Testes A/B: o que são e como utilizá-los para maximizar resultados de Marketing Digital

 

Talvez funcione? Se calhar? Acha que sim? Ouviu dizer? Bem, há outras formas de melhorar os resultados de Marketing Digital da sua empresa com base em dados concretos e não em suposições ou previsões. Uma delas é através da utilização de testes A/B para aumentar taxas de conversão!

No digital qualquer empresa consegue aferir, controlar e otimizar dados, nomeadamente recorrendo aos testes A/B que, através de uma lógica muito simples em jeito de “prefere a versão A ou a versão B?”, consegue dar indicações sólidas sobre as melhores opções para atingir determinado público-alvo.

Continue a ler para perceber o que são testes A/B, para que servem, que variáveis podem medir e como devem ser implementados na sua empresa para maximizar resultados.

O que são testes A/B?

Testes A/B é o nome dado a um método de comparação entre variáveis muito utilizado em Marketing Digital para perceber que estratégias ou mudanças poderão gerar melhores resultados. 

Ao contrário de outros métodos, os testes A/B só testam uma variável (com duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.

Imagine que têm uma landing page que não está a gerar conversões e que, por isso, precisa de sofrer alterações. Suponha que quer mudar a cor do botão de call-to-action (CTA), por exemplo, mas não sabe exatamente qual a cor (vermelho ou preto?) que mais conversões trará, e opta então por fazer um teste A/B para verificar o tom que mais atrai o público-alvo, ou seja, coloca um CTA vermelho na landing page e depois duplica-a e coloca o CTA em preto, para comparar resultados.

A grande vantagem dos testes A/B é permitirem uma tomada de decisão rápida e certeira, baseada em números (e não em suposições) de acordo com o feedback real do mercado.

Onde utilizar testes A/B?

Em qualquer canal de comunicação! Os testes A/B podem ser utilizados em muitas plataformas de relacionamento com os utilizadores, como landing pages, sites e lojas online, SEO, redes sociais, E-mail Marketing, anúncios de Google Ads e Facebook Ads, etc.

Além destas plataformas, os testes A/B também podem ser implementados em aplicações móveis e chatbots.

Por que deve utilizar testes A/B?

Porque mesmo que siga as indicações de experts em Marketing Digital, precisa de definir o que de facto funciona bem para a sua empresa: que tipo de design é que os seus clientes preferem? Que género de conteúdo costumam ler e partilhar? Que tipo de informação gostam de obter em cada etapa do funil de vendas? Que oferta os leva a registarem-se na sua loja online? Que campanhas de E-mail Marketing costumam abrir? Que cor de botão de CTA os incita a clicar?

Ora, é por isso que deve usar um teste A/B, para responder a estas perguntas com eficácia e melhorar continuamente o Marketing Digital na sua empresa. Explore os seguintes tópicos.

1. Tomada de decisão baseada em dados

Os testes A/B eliminam conjeturas e suposições em decisões de marketing. Eles fornecem uma base de dados sólida para tomar decisões informadas, permitindo que veja exatamente o que funciona e o que não funciona com o seu público-alvo. Isto é crucial num ambiente digital onde pequenas mudanças podem ter grandes impactos nas conversões.

2. Personalização da experiência do utilizador

Ao entender as preferências do seu público através dos testes A/B, pode personalizar a experiência do utilizador para atender às suas necessidades e expectativas. Isso pode incluir tudo, desde a aparência visual do seu site até ao tipo de conteúdo que oferece.

3. Otimização de recursos

Os testes A/B ajudam a otimizar os seus recursos de marketing ao identificar e implementar apenas as estratégias que geram os melhores resultados. Isso significa que menos tempo e dinheiro são desperdiçados em técnicas que não trazem retorno significativo, permitindo que aloque recursos para iniciativas que realmente aumentam o ROI.

4. Incremento na taxa de conversão

Uma das principais vantagens dos testes A/B é a capacidade de aumentar as taxas de conversão. Ao testar elementos como botões de CTA, imagens, ofertas e mensagens de e-mail, pode descobrir quais variações incentivam mais utilizadores a realizar uma ação desejada, como comprar um produto ou inscrever-se num serviço.

5. Adaptação rápida e flexível

Num mercado que está constantemente a mudar, a capacidade de adaptar rapidamente as suas estratégias é crucial. Os testes A/B permitem que responda rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores ou nas condições do mercado.

O que se pode testar?

Recorrendo aos testes A/B podem testar-se muitas variáveis, como headlines ou títulos de páginas, call-to-action, fotografias, vídeos, formulários, descrições de produtos em lojas online, artigos de blog, URLs, botões e links, etc.

Nas landing pages, os testes A/B podem ser usados para experimentar diferentes elementos como o layout da página, textos de chamada para ação (CTAs), imagens e até mesmo o fluxo do processo de checkout. Já em websites, institucionais e e-commerces, os testes A/B são cruciais para otimizar a navegação, a organização dos produtos, as descrições e as estratégias de precificação.

Embora menos direto, os testes A/B também podem ser aplicados em SEO ao modificar títulos de página, metadescrições ou até a estrutura de conteúdo para ver qual versão gera mais tráfego orgânico e melhor posicionamento nos motores de busca.

Nas redes sociais, testes A/B podem ser realizados em publicações para determinar quais formatos de conteúdo — vídeos, imagens ou textos longos — geram mais interação. Além disso, é possível testar diferentes horários de publicação.

No e-mail marketing, os testes A/B são essenciais para descobrir quais linhas de assunto, layouts de email, ou chamadas para ação resultam em mais aberturas e cliques. Isso ajuda a personalizar as mensagens e aumentar a eficiência das campanhas.

Para anúncios em plataformas como Google Ads e Meta Ads (Facebook e Instagram), os testes A/B permitem comparar diferentes segmentações de público, mensagens e designs de anúncio para encontrar as combinações que resultam melhor.

Em aplicações móveis pode testar interfaces, fluxos e funcionalidades. Já em chatbots pode experimentar diferentes scripts de conversação e estratégias de interação.

Quando fazer um teste A/B?

Quando sentir necessidade de tomar uma decisão em relação a variáveis de marketing. Por exemplo: qual o formato de landing page que gera mais conversões? Formato A ou B? Qual o número de campos ideal no formulário? A ou B? E por aí fora… Portanto, pode fazer um teste A/B em qualquer situação onde possa dividir uma ação em duas para otimizar estratégias de Marketing Digital.

1. Lançamento de novos produtos ou funcionalidades
Quando a sua empresa introduz um novo produto ou funcionalidade no mercado, os testes A/B são essenciais para otimizar a apresentação e a comunicação dessas novidades. Isso pode incluir testar diferentes mensagens promocionais e layouts de página.

2. Antes de mudanças significativas no site
Antes de implementar uma reformulação completa do site ou atualizações significativas que podem alterar a experiência do utilizador, é crucial realizar testes A/B. Isso ajuda a entender como essas mudanças podem afetar o comportamento dos utilizadores e garantir que as alterações proporcionem resultados positivos antes de serem aplicadas permanentemente.

3. Durante campanhas de marketing
Durante as campanhas de marketing, especialmente aquelas com grandes investimentos, os testes A/B podem ser usados para determinar a eficácia de diferentes elementos da campanha. Isso inclui testar variações de anúncios, emails promocionais ou estratégias de segmentação para identificar quais geram a melhor resposta do público.

4. Para resolver conflitos internos
Em situações onde haja divergências internas sobre a direção de uma estratégia de marketing ou design, os testes A/B servem como um método democrático para tomar decisões. Ao testar as diferentes opções diretamente com o público-alvo, a empresa pode usar dados reais para tomar decisões informadas, eliminando suposições e preferências pessoais.

5. Otimização contínua
Num ambiente de marketing digital em constante evolução, os testes A/B não são apenas para situações isoladas. Eles devem ser uma prática contínua para testar e otimizar constantemente vários aspectos do marketing digital. Uma abordagem de otimização contínua assegura que a empresa permaneça competitiva e relevante, ajustando-se às mudanças nas preferências dos consumidores e nas tendências do mercado.

Como realizar um teste A/B?

Para realizar um teste A/B tem de seguir algumas orientações porque uma coisa é perceber para que servem os testes A/B e quais as vantagens que podem trazer para a sua empresa e outra coisa é implementá-los! No fundo, com a ferramenta correta é relativamente fácil aplicar estes testes, mas não deixa de ser trabalhoso chegar lá… aos resultados efetivos!

  • Defina a sua amostra

Em primeiro lugar, e antes de realizar um teste A/B, deve definir a sua amostra, aquela que confere relevância estatística ao teste, ou seja, para quantas pessoas têm de enviar um e-mail (ou quantas pessoas têm de aceder a determinada landing page) para a amostra ser considerada relevante? 
Tendo dificuldade em descobrir o número de utilizadores que devem constituir a sua amostra, pode sempre recorrer a ferramentas online como a calculadora Kissmetrics.

  • Crie variações

Depois de ter a amostra definida, crie duas variações para a sua variável com (apenas) um elemento de diferença. Por exemplo: a mesma descrição de produto com e sem fotografia, dois tamanhos diferentes para botão de CTA ou dois tipos de letra de corpo de e-mail, etc.

  • Aposte em ferramentas de Marketing Digital

Se não utilizar ferramentas especializadas para testes A/B só consegue fazer este tipo de teste por e-mail (embora o processo não seja tão automatizado). Por isso, procure uma solução ajustada aos seus objetivos de Marketing Digital no Google Analytics, Optimizely, Unbounce, RD Station Marketing, entre outras.
Algumas destas ferramentas de Marketing Digital separam a amostra ao meio, enviando (por exemplo) cada uma das variantes para 50% das pessoas da amostra. Tudo para que no final dos testes consiga identificar a versão que trouxe melhores resultados. Inclusive, há ferramentas para testes A/B que implementam logo e automaticamente a versão que gerou mais resultados.

  • Analise os resultados

Durante a monitorização de resultados tenha em conta que para os testes A/B serem conclusivos e fiáveis, devem apresentar, numa versão, uma taxa de conversão que varie em pelo menos 15% em relação à versão que apresenta os piores resultados. No entanto, os objetivos podem variar de acordo com a sua área de atuação e metas de Marketing Digital. Já que aqui não existe uma fórmula mágica, é necessário personalizar cada estratégia de acordo com o que funciona melhor para o seu cliente.

Já sabe o que são testes A/B e até tomou nota das nossas orientações para implementar esta ferramenta na sua empresa, mas não está a conseguir medir variáveis? Talvez seja melhor recorrer a uma agência de Marketing Digital como Sanzza, capaz de usar as melhores técnicas para melhorar o desempenho das suas ações no digital.