É a ação comercial anual com promoções mais agressivas e por isso, vender mais na Black Friday não é uma opção, é uma obrigação para qualquer tipo de empresa!
Para os consumidores é uma excelente oportunidade para comprar, para as empresas, uma excelente oportunidade para vender, claro! A Black Friday que começa já no próximo dia 25 de novembro, marca o início da temporada de compras de Natal com descontos que podem chegar aos 50%! Agora, e não obstante ficarmos muito felizes por saber que os consumidores vão ter acesso às melhores marcas aos melhores preços, mais felizes ficamos com o facto das empresas, mesmo a trabalhar com preços abaixo do mercado, conseguirem escoar stock e compensar períodos de vendas mais fracos, naturalmente, mas também atingirem novos públicos, conquistarem mais clientes e aumentarem a faturação.
Como vender mais na Black Friday?
Apesar da Black Friday ter começado no setor do retalho, nomeadamente com promoções em roupas, brinquedos e equipamentos eletrónicos, hoje em dia alastrou-se para todos os setores de atividade: venda de produtos e serviços, lojas físicas e lojas online, negócios B2C e B2B… Portanto, independentemente do seu tipo de empresa, pode e deve aproveitar esta época de descontos, este grandioso momento de consumo, para recuperar leads antigos, conquistar novos clientes e assim aumentar a faturação. Não sabe por onde começar? Siga as dicas para vender mais na Black Friday!
1. Defina o produto ou serviço com desconto
Para participar de uma Black Friday tem de ter pelo menos um produto ou serviço com desconto, não é verdade? Mas como o escolher? Às vezes a opção é óbvia: escolhe o produto que tem em stock em maior quantidade ou o produto que se vende mais no Natal. Noutros casos, há que ponderar bem para não defraudar as expectativas dos consumidores… nem pôr em causa a rentabilidade da sua empresa! É por isso que antes de preparar a campanha, deve definir o produto ou serviço com desconto, de acordo com o seu objetivo de venda que, por sua vez, irá determinar diferentes estratégias de marketing. Não se esqueça também de definir a duração da campanha, que pode decorrer no próprio dia, durante uns dias ou mesmo durante toda a semana.
2. Determine o preço em campanha
Na Black Friday tanto aparecem descontos de 10% como de 50%, tudo depende das condições que conseguir negociar com os seus fornecedores e dos custos operacionais dos produtos/serviços, porque de outra forma pode reduzir drasticamente a margem de lucro e comprometer o seu objetivo de ouro: vender mais na Black Friday!
3. Faça uma correta gestão de stock
Já definiu a sua oferta, o preço e duração da campanha para vender mais na Black Friday? Então só falta verificar o stock para não correr o risco de esgotar o produto e receber uma reclamação do cliente. E se tem uma loja física integrada com uma loja online, convém assegurar também a integração do stock em tempo real, para responder a todos os pedidos.
4. Implemente uma estratégia omnichannel
Promover os seus produtos na loja online ou loja física? Nem se coloca a questão! Hoje em dia, não só consegue como deve organizar as suas campanhas de forma interligada nos dois canais, tendo em conta que o potencial do e-commerce é enorme, mas uma parcela dos seus clientes vai preferir a loja física.
5. Desenvolva promoções atraentes
Para vender mais na Black Friday tem de criar promoções atraentes e verdadeiras, ou seja, com descontos reais que beneficiem os seus clientes e que ao mesmo tempo, assegurem alguma margem de lucro para a sua empresa. Por exemplo, pode trabalhar descontos progressivos, pode oferecer cupões de desconto, veicular campanhas de “pague 1, leve 2” ou com excelentes preços para pacotes de serviços.
6. Prepare conteúdos relacionados com a Black Friday
A preparação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo é determinante para vender mais na Black Friday, por isso concentre-se nas necessidades e desejos do seu público-alvo ou do nicho de clientes a quem vai dirigir a sua oferta. Além disso, deve preparar conteúdos em diferentes formatos para todos os canais online e offline da sua empresa: de outdoors a anúncios de rádio, passando por publicações em redes sociais, envios de E-mail Marketing personalizados, destaques no site e landing page (na qual poderá exibir de uma forma mais clara a oferta da Black Friday). Tendo em conta que é preciso reforçar a sua posição na sua área de atuação de forma orgânica, mas também de forma paga, se tiver verba disponível, invista em Google Ads e Facebook Ads com campanhas altamente segmentadas para atingir as pessoas certas na hora certa!
7. Reforce o serviço de apoio ao cliente
Vamos imaginar que o número de clientes na sua loja física (e o número de visitantes na sua loja online) aumenta exponencialmente durante a Black Friday, que é precisamente aquilo que pretende. Estará o seu serviço de apoio ao cliente preparado para responder a tantos pedidos? Preparado para esclarecer as dúvidas dos clientes que ainda não estão preparados para comprar e ao mesmo tempo, para prestar suporte pós-venda aos que já tomaram uma decisão de compra? Este é um ponto fundamental para vender mais na Black Friday, e por isso há que reforçar a sua equipa contratando mais colaboradores temporários, por exemplo, ou dando formação à sua equipa de vendas de modo que ofereça um excelente atendimento e/ou investindo em softwares que integrem os principais canais de venda da empresa.
8. Convide os clientes a regressarem depois da Black Friday
Mesmo que esteja cansado de descontos, os seus clientes não estão! É por isso que deve aproveitar o aumento de leads e clientes durante o período da Black Friday, para oferecer descontos noutras datas, como o Natal, e também para implementar vendas cross-sell e up-sell, fazer remarketing na Internet e estabelecer programas de fidelidade, entre outras estratégias.
Dure uma semana ou um dia, a Black Friday tem de ser bem planeada para satisfazer os clientes sem prejudicar as finanças da sua empresa. Para tal, pode precisar da ajuda especializada de uma agência de marketing como a Sanzza, capaz de elaborar conteúdos e campanhas fantásticas para atrair e reter clientes, agora e pelo Natal, ano novo, Carnaval, Páscoa…