Se quer aumentar o tráfego orgânico e aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google, tem de melhorar o SEO do seu site constantemente, para que todas as páginas se mantenham relevantes.
Um site com uma boa performance é um site otimizado com estratégias SEO (Search Engine Optimization) para motores de busca. E um site otimizado é um site capaz de aumentar a notoriedade de uma marca, gerar mais conversões e aumentar as vendas. Ainda assim, esta não é a tarefa de Marketing Digital mais fácil e mais simples. Na verdade, melhorar o SEO do seu site é algo trabalhoso, mas se ler as nossas dicas vai conseguir posicioná-lo melhor no ranking do Google!
Criação de conteúdo
Seja para o seu site, loja online, blog ou redes sociais, a criação de conteúdo diária deve ser uma prioridade porque é o fator principal de qualquer estratégia SEO. Mas não dispare em todas as frentes! É importante focar-se apenas em conteúdos relevantes para o seu público-alvo, que agreguem valor à sua marca. Portanto, mais do que um artigo de blog todos os dias ou meia dúzia de posts no Facebook a cada 24 horas, importa atender aos seus objetivos de Marketing Digital, perceber as particularidades do seu negócio e os desejos e necessidades dos seus clientes, para publicar de forma consistente. E nesse sentido aconselhamo-lo a criar um calendário de conteúdos que se adapte ao seu negócio — seja diário, semanal ou mensal — e o ajude a melhorar o SEO do seu site.
Atualização de conteúdo
Entretanto, todo o conteúdo que tem publicado precisa de ser atualizado constantemente para manter o site otimizado. Por isso, verifique se entre os conteúdos online, nomeadamente artigos de blog, não há alterações a efetuar para os publicar de novo e gerar ainda mais tráfego orgânico para o seu site. E não se esqueça que a atualização de conteúdo passa também pela resposta atempada a todos os comentários que esteja a receber no blog ou nas suas redes sociais. De resposta em resposta, o seu conteúdo permanece fresco!
Colocação de links internos
Uma das estratégias SEO que o Google mais valoriza no seu ranqueamento é a linkagem interna, pelo que é natural que o seu site já tenha ligações de umas páginas para as outras. O que acontece é que à medida que a plataforma cresce, esses links também precisam de crescer. Ora, isso significa que para melhorar o SEO do seu site, tem de criar links internos que lhe agreguem valor e que contribuam para uma estrutura de ligação de temas bem definida e com capacidade para impactar no rastreamento do site. Lembre-se que o Google dá valor à forma como se distribuem os links das próprias páginas internamente e recompensa sites que têm uma estratégia real e consistente. Além disso, os links internos contribuem para uma experiência do utilizador mais completa e proveitosa!
Otimização SEO para imagens
Também há questões relacionadas com SEO para imagens que deve verificar, tais como o tamanho das imagens, pois no caso de serem demasiado pesadas podem atrasar o carregamento da página, o que o Google não vê com bons olhos!
Além do tamanho, verifique se as suas imagens têm os atributos ALT preenchidos, bem como os títulos, descrições e legendas, de forma a indicar ao motor de busca as suas temáticas e assim aumentar as hipóteses de aparecer nos primeiros lugares do Google Imagens.
Evitar conteúdo duplicado
Será que não está a criar acidentalmente conteúdo duplicado? Terá mudado de domínio sem usar o redirecionamentos 301? Terá esquecido as canonical tags para manter conteúdos duplicados no seu site? Bom, se quer melhorar o SEO do seu site, verifique já, porque se apresentar conteúdo duplicado, o Google pode retirar a página em causa dos seus resultados de pesquisa e acabar por escolher outra (muitas vezes com conteúdo de menor qualidade) para a substituir.
Na dúvida, use o SEMrush que, além de detetar conteúdo duplicado, aponta outros problemas SEO que podem estar a afetar os resultados do seu Marketing de Conteúdo.
Apostar em dados estruturados
Aposte também em dados estruturados para melhorar as posições das suas páginas nos resultados de pesquisa (particularmente resultados de pesquisa por voz) e por acréscimo, melhorar o SEO do seu site. É que quanto mais organizado estiver o seu site, quanto mais estruturados estiverem os dados, melhor é compreendido e, por consequência, mais vezes é exibido aos utilizadores do Google nos resultados de pesquisa.
Investir em responsividade
E se o seu site ainda não é responsive, trate de o tornar mobile friendly já! Não se esqueça que os acessos à Internet se fazem maioritariamente via smartphone e não através de desktop ou computador portátil, pelo que o Google prefere sites responsivos que se adaptem automaticamente em termos de legibilidade a todos os tamanhos de ecrãs, para oferecer uma melhor experiência de utilização aos visitantes.
Fazer a manutenção do site
Por fim, se não fizer uma manutenção diária ou pelo menos uma manutenção assídua do seu site, ficará difícil manter uma otimização SEO eficaz e certeira. Por isso, não espere até que o número de páginas se torne incontrolável! Retire ou atualize as páginas obsoletas e certifique-se de que não exibem erros aquando do carregamento.
Como vê, há que exercitar o SEO do seu site todos os dias para o manter em forma, saudável e funcional aos olhos dos utilizadores e do Google, claro!
Investir mais tempo nestas tarefas diárias para melhorar o SEO do seu site é o mesmo que investir no crescimento exponencial da sua empresa, pelo que não tendo conhecimentos técnicos e/ou disponibilidade para tratar do assunto, deve delegar a uma empresa de Marketing Digital como a Sanzza!