Alcançam 10 vezes mais interações do que as gravações e por isso são uma tendência mundial no mundo dos negócios! Falamos dos vídeos em direto publicados em redes sociais, que informam e entretém os utilizadores, enquanto promovem e vendem diferentes tipos de produtos e serviços.
Acompanhe-nos ao longo deste artigo e perceba onde reside o poder dos vídeos em direto e porque deve implementar este formato nas suas estratégias de Marketing Digital, para priorizar o bom atendimento, conquistar novos clientes e fidelizar a audiência!
Qual o poder dos vídeos em direto?
Para falar do poder dos vídeos em direto ou live streaming, importa recuar até ao primeiro confinamento motivado pelo surto de Covid-19, quando o contacto físico entre as pessoas se reduziu a mínimos históricos. O que aconteceu? Por estarem em isolamento, os utilizadores receberam com alegria algumas iniciativas online de empresas que seguiam, nomeadamente as lives.
E sim, é verdade que os vídeos em direto em redes sociais e noutras plataformas já existiam há alguns anos, mas só em 2020 e 2021 é que começaram a ser implementados em estratégias de Marketing Digital de diferentes tipos de empresas, como forma de substituir ações presenciais que garantiam um contacto direto com o público (eventos, palestras, lançamentos de produtos, etc). Resultado? Essas transmissões ao vivo foram recebidas de braços abertos, agregando valor às empresas e aumentando (ou pelo menos mantendo) as vendas. E a explicação é simples! As lives têm o poder de fomentar a interação, permitem que os utilizadores assistam a algo em tempo real, colocando likes, deixando comentários, dando feedback e fazendo as suas perguntas em direto. Neste processo, ganham os utilizadores que recebem informação pertinente na hora… e ganham as empresas que encetam relacionamentos com os seus potencias clientes de forma instrutiva e divertida!
Entretanto – e apesar da Covid-19 continuar por cá – os confinamentos já lá vão, mas não levaram de arrasto o interesse dos consumidores por vídeos em direto. E sabe porquê? Porque os consumidores passam o dia de smartphone na mão? Também, mas a verdade é que os vídeos em direto são das ações de marketing que conferem maior sensação de pertença, fundamental para encetar e manter uma relação entre uma empresa e um cliente, durante a qual se promovem (e vendem) produtos e serviços.
Quais os benefícios do live streaming para a sua empresa?
As transmissões ao vivo — desde que desenvolvidas para partilhar experiências de valor — podem trazer muitos benefícios para a sua empresa:
- Permitem um acesso rápido e fácil, através do smartphone, tablet ou computador;
- Atraem utilizadores, já que o vídeo é o formato preferido da esmagadora maioria dos internautas;
- Promovem interações com os utilizadores que estão a assistir, porque supõem uma participação em tempo real;
- Ampliam a visão do público sobre os seus produtos ou serviços;
- Possibilitam uma compreensão rápida das informações sobre a sua empresa;
- Aproximam e melhoram a comunicação com determinada audiência;
- Melhoram a relação com o consumidor que, por exemplo, fica com a certeza de que o produto/serviço é exatamente aquilo que tinha imaginado;
- Geram leads, recolhendo nomes, contactos de e-mail e números de telefone, entre outras informações relevantes para a conversão;
- Fidelizam clientes, porque os consumidores valorizam a transparência e a comunicação clara e direta;
- Melhoram a experiência de compra nos canais online, inclusive quando os produtos são promovidos por rostos conhecidos ou digital influencers;
- Aumentam a reputação e credibilidade do seu negócio;
- Prestam-se a uma análise e monitorização constante.
Como fazer uma transmissão em direto?
Já estávamos à espera dessa pergunta! Não lhe restam dúvidas sobre os benefícios das lives, mas receia não ter os meios humanos e técnicos para realizar e difundir transmissões ao vivo, acertámos? Pois bem, é verdade que pode fazê-lo facilmente com os recursos disponíveis na sua empresa (um smartphone é quanto basta!), mas também é verdade que uma live streaming de fraca qualidade de áudio e vídeo não atrai os utilizadores (que de resto já se habituaram a ver vídeos profissionais), nem passa uma imagem positiva da sua empresa. Portanto, o ideal é investir em equipamentos de som e imagem de qualidade.
Quanto ao conteúdo, mesmo que queira passar uma mensagem mais informal, tem de planear a conversa tendo em conta o seu objetivo de Marketing Digital, tópico por tópico, para não se perder enquanto fala, e antecipando a resposta a algumas perguntas que os utilizadores possam colocar em direto! E não é tudo! Também tem de providenciar um cenário, parte fundamental da sua mensagem, pensar no local mais adequado, na iluminação, nos melhores adereços… e por aí fora!
E depois, quando estiver tudo pronto para começar a gravar, tem de pensar na divulgação que, como é óbvio, deve ser feita no canal preferido do seu público-alvo. De nada adianta fazer a sua live streaming no Instagram se a maioria dos seus clientes só tem conta no Facebook, certo? Inclusive, depois de escolher a plataforma, não se pode esquecer de divulgar a sua live com antecedência, através de e-mails e de posts que, inclusive, peçam aos seus seguidores para partilharem a notícia com os amigos, dentro e fora da rede.
Mal termine a sua emissão em direto, há que verificar as mensagens que não conseguiu ler ao vivo, e não deixar nenhuma sem resposta. A seguir, analisar todos os comentários feitos durante a live streaming e por fim, acompanhar o feedback das pessoas que assistiram, anotando todas as sugestões que possam resultar em melhorias nas suas estratégias de Marketing Digital.
Feitas as contas, os vídeos em direto são excelentes para obter os melhores resultados, nomeadamente um rápido retorno do investimento, mas devem ser preparados com estratégia e bom-senso, de preferência contando com a ajuda profissional de uma empresa de Marketing Digital especializada na produção e edição de vídeos, como a Sanzza!