam às dores do seu público-alvo (literalmente), que aumentem a notoriedade e credibilidade da sua clínica médica e que encetem e mantenham um contacto com os pacientes ao longo do tempo.
Independentemente da sua área de atuação, deve colocar no seu site, botões de partilha para as redes sociais em que a sua clínica médica está a marcar presença, para que os utilizadores possam partilhar os seus conteúdos com outras pessoas.
Por fim, deve integrar o Google Analytics no seu site para clínica médica de forma a poder monitorizar gratuitamente os acessos ao site e perceber qual o comportamento dos visitantes… e assim conseguir ajustar as suas estratégias de Marketing Digital para alcançar cada vez mais pacientes!
Se estiver com dificuldades em implementar esta lista de elementos fundamentais, contacte a Sanzza, uma agência de Marketing Digital especialista em sites para clínicas médicas!
© 2024 Sanzza Creative Agency.
Todos os direitos reservados
CONTACTOS
Tlm: +351 968 104 404
(chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: sanzza@sanzza.com
MORADA
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, 20,
4º andar DQ - Edifício D. Nuno
4450-291 Matosinhos – Portugal
Tlm: +351 226 169 164
Tlm: +351 968 104 404
E-mail: sanzza@sanzza.com
Política de Privacidade | © 2021 Sanzza Creative Agency. Todos os direitos reservados
Preencha o formulário e o nosso consultor vai entrar em contacto consigo.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.