10 Resoluções de Marketing Digital para o 2º semestre de 2019

 

Desde a cadeia de supermercados multinacional à barbearia da esquina, todos os negócios usam hoje em dia, estratégias de Marketing Digital. De implementações simples a recursos mais elaborados, o que importa é entender que há procedimentos que podem aumentar o número de visitantes de um site e, em consequência, as vendas de uma empresa. Preparado para conhecer as 10 resoluções de Marketing Digital para o 2º semestre de 2019?

Faça um Plano de Marketing Digital

Gostava de ver a sua empresa a melhorar a presença online? Pois bem, a primeira das resoluções de Marketing Digital para o 2º semestre de 2019 é reconhecer a importância da elaboração de um plano de Marketing Digital e começar hoje mesmo a definir objetivos, estratégias e ações para atrair a atenção do seu público, dar visibilidade ao seu negócio e potenciar os resultados financeiros. Sim, é fundamental ter um documento que o ajude a orientar os objetivos da marca, produto ou serviço que oferece, potenciando o retorno do investimento e atingindo com mais eficácia as metas traçadas para o meio online. 

Se precisa de ajuda para elaborar um plano de Marketing Digital, contacte a Sanzza.

Coloque call-to-actions no seu site

Impulsione as conversões do site da sua empresa, incluindo call-to-actions (CTAs) ou chamadas para a ação nas várias páginas e também em todos os artigos publicados e até em materiais disponíveis para download. E isso porque estes botões (textos, links, banners ou imagens) são capazes de levar os visitantes a uma ação, seja a inscrição num curso ou evento, assinatura de uma newsletter, pedido de orçamento, compra de um produto, download de um ebook, etc. Assim, com call-to-actions presentes em todo processo de venda, consegue converter visitantes em todas as etapas do funil de vendas. Mas, atenção, os CTAs devem ser claros, objetivos e ter uma forte relação com sua proposta!

Insira palavras-chave usadas nos motores de pesquisa nos seus textos

As palavras-chave ou keywords (palavras, frases ou expressões usadas pelos utilizadores da Internet para descrever de forma específica o que procuram nos motores de pesquisa) devem ser uma prioridade a nível das suas resoluções de Marketing Digital para o 2º semestre de 2019. Na hora de escolher as palavras-chave, deve procurar sempre aquelas expressões que melhor descrevem o conteúdo apresentado no site da sua empresa e que são ou estão a ser utilizadas pelos utilizadores nas suas pesquisas no Google. Boas palavras-chave garantem-lhe tráfego qualificado e ajudam o seu site a classificar-se melhor em relação à posição em que aparece nas pesquisas do Google e, claro, em relação à concorrência.

Se precisa de ajuda para escolher e inserir nos seus conteúdos as melhores palavras-chave, contacte a Sanzza.

Preencha a tag ALT nas imagens

Como os motores de pesquisa leem a tag ALT como parte do conteúdo, para que o Google entenda melhor o conteúdo das suas imagens e perceba como são relevantes, deve preencher o atributo ALT, informando do que se trata, ou seja, legendando a imagem. Esta é outra das resoluções de Marketing Digital para este 2º semestre que não pode falhar!

Tenha um pop-up no site

O pop-up (aquela janela que abre no navegador quando se acede a uma página) é uma forma eficiente de gerar leads para o seu negócio, mas há que saber utilizar este recurso sem irritar ou incomodar os visitantes. Daí que seja necessário seguir e aplicar algumas (boas) práticas, nomeadamente disparar pop-ups no scroll, timed, exit intent, entre outras páginas e locais estratégicos do seu site para inserir pop-ups e sem se esquecer de oferecer um benefício, como o download de um ebook, cupão de desconto, assinatura de uma newsletter, etc.

Insira no seu site botões de partilha para redes sociais

Partindo do princípio de que já está a marcar presença em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, etc, lembre-se neste 2º semestre de incluir widgets ou botões de partilha em todos os conteúdos que vai publicando no site da sua empresa, para que os seus visitantes que gostaram, possam partilhar essas informações com as suas próprias redes de contactos. Mais uma das resoluções de Marketing Digital para este segundo semestre que podem ajudar a alcançar excelentes resultados!

Crie landing pages

Nada como criar landing pages ou páginas de destino (páginas para as quais o utilizador é encaminhado através, por exemplo, de um email, artigo num blog ou anúncio) para dar seguimento a um primeiro contato entre o utilizador e a sua empresa, incentivando-o a levar a cabo uma ação específica para que possa obter determinado resultado, por exemplo, mais entradas no site ou mais likes na página do Facebook. As landing pages são ideais para converter visitantes em leads, ou seja, potenciais clientes em contactos… e quiçá mais tarde os contatos em clientes fiéis? E já agora, aproveite a capacidade de disseminação de conteúdo das redes sociais para divulgar também as suas call-to-actions com links diretos para as landing pages e assim impulsionar o número de leads!

Se precisa de ajuda para implementar landing pages, contacte a Sanzza.

Faça Content Marketing

Uma das resoluções de Marketing Digital para este 2º semestre de 2019 é apostar como nunca em estratégias de Marketing de Conteúdo que envolvam o seu público, criando com frequência conteúdos novos, relevantes, originais e capazes de oferecer alguma coisa aos leitores, nomeadamente um conselho útil ou a solução para um problema. Não esqueça que o Content Marketing permite-lhe interagir com o seu público, aumentar o tráfego orgânico das suas páginas, melhorar o seu rankeamento nos motores de pesquisa e também revelar-se como uma autoridade credível na área onde atua. Neste 2º semestre de 2019, comece a informar, educar ou entreter um futuro cliente, sim?

Se precisa de ajuda para criar conteúdos relevantes (textos, fotos, vídeos, posts, ebooks…), contacte a Sanzza.

Use HTML nos seus emails em vez de uma única imagem

É tentador usar uma só imagem no corpo de um email, por exemplo, para divulgar uma campanha, mas a verdade é que como a maioria dos serviços mais populares de email não consegue interpretar esse conteúdo, pode acabar por bloquear ou enviar para a caixa de spam a sua mensagem. Por isso, o ideal é que haja um equilíbrio entre a quantidade de textos e imagens apresentadas nos seus e-mails e a solução passa pela utilização de templates HTML, caso esteja na disposição de dar seguimento a estas resoluções de Marketing Digital para o segundo semestre deste ano.

Monitorize

E a últimas das resoluções de Marketing Digital para o 2º semestre de 2019 é monitorizar, ou seja, analisar constantemente (se possível diariamente) os resultados das suas estratégias de Marketing Digital, para que possa fazer atempadamente correções ou alterações e recorrendo, por exemplo, ao Google Analytics, uma das ferramentas mais eficazes para monitorização de um site, capaz de lhe indicar quantos utilizadores acederam ao seu site e também como se comportaram (quantas páginas visitaram, quanto tempo demoraram, etc).

Tomou nota das 10 resoluções de Marketing Digital para impulsionar o seu negócio no 2º semestre que se aproxima? Ótimo! Agora é arregaçar as mangas e meter mãos à obra para que a presença online da sua empresa melhore exponencialmente.

É natural que tenha de recorrer a uma agência de Marketing Digital para alcançar e até ultrapassar as suas expectativas, mas a boa notícia é que o investimento é mínimo face aos resultados que a sua empresa pode obter: milhares de novos visitantes!

Estamos à sua espera!